Música de Graça: O PERCUSSIONISTA STEVE SHEHAN EM 3 MOMENTOS

novembro 6, 2023
Influência Vintage: CAIXAS ACÚSTICAS SONY APM-77
novembro 6, 2023

Música de graça mensalmente na Internet ao alcance dos nossos dedos!

No YouTube encontra-se muito conteúdo interessante para o melômano, vídeos de música ao vivo com qualidade pelo menos decente de imagem e som. Só ao vivo que você percebe o verdadeiro entrosamento entre os músicos, sua linguagem corporal e suas verdadeiras capacidades!

COMO E ONDE OUVIR

Através de um computador, smartphone ou smartTV, com bons fones de ouvido, ou conectados a um DAC no sistema de som, home-theater ou soundbar.

PARA QUEM SÃO AS SUGESTÕES DESTE MÊS?

Para todos o que gostam de jazz moderno com world music, percussão variada tocada de maneira bem criativa, acompanhada – em vários momentos – de uma variedade de instrumentistas, como teclado, piano, bateria, baixo (elétrico e acústico), cello, vozes (masculinas e femininas), violino, oud e flugelhorn – um som de instrumental complexo, rico em melodias e harmonias!

SOBRE STEVE SHEHAN

O percussionista, baterista e compositor Steve Shehan nasceu no estado da Virgínia, nos EUA, em 1957, filho de um nativo americano da nação Cherokee e uma mãe francesa.

Como membro do célebre Hadouk Trio, e por sua dedicação à mistura da worldmusic com o jazz, Shehan morou um tempo na Suécia para depois se radicar na França.

Além de seus trabalhos solo, e com o Hadouk Trio, e de uma discografia de mais de 10 discos, Shehan também já tocou em estúdio e como músico de apoio com vários grandes nomes, como Paul Simon, Bob Dylan, Sting, Leonard Bernstein, John McLaughlin, Brian Eno, Gipsy Kings, Ryuichi Sakamoto, Michael Brecker, David Rhodes, Peter Gabriel e Paul McCartney.

Steve Shehan & friends at the Alhambra (Paris) (2013, 84 min)

Neste vídeo profissionalmente captado e filmado, Shehan faz uso extenso do handpan, uma percussão de metal com bastante riqueza de timbres, no que é provavelmente o mais completo de seus concertos.

Gravado no Teatro Alhambra de Paris, em dezembro de 2013, o show tem como destaque o material do oitavo disco solo de Shehan, Hang With You (Naive Records, 2013), que traz influências da música e cultura de vários países, como Gabão, Mauritânia e Cuba.

Aqui ele chama seus amigos, e o show é acompanhado de vários instrumentistas e cantores da worldmusic, como Ibrahim Maalouf, Vladiswar Nadishana, Golshifteh Farahani, Darya Dadvar, Peter Herbert, Ugo Rabec, Jean-Daniel Glorioso, Nicolas Genet, Vladiswar Nadishana, Golshifteh Farahani, Christian Belhomme, Mathilde Chevrel, Steve Shehan, Ibrahim Maalouf, Nabil Othmani e Charles Lucas.

Steve Dossainville 4 juin 2016 (2016, 67 min)

Este vídeo é uma gravação amadora, com um iPhone, da ‘quase’ íntegra de um concerto de 2016, na cidade francesa de Dossainville, na região de Loiret. A acústica da igreja de St. Martin ajuda bastante o som da captura feita apenas pelo iPhone.

O vídeo dá uma boa visualização dos músicos tocando, e vale nem que seja somente pela música apresentada e a performance do grupo.

Shehan aqui é acompanhado por Christian Belhomme nos teclados, Jean Daniel Glorioso também na percussão, Eric Longworth no cello, e Steve Brudey nos vocais.

MATTHIEU SAGLIO QUARTET – Live @ Color Elefante, Valencia (2020, 13 min)

Este terceiro vídeo é mais curto, mas não menos excelente musicalmente. Traz a participação de Shehan no quarteto do cellista e compositor francês Matthieu Saglio – e o destaque vai para a sensacional primeira faixa (não especificada nas notas sobre o vídeo), e para um uso muito interessante da melodia do Bolero de Ravel.

Usando material do disco de Saglio, El Camino de los Vientos (ACT Records, 2020), o vídeo é gravado no espaço cultural Color Elefante, em Valência, na Espanha, em novembro de 2019 – e conta com a formação: Matthieu Saglio no cello e vocais ocasionais, Steve Shehan na bateria e percussão, Christian Belhomme nos teclados e vocais, e Léo Ullmann ao violino.

Imperdível!

E que novembro traga muita música a todos!