PONTOS QUÂNTICOS DE TV DÁ PRÊMIO NOBEL DE QUÍMICA

NOVA LINHA 600 S3 DE CAIXAS ACÚSTICAS DA BOWERS & WILKINS
novembro 6, 2023
NOVA CAIXA BLUETOOTH LUNA DA HARMAN KARDON
novembro 6, 2023

Três cientistas foram premiados com o Nobel de Química de 2023: Moungi Bawendi (França) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Louis Brus (EUA) da Universidade Columbia, e Alexei Ekimov (Rússia) da empresa Nanocrystals Technology. Eles vão dividir em três o prêmio de US$992 mil.

O princípio descoberto por eles diz que as propriedades dos elétrons dependem não apenas dos elementos presentes, mas também do tamanho das partículas em que estão agrupados. Esse efeito é mais perceptível em partículas muito pequenas, que mudam de cor de acordo com tamanho, por exemplo.

A geração de pixels de luz coloridos em telas QLED é o que faz o uso mais comum dessa tecnologia hoje – os chamados Pontos Quânticos.

Ekimov e Brus foram os primeiros a notar que o comportamento de elétrons mudava em partículas de material igual e tamanho diferente, determinando a cor do material. E Bawendi foi quem desenvolveu o método para manipular materiais, determinando o tamanho de partículas de maneira controlada.

Outras aplicações do Pontos Quânticos estão na computação quântica – para permitir a construção de computadores capazes de velocidades extremamente maiores de processamento de dados.

Como as observações, a pesquisa e o desenvolvimento dos Pontos Quânticos já vêm acontecendo lentamente desde as décadas de 80 e 90, todos os três cientistas ficaram surpresos com a premiação.

Para mais informações:
Extra Globo
https://extra.globo.com/mundo/noticia/2023/10/tecnologia-dos-pontos-quanticos-presente-em-telas-coloridas-rende-premio-nobel-a-tres-quimicos.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *