Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br
A OMS (Organização Mundial de Saúde), acaba de soltar um novo relatório em que os dados sobre o grau de deficiência auditiva entre jovens de 16 a 25 anos continua aumentando, apesar de todos os esforços em alertar dos perigos de se expor continuamente a sinais e ruídos acima de 90 dB por longos períodos diários.
Para se ter ideia da gravidade do problema, nos grandes centros urbanos, de cada dez jovens dois já apresentam deficiência auditiva grave.
E com o crescimento da venda dos fones intra-auriculares, está se criando um novo problema, com o aumento de infecções auditivas recorrentes, com o acúmulo de sujeira, cera e resíduos.
Sem orientação, os jovens utilizam o mesmo volume dos fones externos, expondo uma pressão sonora nos tímpanos com os fones intra-auriculares que é ainda maior.
Tanto que as novas orientações da OMS para os fones intra-auriculares é um tempo de exposição máximo de apenas uma hora com volumes ainda mais rigorosos (limites de 80dB).
E aí chegamos na questão que abordamos e alertamos aqui mensalmente: fones ruins não devem ser utilizados em hipótese alguma.
E só conseguiremos reverter essa calamidade anunciada, se fabricantes, pais, orientadores e os próprios jovens se conscientizarem do perigo e das consequências de se perder a audição.
A Audiofone desde seu primeiro número, busca orientar e indicar fones que além de serem seguros para preservar a audição, tenham um nível de performance que ampliem a referência dos nossos leitores para que consigam entender que, para ouvir sua música bem, não precisam ultrapassar o volume seguro de audição.
Por isso que lembramos mensalmente, que a primeira questão a ser levada em conta na escolha do seu fone é o Equilíbrio Tonal.
Se ele for de bom nível e confortável, você irá redescobrir sua música em volumes seguros, com alto grau de inteligibilidade e conforto auditivo.
Se você ainda duvida que essas características são o que separa um bom fone de um ruim, venha ao nosso Workshop Hi-End Show e experimente os diversos fones que estarão lá para a degustação de todos os visitantes.
Garanto que seu grau de referência irá mudar de patamar, e você entenderá finalmente que investir em um bom fone é a única maneira de prevenir futuros danos auditivos e, ainda por cima, ampliar seu gosto por ouvir sua Playlist diariamente.