Discos do Mês: INSTRUMENTAL, JAZZ CUBANO & ROCK PROGRESSIVO

Jean Rothman
revista@clubedoaudio.com.br

[layerslider id=”21″]

A TCL foi fundada em 1981, e inicialmente vendia fitas cassete. Ao longo desta década começou a fabricar eletrônicos de consumo para o mercado chinês. Em 2003 iniciou a fabricação de TVs em uma Joint Venture com a francesa Thomson, em 2004 começou a fabricar celulares em parceria com a Alcatel, e em 2008 começou a manufaturar alguns módulos de TVs para a Samsung. A partir daí foi crescendo em várias divisões, incluindo uma unidade para produzir transistores. Atualmente tem atuação global e conta com aproximadamente 80.000 colaboradores, e é o 2º maior fabricante de TVs do planeta.

Em 2016 associou-se à Semp do Brasil, formando a Semp TCL, com produção em Manaus. Sua atuação e penetração no mercado nacional vem acompanhando o crescimento mundial.
Além de uma gama de TVs de entrada, a TCL também investiu no mercado premium e lançou a X915. Trata-se de uma TV de 75 polegadas LCD/LED, resolução 8K, painel com pontos quânticos e iluminação direta com local dimming. Além disso, vem acompanhada
de um soundbar com suporte à Dolby Atmos, e aceita comandos de voz através do Google Assistant ou Amazon Alexa. A X915 é compatível com conteúdos Dolby Vision, HDR 10+ e possui certificação IMAX Enhanced.

DESIGN, CONEXÕES E CONTROLE

A TCL X915 possui moldura de bordas extremamente finas, com aproximadamente 2 mm.

As conexões disponíveis na parte traseira são: 3 entradas HDMI (2.1 / 2. / 1.4b) HDCP 2.2, sendo uma com ARC (audio return channel), 2 entradas USB (2.0 e 3.0), conexão Bluetooth para fones de ouvido, porta Ethernet RJ45, 1 saída de áudio ótica digital, e 1 entrada RF para antena. A conexão com Internet também pode ser feita por wi-fi 2.4 GHz ou 5 GHz.

A X915 fica apoiada sobre dois suportes em sua base, que conferem bastante firmeza ao conjunto. Porém, os suportes estão nas extremidades da TV, necessitando de um móvel com mais de 1,75 m de largura para acomodá-la com segurança. A TV também pode ser pendurada na parede, utilizando-se um suporte no padrão VESA.

O controle remoto tem corpo em plástico, é pequeno, leve e minimalista. Possui teclas específicas para acesso direto à Netflix e Globoplay, além de uma tecla para acionar comandos de voz através do Google Assistant ou da Alexa (da Amazon).

Uma exclusividade da TCL X915 é uma câmera embutida retrátil em sua parte superior, para fazer chamadas de vídeo. Infelizmente só é possível realizar chamadas para outras TVs da mesma marca.

RECURSOS

A X915 possui um painel de 75 polegadas 8K, com resolução de 7680×4320 pixels, que utiliza pontos quânticos para aprimorar as cores e oferecer mais brilho. A iluminação direta (Full Array Local Dimming ou FALD) através de LEDs, conta com 120 zonas de dimerização local e 1.000 nits de pico de brilho máximo em HDR, oferecendo suporte aos padrões HDR10, HDR10+, HLG e Dolby Vision. Além disso, possui certificação IMAX Enhanced.

A TV utiliza sistema operacional Android TV, sendo equipada com um processador de quatro núcleos a 1,3GHz, equipado com MEMC, dimerização local, áudio Dolby, som DTS, função integrada do Chromecast e Google Assistant.

O algoritmo 8K com AI (Inteligência Artificial) da TCL, aprimora o conteúdo não-8K, dando-lhe mais cor e nitidez, o que aprimora o desempenho de imagem e som existente, segundo o fabricante.

Usando o Google Assistant ou Amazon Alexa, você pode usar sua voz para ajustar o volume, mudar de canal ou pausar seu conteúdo, além de controlar dispositivos domésticos compatíveis.

Entre os aplicativos disponíveis, destacamos Netflix, YouTube, Amazon Prime Video, Disney+, Globoplay, Google Play Movies, Spotify, Tidal, Tune In e Deezer. Infelizmente o Apple TV+ ainda não está disponível na Google Play Store.

ÁUDIO

A X915 possui um grande diferencial em relação a outras TVs premium: ela vem junto com um Soundbar feito em parceria com a Onkyo. Possui 4 falantes com um total de 50 W e é capaz de reproduzir áudio em DTS e Dolby Atmos.

A qualidade do áudio é muito superior ao das TVs comuns e de seus minúsculos falantes embutidos na parte traseira ou inferior. O som é envolvente e não causa fadiga, desde que não se abuse do volume. As trilhas em Dolby Atmos apresentam boa ambiência, mas sem competir com sistemas dedicados que tenham diversos falantes espalhados pela sala e teto.
Um ótimo recurso é poder utilizar o Soundbar como som ambiente através de um dos aplicativos de streaming, como Spotify ou Tidal.

QUALIDADE DE IMAGEM

A tecnologia de upscaling da TCL é bastante competente ao transformar qualquer fonte de entrada em 8K. As imagens são muito detalhadas, fluídas e mantém a naturalidade.

O problema foi a regulagem de imagem e cores feita na fábrica. A TV, com a regulagem padrão, em qualquer um dos modos (Dinâmico, Padrão, Smart HDR, Esporte, Filme) tem uma imagem que beira o inassistível. Saturação extrema, brilho excessivo, sharpness exagerado, tudo fora do lugar. Felizmente, após a calibração, as coisas entraram nos eixos e uma bela flor desabrochou. A X915 mostrou que é um produto digno do selo 8K. Sabemos como é difícil fazer uma eletrônica precisa nas TVs, e a TCL evoluiu bastante neste quesito. A X915 apresentou bom contraste e nível de preto muito acima da média, graças à dimerização local. Mídias em HDR e Dolby Vision apresentaram cores vivas e boa riqueza de detalhes nas altas luzes. Em algumas cenas muito escuras, perdeu-se um pouco de detalhes nas áreas de sombras, mas nada que comprometa o resultado final.

Com seus 33 milhões de minúsculos pixels, é muito bacana e envolvente poder assistir filmes a 3 metros de uma tela com 75 polegadas, desfrutando de ótimo conforto visual e sensação de imersão.

MÍDIAS UTILIZADAS NO TESTE
  • Clips 8K