Teste objetivo de calibração de imagem: PROJETOR SAMSUNG THE PREMIERE LSP9T

Espaço Aberto: OS SETE ERROS CAPITAIS
maio 15, 2021
Teste de Vídeo: PROJETOR SAMSUNG THE PREMIERE LSP9T
maio 15, 2021
Jean Rothman

O projetor Samsung LSP9T possui 4 padrões de imagem pré-definidos: Dinâmico, Standard, Filme e FilmMaker.

O modo “Dinâmico” tem um brilho excessivo e tonalidade extremamente azulada. É um padrão utilizado nas lojas para demonstração de TVs, e não deve ser utilizado em ambiente doméstico, pois causa enorme fadiga visual e suprime os detalhes das altas luzes. Tonalidade semelhante foi obtida no modo “Standard”.

O modo “Filme” esteve bem próximo de D65 (6.500 Kelvin), temperatura de cor adotada como padrão em reprodução de vídeo. Foi o modo adotado em nossas medições, fazendo a calibração para 6.500K.

Nas medições pré-calibração, o dE médio foi 11,7 e o maior dE individual de 16,8 (Delta E é uma expressão que indica quão próximo do branco ideal D65 o resultado se encontra – baixo de 3 é considerado visualmente indistinguível do resultado ideal). Após a calibração, obtivemos um dE médio de 0,8: excepcional resultado, demonstrando excelente linearidade na escala de tons de cinza.

Temperatura de Cor
Grayscale

As cores apresentaram extrema saturação de azul (B), e baixa saturação de vermelho (R) e de verde (G). Essa diferença foi corrigida na calibração utilizando os controles avançados de cores da TV. O dE médio inicial foi de 11,5, e após a calibração obtivemos dE 0,5, excelente resultado cromático.

RGB Chart
Antes
Depois
ColorChecker ΔE Performance
Antes
Depois
Equilíbrio RGB (antes)
Equilíbrio RGB (depois)

A curva de Gamma inicial estava muito baixa, com valor médio de 1,85. Fizemos ajustes utilizando o menu com ajuste em 12 etapas buscando seguir o padrão BT1886. As medições pós-calibração apresentaram Gamma médio de 2,20, com valores muito bons em todos os níveis de estímulo (10% a 90%), e ótima linearidade.

Saturação de Cores
Antes
Depois

O resultado cromático pós-calibração foi bom, levando-se em conta o uso de tela ALR e sala parcialmente iluminada, apresentando satisfatória linearidade das cores primárias e secundárias em toda a escala de saturações.

O projetor The Premiere LSP9T, após calibração, mostrou que a Samsung entrou com o pé direito no mercado de projetores de ultra curta distância. Um projetor com ótima imagem, e cheio de recursos inovadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *