Teste 1: PRÉ DE PHONO GOLD NOTE PH-1000
outubro 15, 2021
AUDIOFONE: FONES ADIDAS PARA ESPORTISTAS COM PROTEÇÃO CONTRA SUOR
novembro 12, 2021

Juan Lourenço
revista@clubedoaudio.com.br

[layerslider id=”58″]

Nesta edição testamos a nova cápsula para toca-discos Prestige Gold 3, da Grado Labs. A série Prestige é uma das mais famosas da Grado, e também uma das mais longevas. A Gold é a topo da série Prestige e, nesta atualização que fizeram, a parte estética não mudou, mantendo o mesmo corpo plástico, mas internamente houveram sensíveis mudanças na bobina a fim de refinar ainda mais sua sonoridade. A Prestige Gold 3 é uma cápsula tipo MI (Moving Iron) com resposta de frequência de 10 Hz a 60 kHz, separação de canais em 1 KHz de 35 dB, carga de entrada de 47 kOhms e saída (à 1 KHz 5CM / seg) de 5 mV. O tracking force recomendado é de 1,5 gramas, e resistência interna é de 475 Ohms e peso de 5,5 gramas.

Como em todas as cápsulas Gold anteriores, a Gold 3 possui um ímã duplo que otimiza o equilíbrio entre os canais estéreo, e o cantilever OTL (Linha de Transmissão Otimizada) de quatro peças, com diamante elíptico, resgatam toda a informação contida nos discos, de forma precisa e muito musical.

O sistema de fixação por parafuso e porca continua o mesmo – particularmente não gosto, mas isso não desabona a cápsula em nada. A embalagem é bastante segura, nada pomposa, mas eficiente na proteção da cápsula. Tão pequena, a embalagem ocupa tanto espaço quanto um bom isqueiro no bolso.

COMO TOCA

Para o teste, utilizamos os seguintes equipamentos. Amplificador integrado Sunrise Lab V8 Special Signature. pré de phono Sunrise Lab The Phono Stage II. Fonte: toca-discos de vinil Timeless Audio CERES com braço SME V. Cabos de interconexão: Sunrise Lab
Reference II e Sax Soul Cables Zafira III.

A Grado Gold 3 utilizou 1.5 g de peso, ajuste do anti-skating no SME V ficou em 1.5 também. Seu amaciamento foi de 45 horas, e após este período não houveram mudanças significativas.

Iniciamos com o disco Black Light Syndrome, de Bozzio Levin Stevens, com ótima extensão em toda a faixa de frequências, o grave desembolado e bastante articulado. A região média não salta à frente, mantendo-se comportada o tempo todo. A cápsula mostrou uma textura maravilhosa, uma série de detalhes brotam com ótimo transiente. É até engraçado, pois este ponto já era muito bom na Gold 2, e com a Gold 3 isso se acentuou, mas de forma mais ampla e com uma folga extra adicionando ainda mais prazer nas audições.

Pegando mais um disco que ouvimos na Gold 2, desta vez o Jeff Beck – Truth, ficou claro a evolução na folga trazida pela melhora nas bobinas da Gold 3 – é mais fácil entender os fraseados. A bateria não endurecia na Gold 2, mas ficava no ‘fio da navalha’, com a Gold 3 ela passeia com transientes muito rápidos e texturas bem melhores. Os ataques também melhoraram bastante e é possível ‘sacar’ melhor os reverbs.

Os agudos, que eram uma queixa minha na Gold 2, nesta nova versão possuem o mesmo grau de extensão das outras partes, graves e médios. O médio-grave também melhorou muito, adicionando uma suavidade interessante na transição para os médios.

CONCLUSÃO

A Grado mantém o alto nível e o compromisso com a musicalidade em sua nova queridinha, a Prestige Gold 3. Os pontos que foram melhorados são exatamente os que, na Gold 2, eram menos favoráveis. Ponto positivo para a casa do Brooklyn.


PONTOS POSITIVOS

Mantém a mesma ótima construção e acabamento. Mais equilibrada que sua antecessora. Muito silenciosa ao trilhar discos.

PONTOS NEGATIVOS

Os parafusos de fixação exigem porca externa e ficam muito próximos do corpo de metal da cápsula.


ESPECIFICAÇÕES

Resposta de frequência10 Hz – 60 kHz
Tipo de cápsulaMI
Separação de canais em 1 KHz35 dB
Carga de entrada47 kOhms
Saída a 1KHz 5CM / seg5 mV
Tracking force recomendado1,5 g
Indutância interna45 mH
Resistência interna475 Ohms
Substituição do conjunto da agulhaSim
Peso5,5 g
CÁPSULA GRADO PRESTIGE GOLD 3
Equilíbrio Tonal 10,0
Soundstage 10,5
Textura 10,0
Transientes 10,0
Dinâmica 10,5
Corpo Harmônico 10,5
Organicidade 10,5
Musicalidade 10,5
Total 81,5
VOCAL
ROCK, POP
JAZZ, BLUES
MÚSICA DE CÂMARA
SINFÔNICA
DIAMANTEREFERENCIA



KW Hi-Fi
(11) 95422.0855
(48) 3236.3385
R$ 2.200

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *