Jogo dos Erros: JOGO DOS ERROS DAS SALAS & SISTEMAS – IV

junho 5, 2024
Espaço Aberto: PINK FRAUDE – POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
julho 5, 2024

Por que ter um sistema de áudio superior e sofisticado – acima de algo ‘consumer’ – se não é para tirar o melhor que ele pode prover em matéria de qualidade de som?

Quanto mais salas e sistemas eu vejo na Internet, mais eu fico triste de ver algo que poderia estar tocando bem mas, só de olhar, já se sabe que não tem como. Vendo a foto acima, são sempre erros básicos:

Acústica – O tapete é uma boa aí, em uma sala que tem bastante parede nua e teto reflexivos, e janela que reflete e rouba graves. Haver um vão livre ao lado da caixa esquerda, e ser diferente o vão do lado direito, dá reflexões diferentes de médios e agudos – e reforço diferente de graves – entre um canal e outro. Não aparece na foto o outro lado da sala, mas deve ser tão ou mais reflexivo. Ainda há uma mesa de centro aparecendo – e não é bom para reflexões ter uma no meio do caminho.

Posição das Caixas na Sala – A posição das caixas na foto é ridícula sob todos os aspectos. Elas estão muito perto da parede atrás delas, muito perto uma da outra, muito longe do ouvinte: não respeita o triângulo equilátero de jeito nenhum. Pela foto, a sala pode ser muito grande para o tamanho das caixas. E o posicionamento delas quanto ao rack do sistema e o rack de CDs, e à TV, é totalmente bizarro.

Posição do Ouvinte na Sala – Essa, apesar de não estar visível – portanto não se sabe se está alinhada ‘em triângulo’ ou não – parece estar muito longe de qualquer maneira. E a impressão é que o ouvinte assiste TV com o pescoço torto para o lado direito!

O que se ouve nessa sala acima, da foto? Nenhum palco, nem miolo nem camadas. Com o aumento de volume, o som parece embolado e encaixotado, e sem recorte em nada de médios-graves e graves (não ter ‘recorte’ é quando os instrumentos nas frequências graves parecem soar todos iguais). Fora que a chance do som ser brilhante e fatigante é grande, impedindo ele de ser usufruído em bons volumes. Um sistema de ‘som ambiente’ caríssimo – desperdício de dinheiro.

Solução? Tire o rack de CDs, e ponha em outro lugar na sala. Ponha a TV o máximo para esquerda que der. Alinhe o rack do sistema com o conjunto de sofás ou poltronas – se necessário mova um pouco o conjunto de sofá e poltronas mais para a direita (tendo como ponto de referência estar de frente para a parede onde as caixas estão). Tire a mesinha de centro. Ponha as caixas uma de cada lado do rack do sistema, mas afastando-as pelo menos uns dois palmos para a esquerda (a caixa da esquerda) e para a direita (a caixa da direita). Traga as caixas para frente (afaste-as do fundo) pelo menos uns 10 a 15 cm. Ajuste o sofá ou poltrona para que a posição do ouvinte fique simétrica – em triângulo – com as posição das caixas. Assim já será um “Bom Começo” para ganhar definição de graves, e ‘desembolar’ o som, e limpar um pouco os médios e agudos, e assim atingir um melhor equilíbrio tonal, além de ganhar profundidade e largura de palco. Se a sala for muito grande para a caixa, a adição de um pequeno subwoofer bem regulado – ou a troca da caixa por uma pequena torre – pode ser necessária. Claro que, mesmo com tudo isso, vários ajustes finos serão necessários para se obter o melhor resultado com o que se tem, e onde se está.

Obter um melhor resultado sonoro – e isso todos nós queremos – às vezes só demanda um pouco de trabalho, e quase nenhum custo significativo. Não fazer isso, é desperdício de dinheiro.

Tem dúvidas em relação à sua sala e à utilização de seu sistema? Entre em contato conosco pelo e-mail: christian@clubedoaudio.com.br.