AUDIOFONE – Espaço Aberto: ERROS SOBRE FONES DE OUVIDO – PARTE IV

Teste 1: CAIXAS ACÚSTICAS ESTELON FORZA
junho 5, 2024
AUDIOFONE – Teste 1: FONE DE OUVIDO STAX SR-X9000
junho 5, 2024

Christian Pruks
christian@clubedoaudio.com.br

Algumas ideias insanas do universo quase ‘folclórico’ dos Fones de Ouvido – trazidas aqui, periodicamente:
– Melhor qualidade de som com fones de ouvido, se você for careca (!)

Dito por um ‘especialista’ em um canal do YouTube. Fico pensando sempre o quanto esses canais servem ao ego do apresentador, e o quanto serve à comunidade de fãs e usuários de fones de ouvido que os assistem. Eu acho que nunca mencionaria esse ‘fato’ em um artigo ou vídeo (se os fizesse).

A ideia ‘técnica’ por trás disso tem a ver com vedação. Existe uma questão constante de vedação em IEMs – aqueles fones cujas saídas vão desconfortavelmente enfiadas dentro do canal auditivo. Se você não encaixá-los direito – não vedar – não terá graves, simples assim. Por isso que eles vêm com numerosas ponteiras de tamanhos diferentes, além dos vários tipos alternativos encontrados na Internet, para que você consiga adequar seus IEMs ao seu canal auditivo.

Acontece que o moço do canal do YouTube estava se referindo aos fones grandes, ‘over-ear’, fechados, que cobrem toda a orelha, e afirma que a vedação deles é melhor se você for careca, portanto a ‘qualidade de som’ seria melhor.

Eu tenho quatro fones de ouvido ‘over-ear’, sendo dois abertos e dois fechados – e nenhum deles é do tipo que cobre a orelha totalmente, então essa ideia não se aplica a eles. Cito-os porque, com almofadas novas e boas, quase todos eles dão graves muito corretos e em intensidade correta. Falo ‘quase’ porque um deles não é nenhuma maravilha… rs!

Claro que existem diferentes níveis de qualidade entre os três remanescentes, mas o que eu quero dizer com isso é que graves corretos e em boa intensidade em fones já independem de cobrir totalmente a orelha ou não – quanto mais achar que só ficariam bons de grave se tiverem melhor vedação.

E, recentemente, ouvi o excelente fone HD 490 PRO da Sennheiser – que é mais ‘aberto’ que uma praça pública – e seus graves são excelentes e corretos!

Então, qual é o caso?

O caso é que o cara é ‘quantitativo’, meus amigos. De confundir ‘mais graves’ com ‘melhores graves’. E ter ‘mais’ não é ter melhor qualidade sonora.

– Revisor reclama que a lata onde o IEM vem, faz barulho de metal quando é aberta (!)

Mais um caso de canal de de YouTube, só que desta vez o revisor reclamou que a lata onde o fone IEM vem acondicionado, faz barulho de metal quando se abre ou fecha. Hehehe…

A tecnologia chinesa ainda não conseguiu fazer uma lata de metal que fizesse barulho de madeira. Ou que fizesse barulho do canto da coruja.

Qual é o caso?

É ser ‘crica’, e ter falta do que dizer… E um pouco de vontade de reclamar, de ser tão estrito com as coisas, como se fosse um fone de ultra-luxo, para um mercado onde as portas nunca podem ranger nem um pouquinho, e onde garfos batendo no fundo do prato irritam…

O fone IEM ‘da lata’, no caso, é para esse mercado de ultra-luxo? Não.

– Fone de ouvido com VUs nas laterais do fone (!)

Um fabricante, que eu presumo que seja chinês, fez um fone de ouvido Bluetooth com VUs do lado de fora, nas laterais. E que funcionam mesmo! E que têm luz traseira e clara visualização – só não pelo dono e usuário do próprio fone de ouvido.

Já é estranho o suficiente, mesmo depois de ter passado o acesso de riso. E aí vieram as piadas. E o acesso de riso recomeçou! Rs…

Em um site de vendas, um consumidor perguntou: “É possível para o usuário do fone ver os VUs enquanto estiver ouvindo?”. E quando eu acho que obviamente a pergunta é uma tiração de sarro, lembro que hoje em dia não dá mais para se surpreender com nada, por mais bizarro que seja.

Claro que a primeira coisa que vem à cabeça é usar um jogo de espelhos! Minha vó tinha aquelas penteadeiras, com um espelho em frente e outros dois um de cada lado – essa penteadeira resolveria o problema. Mas meio que compromete a mobilidade. A não ser que você seja engenhoso o suficiente para pôr rodinhas na penteadeira!

E, para finalizar, a imagem nonsense que ficou na minha cabeça, é a do usuário ficar tirando e pondo o fone – muito rápido! – para ver os ponteiros mexerem… rs…

Um bom fone para quem mora sozinho, no meio do mato. E não tem uma penteadeira…

Boas audições a todos – e sempre cuidado com o volume! E não olhem os VUs e andem de bicicleta ao mesmo tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *