Teste 2: CONDICIONADOR DE ENERGIA OPUS POWERISOLATOR DA TRANSPARENT AUDIO

Espaço Aberto: SALA LINDA – COMPLETAMENTE ERRADA
março 5, 2024
Teste 1: CAIXAS ACÚSTICAS AURA DA ESTELON
março 5, 2024

Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

A primeira vez que soube da existência desse condicionador da Transparent Audio, foi em 2015 com o lançamento da versão 5 dos cabos Opus.

Agora já na versão Opus 6, tive a oportunidade de matar minha curiosidade e conhecer o PowerIsolator com o cabo de força Opus de 20 amperes geração 6.

Não achei nenhum teste deste condicionador no mercado, e olha que vasculhei por semanas. E o material existente no site do fabricante é muito escasso e com poucas informações que nos dê pistas da topologia empregada em seu desenvolvimento.

Eu não me intimido de avaliar produtos em primeira mão, mas certamente gostaria de ter mais informações do produto para poder compartilhar com vocês leitores.

Quando tenho esse tipo de desafio, só realizo o teste se conseguir ficar tempo suficiente com o produto para usá-lo no maior número possível de produtos, para ver sua eficácia, compatibilidade e consistência nos resultados ‘prometidos’ pelo fabricante.

Acho que qualquer leitor que nos acompanhe há mais de três anos, sabe que a maioria dos condicionadores testados por nós trazem benefícios consideráveis em relação a limpeza na rede, mas também têm o inconveniente de diminuir a resolução macro-dinâmica dos componentes ligados à ele.

Esse é um problema de difícil solução, e poucos fabricantes de condicionadores conseguiram ‘driblar’ ele.

Aqui temos mais um que promete não podar a macro-dinâmica – cumprirá o prometido?

O objetivo do novo Opus PowerIsolator da Transparent Audio é eliminar todo ruído da linha de energia, sem restringir a corrente ou introduzir mudanças de fase.

Como escrevi acima, todo condicionador de bom nível já consegue eliminar de maneira eficaz ruído de energia, no entanto grande parte ainda restringe o fluxo de corrente e os mais simples podem alterar a fase do sinal de energia, consequentemente podendo até mesmo alterar o equilíbrio tonal do sistema.

Ou seja, escolher um condicionador que entrega benefícios com uma mão, mas tira qualidades essenciais, como o equilíbrio tonal, com a outra, é pura perda de tempo e dinheiro.

Segundo a Transparent, o Opus PowerIsolator de 20 Amperes não terá essas limitações e o sistema estará livre para revelar toda a complexidade de energia dinâmica, e sem alterar o equilíbrio tonal do sistema.

Sua construção chama a atenção,pelo seu design, que difere de qualquer outro condicionador que já tenha testado, e sua carcaça é feita inteiramente de fibra de carbono amortecida e carregada com epóxi para bloquear qualquer tipo de vibração externa, além de isolar todos os componentes internos de campos eletromagnéticos.

Seu circuito do filtro de condicionamento é calibrado para uso com o cabo de força Opus geração 6 – e para a tensão e frequência AC do comprador.

A versão enviada para teste era a top de linha, com apenas duas tomadas, mas existe a série Reference com até 6 tomadas.

Com essa restrição de tomadas, o trabalho foi ainda mais demorado, pois tive que escolher que produtos colocar para poder avaliar os benefícios do condicionador. A pena foi que não pude testar os powers Nagra HD nele, pois os mesmos são 220v, e o PowerIsolator enviado era 120v.

Então tive que me contentar em testar o condicionador com os integrados: Arcam SA30, Sunrise Lab V8 Aniversário e IS-1000 da Gold Note. Um par de powers PH-10 da Gold Note, pré de phono PH-1000 também da Gold Note, Pré Classic da Nagra, DACs dCS Lina e Bartok Apex, Nagra TUBE DAC, Transporte Nagra, e CD-Player SA-50 da Arcam.

Os cabos de força utilizados foram vários modelos, entre o condicionador e os produtos, desde: Oyaide Tunami GPX RV2 (leia teste na edição 279), Quintessence série Aniversário da Sunrise Lab, Dynamique Apex, e Transparent Audio Powerlink MM2 e Reference XL geração 6.

Para facilitar as conclusões, resolvi fazer por partes.

Compatibilidade: absolutamente fantástica! Pois todos os produtos se beneficiaram de estar passando pelo condicionador. Claro que alguns mais que outros, mas todos soaram com um nível de ruído menor, melhorando audivelmente a micro-dinâmica, foco e recorte.

Equilíbrio tonal: nenhuma alteração escutamos no equilíbrio, em nenhum dos equipamentos. Lembra muito o condicionador Gigawatt nesse aspecto, pois não impõe uma assinatura, se mostrando absolutamente neutro e cumprindo seu papel de limpar a sujeira da rede.

Soundstage: todos os equipamentos se beneficiaram com a melhora do silêncio de fundo, de uma sensação de maior precisão no foco, recorte, planos e arejamento. A sensação que passa é que a organização do palco sonoro se torna mais estável e tridimensional. Até o CD-Player Arcam, o mais modesto dos equipamentos utilizados, se beneficiou dessa melhora e apresentação mais arejada, em música com muitos instrumentos.

Transientes: foi uma das características que mais me chamou a atenção, pois geralmente um condicionador que irá ‘podar’ a macro-dinâmica, costuma já ‘sinalizar’ que a precisão do “pára/arranca”, soa mais letárgica. Não é o caso desse condicionador, de maneira alguma. Digo sempre para os leitores, que têm dificuldade de observar esse quesito, para sentirem então o tempo/ritmo e andamento. Quando os transientes estão corretos, as passagens ou viradas muito rápidas não soam sujas, e temos a sensação que os músicos parecem mais ligados e tocando com maior empenho e concentração.

E não displicentemente!

E a maior pedra no sapato – macro-dinâmica: assim como o Gigawatt, um exemplo a ser seguido pelos concorrentes que ainda não chegaram lá.

Claro que queria ouvir os powers Nagra HD para fazer a prova derradeira, mas nenhum integrado ou o par de powers da Gold Note que usei, soaram – mesmo nas obras mais complexas e com inúmeras variações de dinâmica – comprimidos ou restritos.

CONCLUSÃO

O Opus PowerIsolator da Transparent Audio é um excelente condicionador para sistemas Estado da Arte.

Pode muito bem ser o componente que levará um sistema bem ajustado, a exprimir todo o seu potencial, sem comprometer absolutamente nada!

Aos que precisam de mais tomadas, sugiro olharem e testarem a versão Reference, com mais entradas que o Opus.


PONTOS POSITIVOS

Cumpre absolutamente tudo que promete.

PONTOS NEGATIVOS

Restrito a duas saídas apenas, e o preço.


ESPECIFICAÇÕES

Filtro de linha de banda-larga calibrado para correção de energia elétrica
Fluxo de corrente livre e sem restrições
Duas tomada aterradas de alta-corrente, protegidas contra picos
Cabo de força OPUS de 2 metros destacável incluso
Dimensões (L x A x P): 32.8 x 12 x 25.9 cm
Peso: 7.8kg
ESTADO DA ARTE SUPERLATIVO



Ferrari Technologies
info@ferraritechnologies.com.br
(11) 98369-3001 / 99471-1477
US$ 22.500

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *