Teste 3: CAIXA ACÚSTICA COAXIAL SEM FIO CABASSE THE PEARL AKOYA

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Teste 2: PRÉ DE PHONO HEGEL V10
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Juan Lourenço
revista@clubedoaudio.com.br

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A célebre fabricante francesa Cabasse, apresentou recentemente a caixa sem fio The Pearl Akoya, uma versão menor da caixa sem fio The Pearl. A Pearl Akoya mede 22 cm de diâmetro e pesa 6 quilos, uma boa relação tamanho/peso que, certamente, contribui para o resultado sonoro.

Naturalmente, a engenhosidade e o DNA Cabasse estão enraizados na pequena Pearl Akoya- seu sistema tri-coaxial composto por tweeter e falante de médio BCI de fibra de carbono, perfeitamente alinhados medindo 13 cm e 300 W RMS / 600 W de pico, e um woofer de 17 cm HELD na parte de trás com 450 W RMS / 900 W de pico, também em fibra de carbono.

A Cabasse diz que a Pearl Akoya é ideal para ambientes de 20 a 32 metros quadrados. Com essas especificações acima, devo dizer que estou curioso para pôr à prova esta afirmação. Para firmar ainda mais seu compromisso com o design e extremo bom gosto, a caixa acústica Pearl Akoya vem com um controle remoto lindíssimo, de um desenho elegante simples e bastante funcional.

ecebemos da Impel uma embalagem contendo um par de caixas acústicas Akoya e, como elas podem ser utilizadas separadas, ou seja, uma para cada ambiente, ou em modo estéreo, cada caixa acústica veio com um controle remoto – assim quem quiser fazer várias zonas com várias caixas Akoya pode abrir o sorriso, pois é perfeitamente possível. Ou, se mantiver em estéreo, basta um controle remoto para operar as duas caixas.

O pacote de conectividade fica por conta das entradas Ethernet via cabo, WiFi, Bluetooth, SPDIF Ótico, P2 Analógico (3.5 mm com outra ponta RCA), e micro USB (padrão de celular anterior ao USB-C) para conectar pendrive ou disco rígido externo. Completando o pacote de versatilidade, a caixa acústica vem integrada aos serviços de streaming mais utilizados do momento, como Spotify, Tidal, Qobuz Deezer e Napster, e também possui rádios por internet e Apple Air Play 2, todos implementados diretamente no aplicativo StreamCONTROL para Android ou IOS. Seu DAC interno é capaz de processar áudio de até 32-bit/768kHz, oferece controle de voz, multiroom e calibração automática muito parecida com os sistemas encontrados em receivers de última geração, com uma ótima sacada: não precisa de microfone! Com este recurso o usuário pode calibrar as especificações da caixa acústica de acordo com o ambiente, regulando parâmetros de equalização e SPL. A alimentação vai de 100 a 240V (50/60Hz, 6A). Para completar a alegria geral da nação audiófila, a Cabasse teve o cuidado de colocar a entrada de alimentação padrão IEC tão utilizado pela comunidade do áudio hi-end. Acompanham a caixa acústica um cabo Ethernet e um cabo de alimentação para cada caixa – não é o borrachão nem o top de linha: é um cabo bonito e bem confeccionado com contatos de qualidade, porém houve um equívoco, nos enviaram o cabo padrão europeu que não encaixa no padrão brasileiro muito menos no americano que estamos acostumados. Não sei se toda a importação veio assim, ou se foi apenas este par que veio para testes. Mas, só de possuir entrada IEC padrão já nos permite utilizar os cabos de energia mais sofisticados sem problemas. E com ganhos audíveis!

A Pearl Akoya vem em uma embalagem de papelão duplo bastante resistente. Dentro dela as caixas estão embaladas em outra caixa individual e dentro desta embalagem vem o case injetado rígido onde as caixas estão acomodadas. É um verdadeiro ‘Kinder Ovo’.

omo é de se esperar, pela ótima reputação da Cabasse em superar as expectativas até nos mínimos detalhes, o case é digno dos melhores cases de capacetes da renomada marca francesa SHARK, ou da italiana AGV – é daqueles cases que parece que você está levando algum acessório luxuoso para uma quadra de tênis badalada, vestido como manda o figurino francês.

