Editorial: A SUBJETIVIDADE É UMA PORTA AO ALCANCE DE NOSSAS MÃOS
março 11, 2020
Teste 3: CAIXAS ACÚSTICAS ELIPSON PRESTIGE FACET 8B
abril 14, 2020

Este foi o Espaço Aberto mais difícil de escrever. Pois o que falar em um momento tão delicado, cheio de incertezas, informações contraditórias, nervos à flor da pele? Tamanha polarização, que amigos desfazem amizades de toda uma vida, filhos se revoltam com seus pais, amores são desfeitos por ambos não pensarem da mesma maneira.

Independentemente de sua posição em relação a quarentena, as medidas tomadas pelos governos, as mídias, os fakes news que nos infernizam o tempo todo, os memes sem graça, os de humor duvidoso, os amargos e pessimistas.

Eu só escrevi este texto para saber como está você, amigo leitor!

Não quero tirar sua razão e nem tão pouco suas convicções. Só quero, de verdade, saber se você precisa de uma palavra amiga, se podemos aliviar suas incertezas, fazendo uma revista mais leve, e com dicas de como passar a quarentena ouvindo música em seu sistema, com a melhor performance possível.

Se podemos compartilhar de suas playlists, trocar descobertas musicais, dicas de como fazer pequenos ajustes na posição das caixas, na limpeza dos cabos, no uso de dispositivos anti vibração. Ou simplesmente, nos contar um pouco de sua trajetória, produtos com o quais você se encantou, independente do seu preço e classificação em nossa Metodologia.

Todos temos histórias para compartilhar, dúvidas para responder, e experiências que talvez sirvam para que muitos não cometam erros bobos que todo iniciante neste hobby comete.

Eu sei que, para muitos, este momento pode ser de reflexão, uma imersão em si mesmo, como a que fazemos nas viradas de ano. Metas que nos impomos, e que dificilmente cumprimos na íntegra.

Não importa. O que precisamos é seguir em frente, custe o que custar!

Eu passei 23 anos nesta seção contando histórias pessoais, de minha relação com meu pai e minha família. Agora quero ouvir a sua, se pudéssemos fazer como nos Cursos de Percepção, em que eu pedia na abertura que cada um falasse de sua trajetória e o motivo de estar participando do curso – se eu pudesse, faria agora de maneira virtual. Pois o que nos sobra neste momento é tempo!

Antes da Pandemia, tínhamos a resposta para a falta de tempo na ponta da língua, e agora que temos todo o tempo do mundo, o que nos impede de resgatar a força dos primeiros três anos desta publicação, em que éramos um clube com 1200 associados, em que todos tinham algo a dizer, uma crítica a fazer, sempre em prol do aperfeiçoamento da revista.

Não estou querendo usar deste momento tão incerto para ser saudosista, mas tenho certeza que todos temos algo a dizer. Afinal, ninguém lê uma revista por duas décadas, sem ter sua opinião.

Imagino que muitos estarão lendo este texto e pensando: “Como o Andrette acha que terei cabeça para mandar uma mensagem?”. Ok, entendo perfeitamente, talvez seja muita pretensão minha querer dialogar em um momento tão crítico.

Talvez você esteja tão preocupado com o seu futuro e de seus entes queridos, que nem esteja ouvindo música. Se for este o seu caso, desculpe incomodar. Mas, se você estiver procurando com quem conversar, estaremos aqui.

Pois, como disse na abertura deste Espaço Aberto, o meu desejo foi de apenas saber se todos estão bem.

Nada mais.

1 Comment

1. Sergio Kwitko disse:

Oi Fernando, achei muito legal a tua idéia de escrever isto aqui, e muito legal o teu texto!

Felizmente aqui no sul do país as coisas estão relativamente tranquilas, com todos os cuidados é claro, tudo bem mais devagar, mas seguindo em frente!

Pode compartilhar sim a playlist que te mandei, bem como os equipamentos que uso.

Em relação ao que me encanta no mundo do audio, claro que são muitas coisas, mas o que mais me fascina é o mundo do vinil, sua mágica em captar audio de excepcional qulaidade dos sulcos do disco! Claro que tem muita tecnologia envolvida, mas parece mágica mesmo!

E não canso em dizer que o gosto é muito individual. A análises técnicas, os reviews são interessantes é claro, mas o que em última análise vai dizer o que é melhor para uma determinada pessoa, no seu ambiente, no seu estilo de música, é o gosto pessoal. Aí, só escutando mesmo e testando os equipamentos, as cápsulas, os cabos , etc, em seu ambiente. Muito difícil transportar a teoria dos dados técnicos, medidas matemáticas, reviews, para a realidade e gosto de cada pessoa!

É um mundo e um hobby fantástico que, com certeza, nos ajuda a enfrentar melhor este momento ímpar que estamos atravessando.

Um abraço,
    Sergio