Editorial: UM NOVO CONCEITO PARA UM NOVO MOMENTO

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Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

Desde que os eventos voltaram que o mercado nos pergunta: quando vamos organizar o Hi- End Show? E a cada nova resposta que dava ao mercado, eu me perguntava: será mesmo que é isso que o mercado e os nossos leitores esperam de nós? O nó dessa resposta para mim sempre foi o resultado de que ações institucionais –
como os 14 Hi End Shows que organizamos – seriam eficazes em um mundo tão diferente pós-pandemia. Sem a resposta para essa questão, passei a avaliar cada um dos eventos realizados em todos os continentes, e tirando três ou quatro de todos em países com um forte mercado audiófilo, os outros me chamaram a atenção pelo baixo número de expositores ou pela falta de um grande número de visitantes, que justifique o investimento tanto dos organizadores, como dos fabricantes e distribuidores regionais. Outra questão cada vez mais relevante e difícil de solucionar, são os locais adequados para uma apresentação, no mínimo, correta e profissional. É notório o quanto temos de vazamento de ruído de uma sala para a outra (ou quartos de hotel), e o quanto o ruído dos corredores atrapalham as apresentações nas salas, como o entra e sai frenético dos visitantes. Tirando os eventos asiáticos, em que o público parece realmente ir para ouvir os sistemas, os Hi-End Shows na Europa e nos Estados Unidos parecem muito mais com uma comemoração de despedidas de solteiros em Las Vegas! Em que grupos de audiófilos estão mais interessados em fazer selfies do que realmente sentar e ouvir os sistemas.

E arrisco dizer que essa fórmula de Hi End Show realizada mundo a fora, está com seus dias contados! Se alguém na virada do século dissesse que a fórmula utilizada por décadas nos Salões do Automóvel estaria fadada a ser questionada e até adiada, como inúmeros foram antes da pandemia, essa pessoa certamente seria desdenhada pela imprensa automotiva e pelos organizadores desses eventos. Pois bem, a feira mais tradicional do mundo, a de Detroit, para sobreviver teve que se reinventar, e sua fórmula deu tão certo que está a ser copiada em todos os continentes. O Salão do Automóvel que não tiver pistas de test-drive para que os visitantes possam experimentar os carros e comparar, não conseguirão sobreviver. O daqui terá em 2024 uma pista de test-drive, e por isso está confiante que inúmeras montadoras essenciais para um evento desse porte, voltem a participar.

Não imagino que a Feira de Áudio de Munique, como a maior em nosso segmento, consiga fazer ajustes, enquanto continua sendo um sucesso de expositores e público. Mas todas as feiras menores, certamente estão pensando como se manterem vivas daqui para frente. Em um mercado como o nosso, em que o número de distribuidores, depois de 28 anos de fim de Reserva de Mercado, é ainda tão pequeno, o momento de revermos estratégias e conceitos é agora. E decidimos fazê-lo, criando o primeiro Workshop Hi-End Show com os nossos principais parceiros, que continuam a nos prestigiar enviando seus produtos para teste e reconhecendo nossa importância como fomentador desse mercado. Workshops são ações que permitem que o consumidor interaja com o produto e tire suas dúvidas diretamente com o fabricante ou distribuidores, sem intermediários. São eventos específicos para consumidores realmente interessados no que irão apreciar. Teremos uma Sala da Revista, em que utilizaremos produtos de todos os expositores que apreciamos e montaremos sistemas de categorias e preços finais distintos – e os apresentaremos, cada um, ao público de hora em hora, sempre com a mesma seleção musical. E explicando as características de cada sistema e suas qualidades e limitações. E os expositores participantes, em suas salas, poderão tirar dúvidas e fechar negócios com preços promocionais dos produtos expostos. Será uma oportunidade aos nossos leitores de todo esse imenso Brasil, de conhecer e definir seus futuros upgrades, comparando produtos similares e tirando todo tipo de dúvida que tenham em mente. Serão apenas 1200 visitantes por dia, pois queremos que as pessoas possam entrar nas salas e escutar os sistemas, participar dos workshops de hora em hora, sem atropelo, burburinho nos corredores ou falação dentro da sala nas apresentações.

Os convites serão vendidos via internet a partir do dia 20 de março.

O pacote para os três dias custará R$100 reais, e o convite diário R$50.

Para mais informações, leia a Seção Eventos, nesta edição.

Acreditamos ter achado o conceito certo para a realidade do nosso mercado, e temos certeza que os visitantes poderão definir seus futuros upgrades com muito mais segurança e consistência! A venda dos espaços foi um sucesso retumbante! Em menos de 48 horas, todos os nossos parceiros confirmaram sua presença!

Agora só falta você, querido leitor! Fiquem atentos, pois como disse o número total de convites vendidos diariamente será de 1200! Mensalmente, iremos passar informações das novidades que estamos preparando para esse mega Workshop!

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