Espaço Aberto: TÉCNICAS EFICAZES PARA AMPLIAR NOSSA MEMÓRIA

Jogo dos Erros: JOGO DOS ERROS DAS SALAS & SISTEMAS – III
junho 5, 2024
Teste 3: CABO USB DYNAMIQUE AUDIO APEX
junho 5, 2024

Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

Ethan Kross é um professor de psicologia da Universidade de Michigan e ele ensina a Técnica de Deslumbramento a seus alunos, por sua influência muito profunda em nossa mente, com aumento de nossa memória e criatividade, além de nos inspirar a agir de forma mais altruísta com relação às pessoas à nossa volta e, consequentemente, melhorar nossa saúde mental.

Kross nos lembra que existem muitas maneiras de gerarmos o deslumbramento, sendo uma ferramenta essencial em um mundo tão caótico e hostil. Ele se dedica a mostrar maneiras de cultivarmos essa emoção no nosso dia a dia.
Segundo Kross: “O deslumbramento é a maravilhosa sensação de encontrar algo que não podemos explicar facilmente”.

Fico extremamente empolgado quando temas que defendo na revista, desde seus primórdios, começam finalmente a ter embasamento científico.

Falei do hipocampo pela primeira vez no nosso Curso Inicial de Percepção Auditiva em outubro de 1999. Era um tema que nem mesmo a neurociência havia mapeado totalmente. E a questão do deslumbramento através da música em sistemas bem ajustados, foi recorrente tanto na avaliação de alguns produtos de nível superlativo, como em alguns artigos Opinião.

Ter momentos de deslumbramentos constantes trazem significativos benefícios para a nossa saúde mental, fazendo com que nossa mente diminua o efeito ‘ruminante’ (ato de pensar compulsivamente), resultando em menor estresse e melhora do foco perceptivo.

Exercitar o deslumbramento é potencialmente importante, pois a ‘ruminação mental’ é um fator de risco para a depressão, a ansiedade e transtornos de estresse pós-traumático.

Segundo Kross, o deslumbramento nos força a ampliar nossa perspectiva, conseguindo interromper o ciclo vicioso dos ‘pensamentos ruminantes’. “A capacidade que temos de sair de nós mesmos é uma técnica extremamente valiosa”, diz Kross.

E a música é uma das ferramentas mais eficazes para criarmos esse nosso deslumbramento diário. Mas, se nossos sistemas estiverem tortos ou totalmente errados, o que teremos será apenas decepção e frustração, criando o efeito contrário ao tão almejado.

Então, meu amigo, se deseja ter essa capacidade de deslumbramento diário, escutando sua música, primeiro se certifique de que todo o seu investimento foi para construir seu ‘templo sonoro’ e não um ‘martírio sonoro’ para você e seus familiares.

E como saber se estou no caminho certo?

Se, ao apertar o Play, sua mente for se apaziguando, seu foco for apenas de ouvir a música, e sua respiração e seus batimentos cardíacos se alinharem sem você cair no sono, será um bom indicativo que você está chegando lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *