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Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

A Edifier, desde que assumiu a Stax, vem mostrando empenho em reposicionar a marca ao topo, como sempre essa marca esteve desde o final dos anos 50.

Stax sempre foi sinônimo de pioneirismo, e de estabelecer novos patamares de referência, por décadas.

Eu já escrevi por diversas vezes sobre nosso primeiro disco, o Genuinamente Brasileiro (gravado em 1988), que sem um par de fones Stax como meus monitores, não teria sido possível realizar tamanho sonho. Pois tínhamos limitações de tamanhos dos cabos de microfone da van den Hul, o que nos impediu de utilizar um monitor Dynaudio para realizar as tomadas.

Como todas as gravações foram feitas em tempo real, no teatro Alpha, a única solução encontrada foi recorrer ao meu fiel escudeiro Stax Lambda e ele não me desapontou, como sempre!

Quem tiver o CD, pode ler na ficha técnica que em todas as faixas meu sistema de monitoramento foi com o Stax, e somente a partir do processo de mixagem e masterização, utilizamos as caixas Dynaudio.

Felizmente, eu sempre fui criteriosamente cuidadoso com os volumes, então mesmo o Stax Lambda sendo um fone aberto, eu não tive nenhum problema de vazamento.

O SR-X9000 é o novo fone carro chefe dos fones eletrostáticos da Stax. E, segundo o fabricante, o maior avanço desse modelo está no aprimoramento tecnológico MILER-3 (Multi-Layer-Elect-Rords). Um eletrodo fixo de quatro camadas, que combina eletrodos de malha e convencionais, que são crimpados por difusão térmica.

A estrutura moldada neste processo, resulta rígida e resistente a ressonâncias, possibilitando uma transmissão de sinal ultra linear, principalmente se comparado a eletrodos fixos, multicamadas, convencionais.

Sua resposta de frequência é de 5Hz a 42kHz, capacitância de 110 pF, impedância de 145 ohms, sensibilidade de 110 dB, tensão de polarização de 580V DC, cabo de cobre OFC 6N (99, 9999% puro) com cobre recozido e banhado a prata, e cabo largo de 6 fios paralelos de baixa capacitância. O comprimento do cabo é 2.5m. A almofada de ouvido é de couro de ovelha genuíno , e é usado couro artificial em volta da estrutura. Seu peso total é de 432 gramas.

Para os amantes de fones Stax, vale a pena lembrar que o SR-X9000 é um descendente direto da série SR-Omega, que foi apresentada pela primeira vez em 1993. Um fone ainda hoje cultuado e muito disputado por colecionadores da marca no mundo.

Eu nunca tive a oportunidade de ouvir um Omega em condições ideais, apenas em breves momentos em eventos, e sempre rodeados de todo tipo de ruído ambiente tão peculiar a eventos para grande público. E ouvir um Stax nesse tipo de ambiente é o mesmo que tentar escutar um solo de Bandolim em uma estação do metrô no horário do rush!
Então, nunca ouvi um Stax Omega para poder dizer a vocês se acho ou não semelhanças entre o SR-X9000 e um SR-Omega.

Para o teste, a Edifier gentilmente nos emprestou o amplificador de fone Stax SRM-700T.

Eu gostaria muito de poder ter escutado esse Stax também no amplificador dCS LINA, porém o dCS não é compatível com os Stax – uma falha que acredito que os engenheiros da dCS precisam corrigir imediatamente, pois estão perdendo um baita segmento a ser trabalhado.

Ambos os produtos vieram do nosso Workshop, o que significa que se já não estavam completamente amaciados, estariam muito próximos disso.

Fiz, como sempre, o meu ritual de primeiras impressões com nossos discos, e deixei ambos alimentados por música no Innuos por 24 horas e, ao repetir as audições como nossos discos, não notei diferença alguma.

Então, parti para a avaliação auditiva de imediato, já que a caixa Yamaha NS-5000 (teste na edição de agosto) e a caixa Rega Aya (teste na edição setembro), tinham ainda muito amaciamento pela frente.

Se, antes de você ler esse teste, leu meu editorial da AVMAG, viu que me dediquei a alertar sobre os cuidados extremos que produtos Estado da Arte Superlativos necessitam.

Pode parecer ‘preciosismo’, mas a verdade é que produtos como esse fone Stax, e a caixa Estelon Forza, precisam e merecem estarem cercados de produtos que ‘valorizem’ seu grau de refinamento e performance, pois caso contrário, eles estarão sendo subutilizados e mal avaliados.

Ouvi de muitos participantes do evento, ‘ressalvas’ quanto ao grave desse Stax, e como meu tempo no Workshop era extremamente cronometrado, não tive a oportunidade de escutá-lo. Aliás, não consegui escutar 20% do que desejava, tamanho atropelo entre um Workshop e outro. E ao final do dia, eu só queria subir para o quarto do hotel, tomar um banho, comer algo e dormir.

Então, quando recebemos o Stax para teste, a primeira coisa que fui observar foi se procedia essa ‘ressalva’ quanto a resposta de graves. E fui direto no CD Timbres, ouvir as três faixas do contrabaixo tocado em arco.

Assim que liguei o play, e ouvi as primeiras notas do contrabaixo captado pelo microfone B&K 4006, eu me esqueci completamente do que estava buscando e fiquei petrificado com a riqueza harmônica, decaimento, sustentação e textura daquele contrabaixo. UAU! Pensei comigo, que grave lindo, realista, preciso, detalhado e correto!

Como estou sempre buscando entender o que nossos leitores e amigos escutam e observam, fui pesquisar o que poderia ter ocorrido, para muitos chegarem a essa conclusão sobre o grave desse Stax.

E a resposta, ‘Caro Watson’, se chama: fonte do sinal.

Aqui utilizei um setup digital digno desse fone, assim como o setup analógico, e isso obviamente fez toda diferença.
Pois não imagino um audiófilo investir nesse fone Stax para ouvir música nele em um streamer de 1000 dólares! Ou em um DAC também de 1000 a 2000 dólares.

Fazer isso será subutilizar esse fone completamente!

Seu equilíbrio tonal é primoroso, tanto em termos de apresentação, quanto em extensão e decaimento em ambas as pontas.

Já dei a dica que, para sabermos se o equilíbrio tonal é ou não correto, basta reduzirmos o volume ao mínimo que der sem que se perca a inteligibilidade do ‘todo’, e observar se alguma faixa do espectro forma picos ou vales.

Se isso não ocorrer, e todo o espectro audível mantiver o equilíbrio feito da mixagem, esse fone tem um bom equilíbrio tonal.

Mas nesse quesito o Stax não é bom, e sim excepcional!

Ouvi as 8 faixas que utilizamos para fechar notas em nossa Metodologia, no menor volume possível, sem perder nenhum detalhe. Depois, no volume médio e, por fim, no volume limite da gravação, e não percebemos nenhuma frequência saltando à frente ou recuando em nenhum volume.

Esse grau de equilíbrio tonal, apenas os fones de referência conseguem, meu amigo.

Mas antes de continuar na avaliação sonora, deixe eu dar meu testemunho sobre sua ergonomia, ajuste de cabeça e peso. Ainda que as quase 500 gramas para mim sejam o limite do que aceito ou teria, sua construção e sua distribuição de peso, graças ao couro largo que se apoia ao crânio, distribui bem esses quase meio quilo.

Porque também os fones não pressionarem o ouvido, usá-lo por longas horas não será uma tortura.

A questão de todo fone eletrostático é o grau de vazamento, portanto outro ponto a ser levado em consideração é um ambiente onde se tenha privacidade, para não atrapalhar os outros, e nem o ruído externo incomodar as audições.

Ou seja, as exigências para se fazer o melhor uso desse Stax são grandes. Porém, se todas forem criteriosamente aceitas, o resultado de todo investimento será sublime!

Voltando às observações auditivas: com um equilíbrio tonal tão alto, obviamente a apresentação de texturas é de cortar o fôlego!

Sublime, tanto em termos de paletas de cores de cada instrumento, apresentação da qualidade de um a um dos instrumentos, nível de virtuosidade dos músicos, da engenhosidade da escolha e posicionamento dos microfones e claro: do grau de intencionalidade desse todo.

Passei, depois de fechado o teste, as últimas horas usufruindo de ouvir todos os meus mais ‘sagrados discos’ de intencionalidade, e fiz quase 17 páginas de anotações pessoais, a respeito de detalhes que observei, de tão precisos que foram.

Velocidade, marcação de tempo e ritmo jamais foram problemas para nenhum excelente fone Stax. E não seria agora que isso ocorreria. Adoro tablas, pois as subdivisões rítmicas dos percussionistas indianos, são de dar nó no cérebro. E se os transientes não estiverem à altura, fica insuportável tentar acompanhar essas subdivisões rítmicas.

Não foi esse o caso nesse Stax. Ao contrário, foi possível em duas das dez gravações que escutei, entender duas passagens que parecem borradas em inúmeros fones top – e no Stax se delinearam claramente, como se estivéssemos a só ouvir cada tabladista separado do resto dos músicos.

As gravações de piano solo que uso, do Nelson Freire tocando Chopin, também soaram magistrais!

A micro-dinâmica é simplesmente a melhor que já ouvi em qualquer fone por mim testado, e a macro-dinâmica é muito correta e precisa.

Não sei exatamente o que as pessoas esperam de uma macro-dinâmica em fones. Eu só espero três coisas: que o som não endureça, não sature e distorça, e não danifique meus ouvidos!

A macro-dinâmica correta de um bom ou excelente fone, nos mostra os crescendos de maneira precisa, nos permitindo perceber as distintas diferenças entre um pianíssimo e um fortíssimo.

Um fone como esse Stax, não o fará engolir saliva e engasgar se o volume estiver dentro da segurança de audibilidade.

A materialização física do solista no centro da cabeça entre os olhos, é muito bem feita nas gravações de alto nível, e tem um efeito quase que hipnotizante, principalmente se forem longos solos bem executados e bem gravados. É um deleite ter essa sensação, acredite!

CONCLUSÃO

Dizer que esse é o melhor fone Stax desta nova safra sob direção da Edifier, é absolutamente redundante.

O que me impressionou foi o salto qualitativo em relação a geração top de linha anterior. Pois é audivelmente superior em todos os quesitos de nossa Metodologia, o que coloca a Stax novamente na linha de frente.

Se você deseja um fone com esse nível de performance superlativo, não haverá muitas opções além desse Stax, meu amigo.

Ouça-o com todos os cuidados necessários e certamente ele estará em sua lista final de escolha.


PONTOS POSITIVOS

Uma performance simplesmente deslumbrante e emotiva.

PONTOS NEGATIVOS

Preço, e cuidados todos com o setup e condições de audição.


ESPECIFICAÇÕES

Resposta de frequência5Hz a 42kHz
Capacitância110 pF
Impedância145 ohms
Sensibilidade110 dB
Tensão de polarização580V DC
CaboLargo com 6 fios paralelos de baixa capacitância de cobre OFC 6N (99, 9999% puro) recozido e banhado a prata
Comprimento do cabo2.5m
Almofada de ouvidoEm couro de ovelha genuíno
Almofada da estruturaCouro artificial
Peso total432 gramas
FONE DE OUVIDO STAX SR-X9000
Conforto Auditivo 11,0
Ergonomia / Construção 11,0
Equilíbrio Tonal 14,0
Textura 13,0
Transientes 13,0
Dinâmica 12,0
Organicidade 12,0
Musicalidade 14,0
Total 100,0
VOCAL                    
ROCK, POP                    
JAZZ, BLUES                    
MÚSICA DE CÂMARA                    
SINFÔNICA                    
ESTADO DA ARTE SUPERLATIVO



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