Vinil do Mês: FUMIAKI MIYAMOTO & NORIO MAEDA – BLUE RONDO (CBS/COLUMBIA, 1985)

Música de Graça: TINY DESK (HOME) CONCERTS – NPR MUSIC (parte II)
abril 6, 2022
Influência Vintage: AMPLIFICADOR INTEGRADO NAD 3020
abril 6, 2022

Todo mês um LP com boa música & gravação.

Gênero: Jazz

Formatos Interessantes: Vinil Nacional / Importado

Em minhas longas horas passadas sujando as mãos e respirando mofo, garimpando discos de vinil em uma infinidade de sebos e feirinhas, de várias cidades até, juntei à minha discoteca inúmeros discos que comprei porque me deixaram curioso – e porque foram baratos! É uma boa maneira de conhecer ‘nova música’ e descobrir grandes gravações (ou não… rs…). São decisões ‘informadas’ – pelo título, pelo estilo da capa, pelos artistas, pelos nomes das músicas, por puro instinto, e por um bom chute! Cheguei, assim, a ter uma variedade de capas lindas com música completamente desinteressante! rs…

Enfim, um dos que deu certo, dos que surpreenderam, foi o LP Blue Rondo, do oboísta Fumiaki Miyamoto, com o pianista Norio Maeda e uma banda de apoio (e ao revisar este texto, descobri que não falei que ambos são japoneses, e logo pensei em inserir um pouco de humor e dizer na cara dura que são, claramente, portugueses! rs..).

O LP Blue Rondo traz um oboísta clássico acompanhado de um prolífico pianista e arranjador de jazz, e com uma banda de apoio, que traz versões em jazz tradicional da música de Bach (este com uma levada de bossa nova), Michel Legrand, Nino Rota, Schubert, Dave Brubeck, Fauré, Ravel e até uma faixa – em versão instrumental – da trilha sonora do musical A Noviça Rebelde (uma que já foi gravada por inúmeras cantoras de jazz, nas últimas décadas).

A maior parte da carreira de Miyamoto foi dedicada à música clássica. Após estudar oboé na escola, no Japão, e depois dos 18 anos na Alemanha, Fumiaki Miyamoto tocou na Orquestra Municipal de Essen e depois na Sinfônica da Rádio de Frankfurt, chegando ao ápice na Orquestra Sinfônica da WDR, em Colônia, onde foi o primeiro japonês a ocupar a primeira cadeira do oboé em uma orquestra européia. Depois de 2000, voltou ao Japão, onde se tornou professor do Tokyo College of Music e, depois de 2007, aposentou o oboé e tornou-se regente de orquestra. E, nesse meio tempo, gravou uma série de discos, tanto de jazz quanto de música clássica, com obras de compositores como Mozart, Boccherini e Richard Strauss.

Seu acompanhante, neste disco, o pianista Norio Maeda, foi um compositor, arranjador e pianista de jazz no Japão, desde o final da década de 50 até seu falecimento em 2018.

E, completando a banda de músicos participantes de Blue Rondo, que foi gravado no Sunpearl Hall, em Tóquio, em 1983, estão: Yasuo Arakawa no baixo, Takeshi Inomata na bateria, e Sadanori Nakamure na guitarra.

Fumiaki Miyamoto

Para quem é esse disco? Bom, para todos os fãs de jazz bem tradicional, suave e descomprometido – e extremamente bem gravado!

A edição nacional tem um som muito, muito bom – chega a ser surpreendente – e pode ser encontrada com muita facilidade nos sebos e no Mercado Livre por menos de 50 reais em perfeito estado. Com muita sorte, ou alguém viajando, pode-se adquirir uma cópia americana ou, até, quem sabe, uma bela prensagem japonesa!

Bom abril! E música que não acaba mais!