AUDIOFONE – Teste 1: FONE DE OUVIDO BLUETOOTH JBL CLUB PRO+ TWS

TOP 5 – AVMAG
junho 15, 2021
AUDIOFONE – Editorial: TODOS TEMOS NOSSAS FAMOSAS LISTAS DOS MELHORES FONES DE OUVIDO
junho 15, 2021

Juan Lourenço
revista@clubedoaudio.com.br

A JBL, líder mundial em fones de ouvido e caixas de som Bluetooth, nos cedeu para avaliação o seu novo fone intra-auricular Club Pro+ TWS (True Wireless Stereo), um fone de ouvido Bluetooth Premium com cancelamento de ruído adaptativo, que promete entre outras coisas um som refinado e mais audiófilo.

O fone vem recheado de novidades, e algumas delas são muito aguardadas desde o Live300 TWS, como duração da bateria de até 32 horas de uso, carregamento sem fio e drives de 6,8 mm. A certificação IPX é de classe 4, resistente a gotas d’água (chuva fina) e suor, uma classificação menor que a do Live 300 TWS, mas que na prática não muda nada entre os dois fones em termos de proteção contra líquidos, até porque aqui o foco é na qualidade da reprodução musical, o que sempre aumenta bastante os custos.

O Club Pro+ TWS possui Bluetooth 5.1 e drivers de 6.8 mm com resposta de freqüência de 10 Hz a 20 kHz, dando uma boa folga para lidar com todas as frequências. Possui interação com os assistentes pessoais Alexa, Siri e outros. A bateria do fone possui
55 mAh e dura até 8 horas de reprodução contínua, já o case possui 660 mAh e mais 24 horas de bateria. Mesmo com esta boa potência, o case é bastante leve, e não incomoda carregá-lo.

A embalagem externa é feita em papel cartão com ótima impressão, padrão que já estamos acostumados com a JBL. É pequena e resistente, e dentro dela encontramos o case com o fone, cabo USB tipo C (não acompanha carregador) e adaptadores feitos em silicone que se ajustam ao ouvido nos tamanhos P M G, além do manual de instruções e encartes.

O case tem ótima sensação ao toque, não escorrega e nem fica grudando no bolso da calça quando requisitado. A espessura do material me parece mais confiável que no Live 300, que passa uma sensação oposta. O carregamento também é mais rápido e o LED indicador não agride os olhos. Uma coisa bacana é o modo de pareamento: basta abrir o case que aparecerá o fone no seu celular ou dispositivo de reprodução. O pareamento aconteceu de primeira em todos os aparelhos que tentei.

O app My JBL, disponível nas principais lojas de apps, é muito fácil de usar e conta com vários ajustes pré configurados, o que facilita muito na hora de ajustar o som.

A configuração dos assistentes pessoais, como Siri, Google Assistente e Alexa, são bastante intuitivos também, não há o que errar. Atender e efetuar chamadas telefônicas também é super fácil – os três microfones embutidos cancelam o ruído externo melhorando a clareza na voz e o entendimento da dicção, tornando as conversas ainda mais agradáveis.

COMO TOCA

Para o teste utilizamos celulares Samsung S10+ e Apple iPhone 8, e DAP Astell & Kern modelo KANN.

Por ser um fone mais refinado, exige do proprietário um pouco mais de paciência com o amaciamento – ele toca levemente engessado e duro no início. Após 50 horas ele estabiliza, e então se pode desfrutar de todo o seu potencial.

Ele realmente se mostra melhor na execução de músicas mais complexas, como Jazz, blues, bossa nova e música de câmara, que o Live 300, evidenciando sua qualidade. Não chega a ser um salto, mas é perceptível. Esta superioridade também se traduz em uma maior compatibilidade com estilos musicais mais agressivos, como rock e hip-hop. Seu grave é vigoroso sem ser exagerado. Aliás, ele não soa nada exagerado neste quesito, privilegia um pouco a região média, como a maioria dos fones fazem.

Para quem está acostumado com ‘somzão’, ‘gravão’ e tudo ‘ão’, este fone pode não agradar, embora seu desenvolvimento tenha sido observado por DJs. Inclusive, no app My JBL tem equalizações personalizadas por Armin Van, Ryan Marciano, Sunnery James e outros – tiveram a sensibilidade de não dar ênfase a um estilo musical ou outro. Ele é mais equilibrado e flat que o normal para este estilo de fone, até para a JBL.

Agradou-me bastante utilizá-lo no dia a dia, é confortável e não fica caindo frequentemente da orelha. Os sistemas Talkthru para volume baixo em ambientes quietos e Ambient Aware para ambientes mais ruidosos, ajudam bastante a equilibrar as audições de acordo com o ambiente, e o cancelamento de ruído adaptativo fecha com chave de ouro.

Não diria que o Club Pro+ é discreto – seu tamanho não permite. Talvez os projetistas não tivessem opção para abrigar drivers de 6,8 mm e uma bateria tão potente, ainda sim fizeram um ótimo trabalho com as formas e a cor preta, sendo possível passar despercebido na orelha.

CONCLUSÃO

Os smartphones são bons pares para o JBL Club Pro+. Ele meio que ignora um pouco das deficiências dos celulares, e isto é um grande trunfo. Mas quando acompanhado de uma boa fonte, ele realmente brilha mostrando melhor seu refinamento e beleza nos timbres. É incrível que, mesmo por Bluetooth, uma boa fonte faz toda a diferença, talvez não seja a intenção da maioria dos futuros compradores carregar mais um aparelho na mochila, muito embora os DAPs estejam em alta, mas se quer extrair mais qualidade de suas músicas com o JBL Club Pro+ TWS, ele te permite ir além.


PONTOS POSITIVOS

Sonoridade equilibrada na medida certa. O case oferece 24 horas de bateria extra, além das 8 horas no fone.

PONTOS NEGATIVOS

Não há.


ESPEFICICAÇÕES
Versão do Bluetooth5.1
Driver (mm)6.8
Sensibilidade do driver a 1kHz1mW (dB)102
Resposta de frequência dinâmica10 Hz – 20 kHz
Impedância de entrada (Ohms)16
Peso (g)13.7
Perfis bluetoothA2DP V1.3, AVRCP V1.6, HFP V1.7
Faixa de frequência do emissor bluetooth2400 – 2483.5 MHz
GFSK de modulação do emissor bluetoothGFSK, x001F/4 DQPSK, 8DPSK
Potência de emissão de bluetooth< 9.5 dBm (EIRP)
Tipo de Bateria3.7 V, 55 mAh
Tempo de carregamento (h)2
Tempo máximo de reprodução de música com ANC desligado (h)8
Tempo máximo de reprodução de música com ANC ligado (h)6

FONE DE OUVIDO BLUETOOTH JBL CLUB PRO+ TWS
Conforto Auditivo 6,5
Ergonomia / Construção 6,0
Equilíbrio Tonal 7,5
Textura 7,5
Transientes 7,5
Dinâmica 7,5
Organicidade 7,5
Musicalidade 7,5
Total 58,0
VOCAL
ROCK, POP
JAZZ, BLUES
MÚSICA DE CÂMARA
SINFÔNICA
PRATAREFERENCIA



JBL
www.jbl.com.br
R$ 1.200

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *