Internacional: LOJAS DE EQUIPAMENTOS HI-END NA HOLANDA

PLAYLIST DE MARÇO
março 15, 2021
Opinião: AS MENTIRAS COM QUE O HI-END CONVIVE HÁ MUITOS ANOS
março 15, 2021

Tarso Calixto
revista@clubedoaudio.com.br

Neste artigo falamos sobre a disponibilidade e comércio de equipamentos de áudio Hi-End nos Países Baixos, na região da província do Sul da Holanda, em lojas especializadas e plataformas online.

Antes de simplesmente listar as lojas e websites, permitam que eu coloque duas perguntas que farão sentido mais adiante: Não importando o quanto tempo você está nesse hobby, qual foi o estímulo que te levou a comprar e realizar upgrades no seu sistema? Foi a curiosidade de aprender como escutar música da maneira mais natural possível? Foi a vontade de comprar aparelhos de som, conectá-los e descobrir como sairia o som? Ou um pouco dos dois? Uma vez que seu sistema se tornou mais desenvolvido, constituído de componentes mais sofisticados, com tratamento acústico na sala, e elétrica dedicada, o estímulo é o mesmo? Há ainda a busca da obtenção de uma musicalidade o mais natural possível? Ou o interesse é sempre estar à procura de coisas novas com o intuito de testar e comparar?

Durante esse processo de descoberta e aprendizado, criou-se a afinidade com marcas, modelos, acessórios, produtos, lojas e especialmente com indivíduos. Por uma razão ou outra, todos nós optamos por uma configuração que reflete as nossas decisões, tanto racionais, quanto emocionais.

Quando lendo este artigo, o remete às emoções vivenciadas como consumidor, este será um fator interessante quando discutirmos sobre a experiência e as expectativas quando visitar estabelecimentos especializados para a compra e venda de produtos.

Descobrindo e Conhecendo

Em geral, procuramos lojas quando: há a presença de capital disponível para investir no hobby, há a percepção, subjetiva ou objetiva, da necessidade de realizar um upgrade no sistema, adquirir acessórios e, talvez, haja a necessidade de resolver um problema que exija a opinião de um profissional da área.

Quando realizando uma busca online por lojas e resultando uma lista extensa, decidir qual deve ser investigada mais profundamente torna-se mais difícil invés de mais fácil: em geral, nos websites destas, todas as introduções afirmam veementemente que o estabelecimento é o melhor do ramo, com profissionais aptos de aconselhar de acordo com as necessidades cliente, e com altos níveis de profissionalismo.

Reduzindo e triando a lista das lojas que estão mais perto, resta ainda a dúvida da qualidade e idoneidade destes estabelecimentos. Seguimos então a ler as resenhas de websites agregadores e redes sociais, e depois considerar quais merecem uma visita e o investimento em tempo, e talvez financeiro. Com as visitas virtuais resultando, ou não, em uma compra online, e eventualmente uma presencial com o intuito de conhecer o pessoal do estabelecimento e decidir se este tornar-se-á um recurso para futuras compras, ou não. Geralmente esse processo resulta em bons candidatos para uma primeira visita, mais ainda quando um indivíduo, como eu, não é expert no assunto.

Outro método que é mais trabalhoso, mas extremamente prazeroso, é visitar os shows de áudio organizados pelos estabelecimentos. Não só notamos a seriedade destes, mas também aprendemos quais são as marcas e produtos que estão disponíveis, e há oportunidade de conhecer os representantes locais dessas marcas. Observamos então, o comportamento dos representantes em relação ao entusiasmo dos clientes em potencial. O interesse é somente focado na venda dos produtos? Ou há o interesse em criar uma relação de longo prazo com os clientes? São nesses momentos que há a apresentação da possibilidade de formação de uma conexão emocional.

Visitando

Outra oportunidade de formar uma conexão emocional é quando, finalmente, o ato da visita ao estabelecimento é decidido, ao entrar nota-se a apresentação, a atmosfera, a reação do representante, e finalmente o quanto há o interesse em cativar o visitante como um novo cliente.

The Hifi Studio. Number One

Em existência de 1982, localizada em Leiden, a loja tem uma apresentação elegante e sofisticada. Ao entrar há a sensação de que carros de luxo estão à venda. O showroom é impecável, com marcas conhecidas de áudio hi-end, desde Accuphase até van den Hul. Há duas salas dedicadas para sessões de escuta, uma para áudio estéreo e outra para home theater. A equipe é atenciosa e educada, com conhecimento focado nas marcas que lá estão à venda.

Não é oferecida a oportunidade de emprestar produtos para testes, entretanto há a possibilidade de marcar sessões privativas com o sistema configurado de acordo com as especificações do cliente, contanto que sejam as marcas do portfólio. Na questão de trocas e permutas, a loja não oferece esse recurso explicitamente. O serviço de compras online é limitado, inclusive com algumas páginas faltando. É importante ressaltar que a visita ao estabelecimento é muito mais interessante do que encomendar produtos pelo website.

A Number One organiza anualmente um grande evento de áudio em um dos hotéis em Leiden, e na edição de 2019 utilizou uma grande porção da área térrea do Holiday Inn em Leiden, com salas dedicadas às marcas e representantes. Adicionalmente, eventos de demonstração são organizados em parceria com algumas das marcas: por exemplo, a Dynaudio apresentou as caixas acústicas Confidence 50 e a Evoke 10, alimentadas por eletrônica da Accuphase. Durante o evento, os clientes não só podem escolher as músicas que lhes convém, mas também interagir com o representante da marca.

HiFi Klubben

Com lojas na Alemanha, Dinamarca, Holanda, Noruega, e Suécia, a empresa oferece desde as marcas Audeze até Unnu. A loja localizada em Haia é repleta de produtos e marcas hi-end, valendo a pena investir uns momentos adicionais para conhecer a equipe de vendas. O website oferece uma grande gama de opções de compra, fazendo com que a pesquisa seja fácil e conveniente.

Infelizmente não houve a possibilidade de avaliar se esta loja estava interessada em criar um vínculo com o cliente.

Listening Matters

Também localizada em Haia, a loja tem uma belíssima fachada e interior, operando com marcas de alto nível de equipamentos de áudio, abrangendo desde Audeze até Zanden. A equipe tem um grande conhecimento agregado, com especializações em equipamentos, acústica e eventos.

Esta também não oferece a oportunidade de emprestar produtos para testes, entretanto há a possibilidade de marcar sessões privativas. O mesmo no que se refere à questão de trocas e permutas. O serviço de compras online é abrangente e vasto, com caixas acústicas, fontes digitais e analógicas, amplificação, cabeamento e mobília. Curiosamente, eles oferecem sistemas prontos chamados de “supersets”, o que chama a atenção é com caixas da Wilson Audio, amplificador da Dan D’Agostino, streamer da Grimm Audio e cabos da Transparent. Semelhante à Number One, esta organiza eventos de demonstração, sessões de audição, workshops e cursos de sensibilidade musical.

O website é completo e com toda a linha de produtos disponível. Esta demonstra que está interessada em criar um vínculo com o cliente, é definitivamente uma loja que deve ser considerada para uma visita.

Rik Stoet

Presente há mais de vinte e três anos, localizada em Haia, a loja tem um pequeno showroom repleto de aparelhagens e produtos, dando a impressão que acabaram de ser descarregados pela transportadora, com marcas desde Audiolab até Vienna Acoustics. Durante a visita havia um só atendente, que não era o Rik Stoet, que limitou-se a cumprimentar uma vez que entra-se na loja, mas infelizmente não foi atencioso para estabelecer uma conversa. Devido a limitada interação com atendente, não se sabe se há uma política de empréstimos de aparelhos para testes, ou de troca e permuta para aquisição de novos. Eles apareceram brevemente no final do vídeo da Analog Planet, cobrindo o High-End Show de Munique em 2019.

O serviço de compras online é vasto, com dois websites especializados, um para equipamentos e outro para discos e acessórios. Nem todos os produtos são de pronta entrega – apesar de listados no website e declarados em estoque, alguns produtos têm um tempo de espera entre uma e quatro semanas. Essa loja não demonstrou interesse algum em criar uma relação com a clientela, a impressão é que se o cliente compra algo, muito bem. Se não compra, também está bem.

iEar’

Com duas localidades, Tilburg ao sul e Amsterdã ao norte, as lojas têm uma excelente apresentação com vários ambientes de audição e uma atmosfera refinada. O showroom é esmerado, com marcas desde Advance Paris até Vivid Audio. A equipe é atenciosa e interessada, com conhecimento das marcas disponíveis para venda.

Não é possível o empréstimo de produtos para testes, mas há a possibilidade de marcar sessões privativas com sistemas configurados de acordo com as especificações do cliente. Essa é uma das poucas lojas que oferecem a possibilidade de trocas e permutas, entretanto não está claro o quanto é oferecido pelos equipamentos usados.

Esta organizou um evento de grande porte em um estádio de futebol, Willem II Stadion, em Tilburg no ano passado, ocupando todos os cômodos disponíveis na localidade, dedicados às marcas e representantes. Também há eventos de demonstração realizados nas duas lojas.

A iEar’ tem um excelente serviço online de compras com curto prazo de entrega e preços competitivos. Essa loja também demonstra que está interessada em criar um vínculo com o cliente, é definitivamente uma loja a ser visitada.

Audio Expert

Situada na charmosa ‘s-Hertogenbosch, e ao lado da catedral de Sint Jan, esta loja é certificada de idoneidade para compras online, e nos últimos cinco anos recebeu o prêmio de melhor empreendimento de comércio de áudio e vídeo, assegurando ao consumidor uma agradável experiência de compra sem dores-de-cabeça e aborrecimentos. O showroom é elegante, de bom gosto, e bem organizado, com temas de produtos dos mais acessíveis até os de topo de linha. A sala de audição tem a acústica acertada e um grande acervo de aparelhagem para testes. A segunda sala é dedicada ao uso de testes de sistemas de home theater. Entre as várias linhas de produtos high-end, algumas das marcas lá encontradas são Dynaudio, KEF, McIntosh, Rega e Yamaha.

Essa loja tem uma presença online muito forte também, com curto prazo de entrega e preços extremamente competitivos. Entretanto, quando visitá-la, a experiência é sensacional: fundada por Ronnie Smits e Peter van Tuyl, a Audio Expert é fora da curva quando se trata de atendimento ao cliente. Quando lá, o cliente é tratado com extrema atenção e gentileza, não há pressa para efetuar uma venda: o cliente tem todo o tempo para escutar, analisar e considerar os produtos em análise.

É possível o empréstimo de produtos para testes, dado que as partes estejam de comum acordo, e a possibilidade de marcar sessões privativas com sistemas configurados de acordo com as especificações do cliente. Essa também é uma das poucas lojas que oferecem a possibilidade de trocas e permutas, com uma boa valorização na troca. Nota-se certamente o interesse de estabelecer uma relação de longo prazo com o cliente.

Essa loja demonstrou claramente que está interessada em criar um vínculo com o cliente, cativando os visitantes na primeira visita e certamente estimular visitas posteriores, seja para um acessório ou equipamento de grande porte. Essa loja deve ser categoricamente visitada, e com a garantia de uma experiência incrível.

Características em Comum

Preços e impostos são extremamente regulados, logo quando procurando por produtos high-end a variação é da ordem de 5% no melhor dos casos. O diferencial é realmente na prestação de serviço, cobrança ou não de frete, e a assistência pós-venda.

Quando visitando os showrooms, nota-se claramente que a ênfase é na venda dos produtos com impacto visual e não necessariamente na avaliação do som reproduzido. Por exemplo, uma sala com caixas Dynaudio Confidence 50 e amplificação Accuphase sem acerto: apesar da iniciativa, o som resultante não causava a reação desejada de efetuar uma venda. Por outro lado, quando visitando a Audio Expert, o teste da Dynaudio Contour 60i com amplificação McIntosh e fonte digital da Rega, resultou numa experiência muito melhor. Nesse caso, o acerto do equipamento e da sala foi levado em conta.

Mercado de Usados

O mercado informal de usados é extremamente agressivo, acha-se ofertas com preços até 50% do valor original. Mas sempre sem garantia de funcionamento. Tive a sorte de encontrar indivíduos com extremo bom senso e boa educação no que se refere a comprar e vender produtos. Por outro lado, lojas oferecendo usados são difíceis de achar, tanto que a única que encontrei cobra preços tão caros que vale mais a pena comprar produtos novos. Outras focam-se mais em produtos muito antigos ou que sejam da classe hi-fi e não high-end.

No caso de trocas e permutas, o valor oferecido pelas lojas no equipamento antigo é tão baixo que chega a ser ofensivo. O mais comum é o proprietário do produto anunciar e tentar vender no mercado informal online. Em geral, dar um produto como base de troca é o último artifício, caso a venda privada não seja possível. Sempre há exceções à regra: tive a oportunidade de passar um par de Dynaudio Audience 42, com os pedestais, na compra de um novo par de caixas, com um excelente valor de troca.

Criando um Vínculo

Um termo erroneamente usado por empresas e organizações é ‘parceria’, teoricamente significando que ambos o comprador e vendedor estabeleçam uma relação econômica mutuamente benéfica. O comprador gasta parte do orçamento com produtos e serviços provenientes de um vendedor que se compromete em oferecer o melhor preço, com altos níveis de qualidade e prestação de serviços de pré e pós-venda. A resultante é uma relação de confiança.

Entretanto, no que se refere a consumidor e vendedor no âmbito pessoal, a falta de paciência é tanta da parte do vendedor, que sérios erros táticos são cometidos: ao entrar numa loja, a presença do consumidor mal é reconhecida, nem mesmo quando este se aproxima da equipe de vendas para pedir auxílio. O interesse do vendedor não passa de registrar a venda de um produto, seja de 2 Euros ou 2000 Euros, com o mínimo esforço e de preferência sem esforço algum. Essa experiência não é só degradante ao consumidor, mas um vínculo de confiança nunca é estabelecido. O consumidor não é cativado e nem conquistado a voltar para compras posteriores, resultando tragicamente em uma oportunidade perdida. Felizmente essa dinâmica não é generalizada, e com raras exceções algumas lojas e indivíduos oferecem uma experiência de consumo agradável resultando num vínculo mútuo de confiança.

Por outro lado, existem lojas com equipes de venda que exibem tal entusiasmo e paixão por música e áudio, que chegam a nos estimular a aprender e descobrir mais sobre o assunto em pauta. Logo, a lista é pequena, mas viável. Quando encontrar um desses, cultive-os e mantenha-os, pois o benefício será tanto para você, o consumidor, quanto para a parte do vendedor, resultando em uma relação duradoura e próspera.

Conclusão

Quando visitar lojas, faça a lição-de-casa: pergunte sobre os serviços disponíveis, audições, testes, consultoria, trocas, financiamento e outros afins. Deixe claro que não só você deseja ser bem atendido, mas também, e de preferência, enriquecer o seu conhecimento durante a visita. Adicionalmente, como consumidores, devemos manter as expectativas sob controle: almejar a recuperação de oitenta a noventa por cento do valor do equipamento na base de troca não é realista. Mas negociar por uma porcentagem acima dos trinta certamente é possível.

Manter um diálogo apropriado com a parte do vendedor, mantendo as expectativas aceitáveis para ambos, ajuda no estabelecimento de uma relação de confiança.

Lojas Mencionadas
  1. The HiFi Studio. Number One
    Korevaarstraat 2 E-F, 2311 JS, Leiden
    www.number-one.nl
  2. HiFi Klubben
    hifiklubben.com
  3. Rik Stoet
    Elandstraat 9, 2513 GL, Den Haag
    www.rikstoet.nl/index/home.html
    www.vinylvinyl.nl
  4. iEar’
    Beethovenstraat 9-b, 1077 HL, Amsterdam
    St. Ceciliastraat 28, 5038 HA Tilburg
    www.iear.nl
    audioshowiear.nl
  5. Audio Expert
    audioexpert.nl

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *