Teste 4: CABOS NORDOST HEIMDALL 2 DE CAIXA E RCA
agosto 16, 2019
Teste 2: AMPLIFICADOR CAMBRIDGE AUDIO EDGE W
agosto 16, 2019


Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

Nos anos 2000, a Airon esteve bastante ativa produzindo uma enorme gama de pedestais e racks que atendiam praticamente a demanda de mercado daquele período. Para se ter uma ideia da hegemonia da Airon neste segmento, basta dar uma olhada nas coberturas dos Hi-End Shows de 2000 a 2008, em que praticamente 80% dos expositores usavam Airon.

Depois a Airon foi descontinuando sua linha de pedestais e racks e o mercado ficou com uma enorme carência neste segmento. O mercado passou a depender dos modelos importados, muito mais caros e que fizeram com que muitos consumidores optassem por mandar fazer seus racks com marceneiros, e os mais ‘jeitosos’ buscaram soluções feitas com as próprias mãos. Ainda que timidamente, a indústria nacional volta a investir neste segmento, e tanto a Magis Audio como a Timeless parecem ter fincado o pé para conquistar definitivamente o consumidor e mostrar que, no caso específico destes acessórios, tão essenciais, o mercado está bem servido!

Aqui nestas páginas já testamos os racks desses dois fabricantes e podemos afirmar que atendem perfeitamente às necessidades da grande maioria dos nossos leitores. Porém, faltava a ambos apresentarem seus pedestais de caixas acústicas (um mercado ainda maior e mais carente de opções).

A Magis topou o desafio e acaba de lançar seu primeiro pedestal, seguindo a mesma filosofia e design de seu rack. Com 65 cm de altura (com spikes e pucks), 25,5 cm de largura e 33 cm de profundidade, o pedestal deles atende a 80% das bookshelfs existentes no mercado.

O esmero no desenvolvimento deste pedestal impressiona aos olhos e aos ouvidos. Pesando 30 Kg cada, possui 3 plataformas estruturais de aço alto carbono de ¼ de polegada de espessura (cada plataforma), 4 colunas de alumínio padrão naval, extrudadas com uma geometria complexa em seu interior e anodizadas em cor prata acetinada. E totalmente preenchidas em material anti-ressonante.

As plataformas possuem tratamento anti-corrosão, pintadas em dupla camada de tinta epoxi, e todos os cortes são executados em máquinas de corte laser CNC.

A base em chapa dupla tem a função de agregar maior massa e rigidez, E entre as duas placas é utilizada uma folha de 8 mm de elastômero, para diminuir ao máximo as ressonâncias.

A placa superior, onde a caixa fica apoiada, possui um orifício central para diminuir ressonâncias e permitir o uso de books com duto inferior. O cliente pode escolher esta base com ou sem este orifício central.

Foram feitos diversos protótipos antes de se chegar ao nível ideal de ressonâncias e vibrações próximo ao zero absoluto. Assim, o modelo lançado é totalmente amorfo a ressonâncias e vibrações espúrias. Ao toque dos dedos ou batidas com objetos metálicos, não apresenta nenhum tipo de propagação de vibração ou efeito de sino, por menor que seja!

Para se chegar a este grau de performance, foi feito um minucioso estudo de geometria nas colunas, preenchendo-as com material especial para que as caixas estejam livres de ressonâncias irradiadas do seu próprio gabinete para os pedestais.

A Magis informa que o cliente poderá optar por diferentes alturas para cada tipo de book ou necessidades acústicas das salas.

As fotos não fazem jus ao acabamento, assim como minhas observações com as books que utilizamos também não traduzirão por completo a performance deste pedestal da Magis! A sensação que tivemos com todas as books utilizadas no teste é que as caixas melhoraram em todos os quesitos da metodologia!

Foram elas: Revel Performa3 M106, Dynaudio Evoke 10, Dynaudio 25 Anos e Emotiva B1. Books de preços distintos, assinaturas sônicas bem diferentes, mas que no pedestal da Magis cresceram em performance, como se tivessem sido literalmente ‘melhoradas’.

Para o comparativo, utilizei nosso pedestal de referência da Audio Concept, que já está em nossa sala de teste há mais de 7 anos!

O sistema foi o mesmo para as quatro caixas, assim como todos os cabos. Fonte digital dCS Scarlatti, Pré Dan D’Agostino e power Hegel H30. Cabos de caixa: Nordost Tyr 2 e Sunrise Lab Quintessence. Cabos de interconexão: Nordost Tyr 2 (RCA) e Sunrise Lab Quintessence (XLR).

Para o teste, passamos todos os discos da metodologia primeiro com as books no nosso pedestal de referência e, em seguida, no pedestal da Magis. Comecei pela book com que convivo há mais tempo e foi meu monitor de estudio em todas as nossas gravaçoes da Cavi Records: a Dynaudio 25 Anos. O que mais aprecio nesta book, ainda hoje, é sua capacidade de exprimir o acontecimento musical, sem florear ou dar contornos inexistentes, tornando os extremos mais ‘palatáveis’ sonicamente. Como todo excelente monitor, ela nos apresenta o que foi captado, mixado e masterizado.

No nosso pedestal de referência, a 25 Anos sempre se mostrou muito bem equilibrada tonalmente e com excelente corpo (ainda hoje me surpreendo com o corpo harmônico desta book) e um foco, recorte e planos irrepreensíveis.

O que mais chamou a atenção quando passamos a 25 Anos para o pedestal da Magis foi que o silêncio de fundo ficou mais evidente e audível, fazendo com que os sons brotassem do silêncio como fogos de artifício em um intenso fundo negro!

Com este quadro sonoro, as micro variações ganharam maior destaque e as texturas maior definição. Os extremos também foram bastante favorecidos com um decaimento ainda mais natural e maior corpo.

Muitos acreditam que pedestais com grande massa e amorfos tendem a secar o médio-grave, mas não foi isto que aconteceu com nenhuma das books utilizadas no teste. Nada de secar ou mudar o equilíbrio tonal (independente do cabo de caixa utilizado), e com a vantagem de deixar todas as books fluírem, melhorando acentuadamente o grau de inteligibilidade do acontecimento musical.

Mas as caixas que mais foram favorecidas com este pedestal foram as mais baratas: Emotiva B1 e Dynaudio Evoke 10. Ambas ganharam maior autoridade, energia no deslocamento das baixas frequências e no arejamento na região alta.

A B1, se tivesse sido testada com o pedestal da Magis, ganharia tranquilamente mais 2 pontos (um em soundstage e um em corpo harmônico). E a Evoke 10 ganharia um ponto (meio em soundstage e meio em micro-dinâmica).

Segundo o fabricante, existe um outro dispositivo que acaba de ser desenvolvido para o pedestal, batizado de desacoplador, e que tem por objetivo fazer com que a própria ressonância de gabinete da caixa seja reduzida (por questão de agenda não conseguimos escutar ainda este acessório, mas prometo que voltaremos neste assunto assim que possível).

A sensação que nos passa é que o pedestal da Magis consegue ser a base ideal para que as caixas trabalhem dentro de sua máxima performance, pois o som se torna mais fluido ou mais descongestionado. Para se ter a prova desta sensação, utilizamos diversas faixas em que a complexidade em variações dinâmicas e de inteligibilidade (com diversos instrumentos tocando em uníssono) fossem difíceis de observar auditivamente.

Ouvíamos sempre antes no nosso pedestal de referência, e depois no Magis. Quando aquela mesma faixa era reproduzida no pedestal da Magis, era nítido que o ar entre os instrumentos era ampliado, assim como o silêncio de fundo possibilitava escutar aqueles sons mesmo em pianíssimo (micro-dinâmica), possibilitando um conforto auditivo inexistente em nosso pedestal de referência.

Para as pessoas a quem mostrei esses exemplos, todas traduziram como: “dar uma limpada no som”.

Para tirar uma dúvida que acabou surgindo, fui buscar meus desacopladores de pedestal que tenho há mais de 15 anos, e que certamente muitos dos nossos leitores mais antigos também tem: umas chapinhas fabricadas pela Lando, em que você apoiava a caixa na esfera e um fino spike faz o trabalho de desacoplar a caixa da base do pedestal. Queria ver qual seria o comportamento dessas 4 books, desacopladas da base de madeira do Audio Concept.

Para minha surpresa, com exceção da 25 Anos, as outras três caixas sustentadas pelo dasacoplador da Lando, perderam corpo tanto na primeira oitava da caixa, como no médio-grave. E os desacopladores Lando no pedestal da Magis não repetiram este comportamento em nenhuma das caixas. Será uma questão da base de metal versus a base de madeira? Será o tratamento existente nas 4 colunas da Magis, versus as três colunas de metal da Audio Concept?

São questões sem resposta, mas que valem a pena serem compartilhadas com o amigo leitor, pois sobre essas questões de vibrações espúrias é muito difícil de chegar à um consenso.

Tivesse no momento mais uma dúzia de books, certamente as teria utilizado no teste. Mas, ainda que tivéssemos apenas quatro books, suas construções são tão distintas quanto suas performances, que acredito ter dado uma ideia do potencial deste pedestal da Magis.

Feito para durar a um ataque nuclear, trata-se do mais bem construído pedestal já produzido no Brasil! Pensado em cada detalhe, dá gosto observar seu design, acabamento e sobretudo sua performance, que no caso das quatro books, elevou de patamar sua performance. Tudo que qualquer audiófilo deseja ao investir em um acessório tão imprescindível para sua bookshelf.
Como sempre escrevo, a partir de determinado patamar o hi-end passa a ser ajustado nos detalhes. E qualquer book hi-end necessitará de um pedestal no mínimo à altura de sua performance. E poder ter este acessório feito aqui, é uma notícia bastante animadora.

Se você acredita que sua bookshelf pode render um ‘sumo’ a mais e o elo fraco é justamente o pedestal, arrisco dizer que valerá a pena você ouvir sua caixa de referência com este parceiro. Certamente você poderá tirar inúmeras conclusões e a chance deste pedestal ser a solução é alta!

Lembre-se, no entanto, de antes de tirar conclusões precipitadas, pesquisar o que o fabricante de sua bookshelf indica em termos de altura ideal, distância entre as caixas e toe-in, é fundamental. Pois nenhum pedestal, se estiver com a especificação de altura, fora do exigido pelo fabricante, irá resolver seu problema.

Dou esse recado pois inúmeros de nossos leitores muitas vezes enviam mensagens reclamando que não conseguem um bom plano, foco, recorte. Ou a altura dos músicos é sempre baixa, e o problema está justamente no desconhecimento do consumidor em relação ao que o fabricante solicita para uma performance correta.

Outras vezes os leitores reclamam do equilíbrio tonal, que escutam a passagem do médio-alto para o agudo nas suas caixas, e esquecem de pesquisar o que o fabricante fala a respeito do posicionamento das caixas em relação ao ponto ideal de audição.

Neste hobby, quanto mais você sobe, mais os detalhes serão essenciais e, no caso específico de bookshelfs em que a esmagadora maioria são caixas de duas vias, o posicionamento milimetricamente correto fará toda a diferença entre o céu e o inferno.

Quase metade de minhas consultorias é tudo apenas uma questão de ajuste fino do sistema ou algum upgrade pontual. Aqueles sistemas em que estava tudo errado no setup, elétrica e acústica, são cada vez mais escassos (felizmente), então ajudá-lo a ‘andar com as próprias orelhas’ é nosso grande objetivo.

E alertá-lo de que é preciso ler manuais, ter paciência no tempo de amaciamento, e aprender com o erro dos amigos audiófilos – são os primeiros passos para uma vida audiófila plena e satisfatória.

E escolher o pedestal correto para sua book é primordial para qualquer pretensão de se extrair o máximo de seu investimento.

O pedestal da Magis certamente pode ser esta solução muito segura e eficaz!


Pontos positivos

Construção impecável e grande compatibilidade.

Pontos negativos

Nenhum.


Teste 3: PEDESTAL DE CAIXA MAGIS AUDIO



Magis Audio
(11) 98105.8930
R$ 4.850

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