AUDIOFONE – Editorial: OUÇO MÚSICA APENAS NO CELULAR, PRECISO INVESTIR EM UM BOM FONE?

AUDIOFONE: JBL CLUB PRO+TWS: ALTO DESEMPENHO INSPIRADO POR MÚSICOS PROFISSIONAIS
abril 15, 2021
Discos do Mês: NEW AGE, PROGRESSIVO ELETRÔNICO & TRILHA SONORA
abril 15, 2021

Eis a consulta que mais recebemos dos novos leitores, desde a primeira edição da Audiofone. E a resposta é sim! Precisamos investir no fone que tenha o melhor equilíbrio tonal possível! Pois se não o fizermos, estaremos perdendo o melhor da música e, pior, danificando nossa audição. Trata-se muito mais que uma escolha inteligente, é uma atitude obrigatória! E não importa se você escuta uma hora de música por dia no seu celular, ou quatro a seis horas. Como é uma pergunta recorrente, significa que necessitamos continuar insistindo nessa questão até que todos os nossos novos leitores se conscientizem da importância de investir em um bom fone, que permita ouvir em volumes seguros e desenvolver a percepção de notar nuances e detalhes da música, que em um fone ruim, jamais serão notados! Um fone sem equilíbrio tonal exige que ouçamos muito mais alto e, consequentemente, temos fadiga auditiva muito mais rápido – e irreversível. Pois quando os primeiros sinais de zumbido chegam, já estamos com a nossa audição comprometida.

Então, a primeira dica: saiba a procedência do fone que você está comprando e jamais compre fones em camelôs ou lojas que só trabalham com produtos falsificados (para saber se é ou não um produto falsificado, basta comparar preços, pois como diz o ditado popular: o barato sempre sai caro).

A segunda dica: ouça o fone que está comprando em seu celular, e mantenha o volume no celular dentro do que é estabelecido pela OMS – os celulares mais modernos indicam quando você passou do volume adequado. Se, para ouvir as baixas frequências, você tiver que aumentar o volume para níveis acima do recomendado, esqueça este modelo.

Como sempre digo, você não precisa ter um “ouvido treinado” para perceber que o fone não tem um bom equilíbrio tonal, pois no momento que você escuta um correto, percebe instantaneamente que as frequências ganham maior inteligibilidade, mesmo em volumes reduzidos, e o conforto auditivo é imediato. Os leitores que nos relatam terem investido em fones de qualidade, nos contam como seu prazer em ouvir sua música aumentou exponencialmente! E todos eles entenderam que fones com correto equilíbrio tonal não custam barato, mas também não custam uma fortuna (a partir de 400 reais já existem fones decentes, e os melhores se encontram na faixa de 700 a 2.500 reais), são mais caros, mas valem cada centavo investido, e podem ser seu fone por muitos e muitos anos, desde que bem cuidados. E, o mais importante: são sua garantia de uma audição perfeita pelo resto da vida!