AUDIOFONE – Teste 2: FONE DE OUVIDO JBL LIVE 300TWS

TOP 5 – AVMAG
outubro 16, 2020
AUDIOFONE – Teste 1: FONE DE OUVIDO QUAD ERA-1
outubro 16, 2020


Juan Lourenço
revista@clubedoaudio.com.br

A JBL disponibilizou para testes o fone de ouvido Bluetooth modelo Live 300TWS. Trata-se de um fone de ouvido in-ear sem fio, pequeno e discreto, acompanhado de um estojo do tipo casca de ovo que oferece proteção e uma carga extra de bateria. Uma coisa boa neste fone é que você sempre saberá onde os fones estão.

Os drivers de 5,6 mm respondem de 20 Hz à 20 kHz sem fazer feio, pois a amplificação dá conta de suprir bons graves e uma velocidade condizente com a proposta do fone, que não chega a ser modesta – está mais para enxuta. A começar pelo suporte ao Bluetooth 5.0, mas não ao AptX, ele suporta codecs AAC, SBC e possui classificação IPX5 – o que significa que o fone é resistente ao suor e garoa fina, ideal para quem gosta de fazer exercícios ou fazer aquela caminhada em um dia de sol, e no final da tarde cai aquela chuvinha marota. Mas bem que poderia ter a classificação IPX7, totalmente vedado, assim poderíamos “cantar na chuva” sem problemas.

O Live 300TWS está disponível nos acabamentos preto (que está mais para grafite), azul, lavanda e branco, com ponteiras em silicone nos tamanhos PMG. Os comandos do fone são sensíveis ao toque: basta dar dois toques nas extremidades à frente do fone direito para avançar a música, três toques para trás e irá retroceder a música, para cima ou para baixo para diminuir volume, e um toque longo pausa ou inicia a música. Já no fone esquerdo, um toque longo aciona os comandos para acessar o Google Assistant ou a Alexa. Não é tão simples quanto parece, justamente por conta do tamanho do fone. Ou se tem tamanho ou se tem espaço para manusear os sensores, não é mesmo? Isso exige um pouco mais da memória muscular e um pouco de disciplina, mas é possível se acostumar.

O fone se encaixa perfeitamente na orelha, seu pouco peso bem balanceado contribui para que o fone se mantenha firme na orelha, mesmo em movimentações bruscas, e a bateria dura cerca de 10 horas e mais 14 horas do estojo, enquanto transporta o fone na mochila ou no bolso, já que é super compacto.

Com o aplicativo JBL Headphones é possível ajustar ganho de equalização, modificar a ordem dos botões sensíveis ao toque, e fazer atualização de firmware, além de configurar o acesso ao Google Assistant e à Alexa no fone esquerdo.

COMO TOCA

Para o teste utilizamos os seguintes equipamentos. Fontes: Sony Walkman NW-A45, Astell & Kern modelo Kann, smartphones Samsung S10 plus e iPhone 8 Plus.

Este é um caso raro em que um fone Bluetooth chega lacrado e, ao colocarmos para tocar, ele toca como os fones que possuem cabos, ou seja: duro e sem extensão. Até achei que seu som seria oitenta por cento desta dureza, mas não. Ele realmente se transforma durante o amaciamento que, pelas minhas contas, durou cerca de 120 horas. Após este período, o fone desabrochou, ganhando extensão nos extremos e uma região média equilibrada e um pouco mais recuada que na primeira audição.

Começamos então com Holly Cole – It Happened One Night, faixa 2. A bateria tem bom ataque, o piano tem bom peso e a voz dela não soa agressiva. O conforto auditivo é muito bom, mas falta um pouco mais de médio-grave para ajudar o equilíbrio tonal a se manter nos eixos em gravações ao vivo. Continuamos nas faixas quatro e seis, onde o fone nos mostrou uma micro-dinâmica comportada, sem excessos, e com uma clareza que surpreende pelo tamanho do fone.

Mudamos para Dominique Fils-Aimé, música Birds, e aqui tivemos um baixo pulsante e rápido com um pouco do DNA do Everest 150NC. Ele não desce como o Everest, mas as texturas lembram o 150 e isso é muito bom para seu preço.

O Live 300TWS vai muito bem com gêneros musicais como rock, pop e blues. Ouvindo Dua Lipa, por exemplo, as batidas são firmes e rápidas, a voz dela ganha uma atenção especial sem perder os efeitos dramáticos que ela adora colocar nas músicas. Outra voz que fica muito bem no Live 300TWS é a da Rihanna, e também o hip-hop do Eminem, pois estes não se excedem tanto nos graves, fazendo com que todo o resto e principalmente a região média borre ao ponto de perder a inteligibilidade.

O fone foi pensado para ser usado em celulares, tanto que ao utilizar o Astell & Kern o ganho foi bem pouco. O negócio é utilizar smartphones ou DAPs mais comuns, e desfrutar das capacidades do fone, pois ele sofre pouca influência dos dispositivos externos.

CONCLUSÃO

O JBL Live 300TWS é um fone versátil, leve e resistente à água, perfeito para o dia-a-dia, oferece liberdade e proteção ao adicionar mais 14 horas de música com seu case recarregável, além de muito estilo ao passear por aí. É perfeito para os jovens, de corpo e mente.


PONTOS POSITIVOS

Som pulsante e rápido. Mais de 20 horas de diversão com o estojo, além de proteção e uma certeza de onde encontrar os pequeninos fones.

PONTOS NEGATIVOS

Os controles sensíveis ao toque exigem disciplina em seu manuseio. A bateria poderia durar só um pouco mais.


ESPECIFICAÇÕES
Versão do Bluetooth5.0
Driver (mm)5.6
Sensibilidade do Driver a 1 kHz 1 mW (dB)95
Resposta de frequência dinâmica20 Hz – 20 kHz
Impedância de entrada (Ohms)16
Perfis bluetoothA2DP 1.3, AVRCP 1.5, HFP 1.6
Faixa de frequência do emissor bluetooth2.402 GHz – 2.48 GHz
GFSK de modulação do emissor bluetoothGFSK, π/4 DQPSK, 8DPSK
Potência de emissão de bluetooth13 dBm
BluetoothSim
Google assistantSim
Sensibilidade ao ambienteSim
Microfone integradoSim
Estojo para carregamentoSim
AuricularSim
Assistente GoogleSim
Chamada Sem Utilizar as MãosSim
JBL Signature SoundSim
Carregamento rápidoSim
À prova de suorSim
TalkThruSim
True WirelessSim
Peso67.3 g
FONE DE OUVIDO JBL LIVE 300TWS
Conforto Auditivo 6,0
Ergonomia / Construção 6,0
Equilíbrio Tonal 7,0
Textura 7,0
Transientes 7,5
Dinâmica 7,5
Organicidade 7,5
Musicalidade 7,5
Total 56,0
VOCAL
ROCK, POP
JAZZ, BLUES
MÚSICA DE CÂMARA
SINFÔNICA
PRATA REC



Harman
www.jbl.com.br/
R$ 899,10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *