Audiofone – Editorial: ESCOLHER UM FONE COM FIO OU SEM FIO, EIS A QUESTÃO

março 7, 2022
Música de graça: TINY DESK (HOME) CONCERTS – NPR MUSIC
março 6, 2022

Essa é a dúvida mais recorrente que recebemos desde que lançamos a Audiofone. Leio muitas matérias a respeito, em mídias que não necessariamente são especializadas no assunto, e algumas são até bem interessantes pois abordam os prós e contras de cada modelo de maneira correta – mas o que sinto falta é a ênfase no que realmente importa: a qualidade sonora! Acho que precisa ficar claro ao consumidor que fones sem fio, por mais que estejam se tornando uma tendência (já que existem celulares que eliminaram as entradas de fones, o que acho um enorme equívoco), são mais caros e ainda não possuem a mesma qualidade sonora, em termos de performance, que um bom fone com fio. Fora questões relevantes, como manutenção, uso de bateria (que sofre desgaste e irá aposentar seu fone sem fio em algum momento) e o problema de latência, muito comum em fones sem fio, que é aquele delay entre a imagem de movimento labial e a chegada de voz aos nossos ouvidos (algo que para mim é incômodo quando estou assistindo a um show no YouTube). Esse é um problema que nenhum fabricante conseguiu ainda solucionar na tecnologia Bluetooth. Sem falar do problema de compatibilidade do fone de uma marca com o smartphone de outra marca (o que me parece que seria fácil de resolver, desde que se criasse uma norma para todos os fabricantes de smartphones). Então, quando os leitores recorrem a nós para ajudá-los, sempre colocamos essas questões para serem avaliadas antes da escolha do fone. E deixando claro que, se a questão central for realmente a performance, não tem muito o que definir. E, para os que desejam um fone para usar se exercitando, e se incomodam com o fio, que invista em um fone sem fio básico, apenas para essa atividade. Mas, para o resto do tempo de suas audições, escolha um bom fone com fio, pois ele ainda é superior sonicamente, e as opções – em várias escalas de preço – muito maiores. E os fabricantes de fones com fio vêm investindo pesado na fabricação de cabeamento mais maleável e fino, para que o usuário se sinta muito mais à vontade com seu fone de ouvido, em diversas atividades. O leitor atento às nossas avaliações mensais dos produtos enviados para teste, verá que um dos quesitos é justamente o de Ergonomia, e já colocamos em nota nesta edição com o produto testado, a avaliação também do cabo que vem com o produto, pois percebemos que esse é um item de grande relevância para o consumidor na atualidade.

Espero que você aprecie essa edição e continue nos enviando suas dúvidas e críticas para aprimorarmos cada vez mais a
Audiofone!