Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br
Tivemos muita pouca oportunidade de testar ‘pacotes fechados’ nos 26 anos da revista, e não foi por falta de interesse e sim por muito poucos importadores terem à disposição as peças essenciais para nos disponibilizar pelo tempo necessário para os testes.
Então, quando oportunidades como essa que a Alpha Áudio & Vídeo nos ofereceu aparecem, não pensamos duas vezes antes em aceitar. Pois sabemos que inúmeros leitores desejam saber como componentes de um mesmo fabricante se comportam quando em conjunto, e se a soma se mostra maior que as partes atuando em conjunto.
A Rega sempre atuou com enorme apelo no segmento de entrada, oferecendo eletrônica, toca-discos e caixas que pudessem ser a porta de entrada, em bom nível, para o mercado hi-fi.
Está no DNA da empresa desenvolver equipamentos bons e baratos desde sua fundação. Porém, fazê-lo nos dias atuais com a forte concorrência existente na China, mantendo seu parque industrial integralmente na Inglaterra, é um feito para ser aplaudido.
E mostrando suas cartas de uma só vez, a Rega colocou no mercado um pacote que oferece aos que amam o analógico seu sistema de entrada, custando menos de 2 mil dólares – lá fora, evidentemente.
O pacote é composto por um par de caixas bookshelf Kyte, um novo Rega Planar 1, e o novo amplificador integrado Rega IO. Para baratear custos e tornar o pacote competitivo, os engenheiros da Rega tiveram que tomar decisões que fossem criativas e, ao mesmo tempo, eficientes.
Então o gabinete da Kyte é feito de resina fenólica, a unidade de graves e médios continua sendo feito à mão na própria fábrica, assim como o tweeter de domo de seda. Em um acabamento fosco e simples, a Kyte não tem o mesmo apelo que as séries anteriores, feitas em MDF, mas continua a ser eficaz e casa perfeitamente com o minimalista IO de apenas 30 Watts classe AB, com uma entrada pré de phono MM e mais uma entrada RCA, além de uma saída para fone de ouvido e um pequeno controle remoto.
E o novo Planar 1 está agora com uma nova correia de transmissão EBLT, novo acabamento, braço RB110 com rolamento novo de fricção ultra baixa, resina fenólica para o prato, e motor síncrono de alta qualidade 24V de baixo ruído, e uma cápsula MM de entrada já instalada de fábrica.
O sistema veio lacrado, o que nos fez instalá-lo em nossa sala de home, e deixar amaciando com streamer por 100 horas. Utilizamos os cabos de caixa Trançado da Virtual Reality, com cabo de força Virtual Reality Bolt (leia Teste 4 nesta edição), e os pedestais da Magis para o melhor posicionamento das Kyte.
Na nossa sala de 12 metros quadrados, o sistema se mostrou adequado, mas diria que ele se adaptará ainda melhor em salas menores, como quartos e pequenos escritórios. Pois não espere dele grandes arroubos dinâmicos ou sustos pirotécnicos.
Trata-se de um sistema para quem deseja começar a entender as vantagens de se investir em um sistema hi-fi com melhor inteligibilidade e maior conforto auditivo.
Para os 30 Watts do IO, as caixas Kyte se mostraram o par perfeito, principalmente em estilos musicais com pequenos grupos, instrumentos acústicos e vozes. Nesses exemplos, o setup irá surpreender, pois a assinatura sônica é quente, musical e com um grau de transparência ‘incomum’ para essa faixa de preço.
E se o cliente desejar um pouco mais de graves, basta ele diminuir a distância das caixas em relação a parede às costas delas. Mas cuidado pois o duto da caixa fica exatamente nas costas, então se aproximar demais, se perderá muito da inteligibilidade nos graves.
Na sala, as Kyte ficaram – para seu melhor equilíbrio tonal – a 80 cm da parede às costas e 2m de distância entre elas (com um respiro de 50 cm das paredes laterais). E voltadas apenas 15 graus para o ponto ideal de audição.
O cuidado a se tomar será quanto à altura das caixas em relação ao ouvinte. O ideal é que o tweeter não esteja na mesma altura do ouvido e sim alguns centímetros acima. Se o pedestal for muito baixo, sugiro a colocação de uma base para tirar o tweeter da orelha – esse detalhe também fará muito bem ao equilíbrio tonal do setup. Claro que os graves serão limitados pelo tamanho da caixa, mas não pensem que irá faltar grave a partir de 60Hz, pois essas Kyte são bastante ousadas para o seu tamanho e preço.
E ajustando a distância entre as caixas e as paredes, é possível arrancar um sumo a mais nas baixas frequências.
Faltava ouvirmos o pré de phono MM ligado ao Rega Planar 1. Aqui não houve surpresas, já que tanto os toca-discos desse fabricante, quanto seus prés de phono tem uma longa carreira de serviços prestados ao mercado. Claro que o ideal seria, assim que o consumidor tiver fôlego, fazer um upgrade na cápsula, pois ela é muito ‘de entrada’. Mas enquanto não for possível, dá perfeitamente para ouvir seus discos sem o risco de danificá-los. Falta as pontas? Sim, ambas são bem limitadas, mas são um pouco compensadas por uma região média detalhada, graças a um bom silêncio de fundo.
O que é bastante positivo é que o Planar 1 tem muito a crescer, colocando uma cápsula como a Ortofon 2M Red ou um modelo intermediário da própria Rega.
O pré de phono é o ponto forte do integrado IO, e fica claro que os engenheiros quiseram mostrar aos futuros compradores que ele poderá investir no analógico, e se dar por satisfeito por muitos e muitos anos.
O que mais me agradou nesse pacote, é o fato que nenhum dos produtos é superior, tornando-os melhores quando trabalhando em conjunto, do que em separado.
Claro que se o usuário investir em uma cápsula MM que custe quase 50% do pacote Rega, essa escolha irá desequilibrar o sistema. Mas ficando em uma 2M Red, por exemplo, ele irá ganhar muito e ainda assim poderá manter o sistema por muitos anos.
CONCLUSÃO
Ousada a proposta da Rega, tanto em desafiar o mercado com um pacote tão competitivo, como ainda por cima deixar claro que não abre mão de continuar apostando que o analógico não é uma questão de modismo.
Dando a chance à nova geração de clientes de entender o encanto do vinil sem cair na armadilha dessas vitrolas vendidas na Amazon que destruirão seus discos com agulhas de cerâmica de 10 dólares.
Que a estratégia da Rega dê excelentes resultados, e inspire outros fabricantes a fazerem o mesmo!
PONTOS POSITIVOS
Um sistema de entrada moderno e versátil.
PONTOS NEGATIVOS
Limitação de espaço por causa da potência e do tamanho das caixas.
ESPECIFICAÇÕES – IO
Saída | 30 W por canal em 8Ω |
Consumo | 135 W |
Entradas | 1x Phono, 2x Linha |
Dimensões (L x A x P) | 180 x 68 x 290 mm |
Peso | 2.9 kg |
ESPECIFICAÇÕES – PLANAR 1
Braço | RB110 |
Cápsula | Rega Carbon moving magnet já instalada |
Motor | 24 V de baixo ruído |
Prato | Resina fenólica |
Dimensões (com tampa fechada) (L x A x P) | 447 x 117 x 360 mm |
Peso | 4.2 kg |
ESPECIFICAÇÕES – CAIXAS ACÚSTICAS KYTE
Sistema | 2 vias |
Tipo de gabinete | Bass reflex com duto traseiro |
Material do gabinete | Resina fenólica |
Potência admissível | 80 W por canal |
Driver de médios/graves | Rega MX-125 |
Impedância | Nominal de 6 Ω |
Sensibilidade | 89 dB |
Driver de agudos | Rega ZRR |
Dimensões (L x A x P) | 188 x 325 x 232 mm |
Peso (cada) | 3.73 kg |
SISTEMA REGA: INTEGRADO IO, TOCA-DISCOS PLANAR 1 & CAIXAS KYTE | ||||
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Equilíbrio Tonal | 9,0 | |||
Soundstage | 9,0 | |||
Textura | 9,0 | |||
Transientes | 9,0 | |||
Dinâmica | 8,0 | |||
Corpo Harmônico | 8,0 | |||
Organicidade | 9,0 | |||
Musicalidade | 9,0 | |||
Total | 70,0 |
VOCAL | ||||||||||
ROCK, POP | ||||||||||
JAZZ, BLUES | ||||||||||
MÚSICA DE CÂMARA | ||||||||||
SINFÔNICA |
Alpha Audio e Video
bianca@alphaav.com.br
11 3255.2849
Toca disco REGA Planar 1 Black Matt 115V
R$ 3.690
Amplificador Integrado REGA IO BLACK 115V
R$ 5.500
Par de caixa REGA KYTE
R$ 4.990