A instalação é muito fácil e intuitiva. O ajuste é feito uma caixa por vez – se escolher fazer via wireless geralmente vai fácil, mas como sabemos há perdas na qualidade de áudio, se preferir fazer por cabo então é praticamente automático, é preciso se atentar para fazer todas as conexões antes de ligar a caixa, e se por acaso se esquecer de ligar os cabos de rede, geralmente é aí que começa o engasgo, e uma delas pode não reconhecer por cabo e ficar uma por cabo e outra wireless, como aconteceu comigo. Daí só ‘resetando’, o que não é um problema, pois o botão está ao lado da entrada ótica. Dê preferência por cabos de rede audiófilos – as caixas são sensíveis e respondem bem à qualidade dos cabos de rede. E, além disso, elas merecem!

Por falar em entrada ótica, não precisa duplicar os cabos, como por exemplo dois cabos óticos para as duas caixas. Escolha uma delas, e as duas conversarão normalmente.

Ao tentar sincronizar com a TV, um irritante delay de mais de quatro segundos insistia em tirar minha paz. Tentei pela entrada P2 e o efeito era o mesmo. Mexi no atraso de milissegundos e nada! No App em configuração ‘analog e optical input’, existe o modo hi-fi, low latency e TV/direct. Achei que o TV/Direct daria certo, e nada! O sincronismo com a imagem só ocorreu quando utilizando o modo ‘low latency’. Foi uma dor de cabeça tentando ajustar isso, e fazer a caixa direita ser a do lado direito mesmo. Após uma espairecida com um bom café, voltei ao App, fui em Players, canto superior direito abre as configurações, ícone de engrenagem, dashboard, zoning – e lá é possível configurar qual caixa será esquerda ou direita, volume individual de cada uma delas, bem como modo stereo, que no meu entender não faz muito sentido ter a opção quando acionado este modo, pois o palco muda e parece que as caixas estão invertidas. No manual não explica nada sobre isso.

COMO TOCA

Para o teste, utilizamos as duas caixas Pearl Akoya tanto em modo estéreo, como em modo mono com cada caixa em um ambiente diferente, utilizando os streamings de música Tidal e Spotify pelo App Cabasse, saída ótica da TV ligada à caixa acústica. Também utilizamos celulares Samsung S10+ e iPhone 8 Plus.

A Pearl Akoya não foge a regra do amaciamento. Suas primeiras músicas soam magras e sem extensão, e à medida que os falantes vão se soltando, a formação de palco melhora bastante.

Sem a correção automática, a caixa pede espaço para a parede de fundo, e uma boa distância entre elas. Ficam relativamente bem em estantes e prateleiras, e graças ao design tri-coaxial o palco se mantém amplo e alto. Mas quando colocadas em pedestais, a coisa fica realmente séria e a Akoya deu um enorme salto qualitativo. Não tivemos o pedestal original, mas com o pedestal Airon topo de linha com upgrades, a caixa saiu-se super bem. Ela possui uma ótima extensão de graves para uma pequena esfera de 22 centímetros, a transição para as outras frequências são suaves e limpas, o sistema coaxial funciona muito bem, e o ajuste temporal é excelente. Ela não escolhe estilo musical, e quando exigida ela toca atrevida, pulsante e musical.

Utilizando o modo de calibração automática, a caixa emite o swipe característico e modifica os parâmetros de acordo com a sala, contornando parte das limitações de espaço ou problemas da sala. O sistema funciona, mas não faz milagres – para quem busca fidelidade, não fica uma maravilha para estéreo, mas talvez seja melhor do que conviver com um grave retumbante apenas para satisfazer o lado purista.

Utilizando as caixas em modo mono, em ambientes diferentes, é possível escolher uma música para cada caixa, ou tocar a mesma música em ambas. O que me surpreendeu foi que não houve qualquer tipo de atraso ou corte no sincronismo das caixas, e elas continuaram divertidas e musicais. Tá, não é estéreo, mas é como ouvir música no carro: é pura diversão sem compromisso, mas com qualidade e sofisticação sonora.

A Akoya fala alto, tem porte e impõe uma assinatura sônica gostosa e sem fadiga – por este motivo é importante ter em mente que, por ser uma caixa acústica ativa, ela faz uso de dissipadores de calor. Não sei foi intencional, mas as estrias que circundam da base passando pela parte superior, que eu pensava ser um apelo estético, acabam agindo como um dissipador. Não posso afirmar que é, mas em volumes altos esquenta – não queima a mão, claro, mas dá alguns sustos nos desavisados. Diria que uma hora de audição em bom volume não dá para segurar a caixa nas mãos por muito tempo sem sentir-se incomodado. Por este motivo, o manual pede para não deixá-las em espaços confinados ou com pouca ventilação.

Como falei no início, a Cabasse fala que a Akoya dá conta de salas de até 32 metros quadrados. Diria que é verdade, que até 30 metros quadrados ela toca majestosa, mas daí em diante começa a faltar potência e litragem para domar as distorções. Ela também vai bem em espaços com 11 metros quadrados.

Voltando ao som, a pequena pérola dá conta de filmes sem problemas. Não dá para exigir graves subterrâneos, mas não faz feio, e a espacialidade do coaxial ajuda muito na imersão sonora, colocando as vozes e efeitos onde os atores estão na tela. As texturas dos efeitos sonoros também são um atrativo à parte.

A Cabasse mirou em um público sofisticado. Pessoas apaixonadas por design e amantes de música se encantarão por esta pequena pérola, definitivamente. Elas funcionam perfeitamente em apartamentos pequenos, quartos e áreas de convivência. Seu som encanta, mostra vivacidade e muita competência na execução de músicas complexas. Aos futuros apreciadores desta pérola, se puder adquirir o subwoofer, então, o pacote estará completo!


PONTOS POSITIVOS

Ótimo equilíbrio tonal e ótima organicidade. Acabamento sofisticado e de ótima qualidade. Pequena mas nunca ofuscada, se destaca em qualquer ambiente.

PONTOS NEGATIVOS

App não é muito amigável. Esquenta um pouco além da conta. Cabo padrão europeu que acompanha não serve para nada.


Nível máximo de volume sonoro• 115 dB em mono
• 121 dB em estéreo
Resposta de frequência30 – 27.000 Hz
Falantes• Médio & tweeter de 13 cm / 5” (coaxial BCI)
• Woofer de 17cm / 7” (HELD)
Potência do tweeter300 W RMS / 600 W de pico
Potência do médio300 W RMS / 600 W de pico
Potência do woofer450 W RMS / 900W de pico
ConexõesEthernet/WiFi, Bluetooth, SPDIF ótico, RCA analógico, USB para música em drives externos
Formatos de áudioMP3, AAC, WMA, AIFF, FLAC, ALACDAC 768 kHz / 32-bit
Multi-roomAlta resolução
Controle remotoControle Bluetooth programável
Compatibilidade Apple AirPlay 2Sim
Compatibilidade com serviços de streamingDeezer, Qobuz, Tidal, Spotify, Web Radio, Napster
Dimensões (L x A x P)22 x 22 x 22 cm
Peso6 kg
CAIXA ACÚSTICA COAXIAL SEM FIO CABASSE THE PEARL AKOYA
Equilíbrio Tonal 9,0
Soundstage 9,0
Textura 9,0
Transientes 9,0
Dinâmica 8,5
Corpo Harmônico 8,5
Organicidade 9,0
Musicalidade 8,5
Total 70,5
VOCAL
ROCK, POP
JAZZ, BLUES
MÚSICA DE CÂMARA
SINFÔNICA
OUROREFERENCIA



Impel
(11) 3582.3994
R$ 43.155

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