Jogo dos Erros: JOGO DOS ERROS DAS SALAS & SISTEMAS – II

Editorial: DEZ ANOS DEPOIS!
abril 5, 2024
Espaço Aberto: CAIXAS ENCOSTADAS NA PAREDE – O PESSOAL NÃO CANSA…
maio 8, 2024

Christian Pruks
christian@clubedoaudio.com.br

Por que ter um sistema de áudio superior e sofisticado – acima de algo ‘consumer’ – se não é para tirar o melhor que ele pode prover em matéria de qualidade de som?

Quanto mais salas e sistemas eu vejo na Internet, mais eu fico triste de ver algo que poderia estar tocando bem mas, de olhar, já se sabe que não tem como.

Todo mês aqui uma sala/sistema que comete erros básicos – e quais eles são:

Acústica – Como se vê na foto, uma sala cheia de paredes nuas e chão de porcelanato, reflete constantemente os médios-agudos e agudos, trazendo um desequilíbrio tonal irritante e sujo, e uma reverberação desagradável que nada tem a ver com a música – como conversar em um corredor com paredes nuas – onde ambos não ajudam em nada o timbre e a naturalidade da música (para não falar do equilíbrio tonal). Quadros, móveis, tapetes, prateleiras, armários, cortinas, não só ajudam a amortecer esse brilho das paredes, como também alguns desses funcionam parcialmente como difusores, trazendo uma limpeza maior nos médios e agudos. Solução? Procurem uma sala onde existam móveis e elementos de decoração, e fujam de ambientes com paredes e chão vivos.

Posição das Caixas na Sala – As caixas estão muito perto da parede atrás delas e, também, são caixas de tamanho insuficiente para uma sala desse tamanho – ou seja, no mínimo se beneficiaria de um bom subwoofer. Não se deixa as caixas encostadas na parede, pois isso impede a formação de uma ilusão de palco boa e com profundidade. Além disso, o equilíbrio tonal fica todo estragado com o reforço de graves que a proximidade com a parede reforça – e mexer no controle tonal de graves no amplificador não é suficiente, porque apenas diminui ou aumenta a intensidade do grave, e não resolve a perda de definição do mesmo, causada por esse reforço. Caixas têm que ficar afastadas da parede às costas delas – para desespero de esposas e decoradores. Por isso que ter caixas embutidas nunca soará tão bem quanto caixas afastadas da parede.

Posição do Ouvinte na Sala – Considerando que a posição básica do ouvinte para com as caixas (com variação usual de 20 ou 30 cm) é em triângulo equilátero (se as caixas estão a 2 metros uma da outra, então o ouvinte fica a 2 metros de distância de cada caixa), então na imagem acima não podia estar mais errado! E além do ouvinte estar muito longe das caixas – prejudicando o Equilíbrio Tonal – ele está na diagonal! O ouvinte não está equidistante, está ouvindo muito mais caixa direita do que a esquerda. Veja, claro que você pode (e deve!) por um disco para tocar e ir na cozinha preparar um lanche, ou mesmo na janela olhar o movimento. Mas, a hora que você quer se focar em apenas ouvir música, com a melhor qualidade que seu sistema pode prover, é necessário que pelo menos um assento da sua sala esteja virado de frente para as caixas – em uma formação de triângulo. É uma frescura de audiófilo? Não se o que você quer é ter uma ilusão de palco e um equilíbrio tonal o mais correto possível, para se sentir ‘dentro da música’ (ou ter o ‘acontecimento musical trazido para sua sala’).

O que se ouve nessa sala acima, da foto?

Um som magro com poucos graves, ouvindo mais o canal direito do que o esquerdo, perdendo parte da música. Há uma tendência a um brilho maior de médios-agudos e agudos, e perda de graves e médios-graves. Efeito ou ilusão de palco, tem? Não… Primeiro não terá profundidade, e depois o desequilíbrio de volume entre canais não permite a formação do palco. Melhor comprar uma boa soundbar…

Obter um melhor resultado sonoro – e isso todos nós queremos – às vezes só demanda um pouco de trabalho, e quase nenhum custo significativo. Não fazer isso, é como comprar um carro cuja categoria e custo têm totalmente a ver com performance, usar rodas quadradas nele, e dirigir sempre só na segunda marcha – e ainda ter um ódio sem sentido por quem se esforça para apontar tais erros e ajudar a melhorar.

Tem dúvidas em relação à sua sala e à utilização de seu sistema? Entre em contato conosco pelo e-mail: christian@clubedoaudio.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *