Teste 3: SISTEMA REGA: INTEGRADO IO, TOCA-DISCOS PLANAR 1 & CAIXAS KYTE

Teste 4: CABO DE FORÇA VIRTUAL REALITY BOLT TRANÇADO
outubro 7, 2022
Teste 2: CAIXAS ACÚSTICAS WHARFEDALE EVO 4.4
outubro 7, 2022

Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

Tivemos muita pouca oportunidade de testar ‘pacotes fechados’ nos 26 anos da revista, e não foi por falta de interesse e sim por muito poucos importadores terem à disposição as peças essenciais para nos disponibilizar pelo tempo necessário para os testes.

Então, quando oportunidades como essa que a Alpha Áudio & Vídeo nos ofereceu aparecem, não pensamos duas vezes antes em aceitar. Pois sabemos que inúmeros leitores desejam saber como componentes de um mesmo fabricante se comportam quando em conjunto, e se a soma se mostra maior que as partes atuando em conjunto.

A Rega sempre atuou com enorme apelo no segmento de entrada, oferecendo eletrônica, toca-discos e caixas que pudessem ser a porta de entrada, em bom nível, para o mercado hi-fi.

Está no DNA da empresa desenvolver equipamentos bons e baratos desde sua fundação. Porém, fazê-lo nos dias atuais com a forte concorrência existente na China, mantendo seu parque industrial integralmente na Inglaterra, é um feito para ser aplaudido.

E mostrando suas cartas de uma só vez, a Rega colocou no mercado um pacote que oferece aos que amam o analógico seu sistema de entrada, custando menos de 2 mil dólares – lá fora, evidentemente.

O pacote é composto por um par de caixas bookshelf Kyte, um novo Rega Planar 1, e o novo amplificador integrado Rega IO. Para baratear custos e tornar o pacote competitivo, os engenheiros da Rega tiveram que tomar decisões que fossem criativas e, ao mesmo tempo, eficientes.

Então o gabinete da Kyte é feito de resina fenólica, a unidade de graves e médios continua sendo feito à mão na própria fábrica, assim como o tweeter de domo de seda. Em um acabamento fosco e simples, a Kyte não tem o mesmo apelo que as séries anteriores, feitas em MDF, mas continua a ser eficaz e casa perfeitamente com o minimalista IO de apenas 30 Watts classe AB, com uma entrada pré de phono MM e mais uma entrada RCA, além de uma saída para fone de ouvido e um pequeno controle remoto.

E o novo Planar 1 está agora com uma nova correia de transmissão EBLT, novo acabamento, braço RB110 com rolamento novo de fricção ultra baixa, resina fenólica para o prato, e motor síncrono de alta qualidade 24V de baixo ruído, e uma cápsula MM de entrada já instalada de fábrica.

O sistema veio lacrado, o que nos fez instalá-lo em nossa sala de home, e deixar amaciando com streamer por 100 horas. Utilizamos os cabos de caixa Trançado da Virtual Reality, com cabo de força Virtual Reality Bolt (leia Teste 4 nesta edição), e os pedestais da Magis para o melhor posicionamento das Kyte.

Na nossa sala de 12 metros quadrados, o sistema se mostrou adequado, mas diria que ele se adaptará ainda melhor em salas menores, como quartos e pequenos escritórios. Pois não espere dele grandes arroubos dinâmicos ou sustos pirotécnicos.
Trata-se de um sistema para quem deseja começar a entender as vantagens de se investir em um sistema hi-fi com melhor inteligibilidade e maior conforto auditivo.

Para os 30 Watts do IO, as caixas Kyte se mostraram o par perfeito, principalmente em estilos musicais com pequenos grupos, instrumentos acústicos e vozes. Nesses exemplos, o setup irá surpreender, pois a assinatura sônica é quente, musical e com um grau de transparência ‘incomum’ para essa faixa de preço.

E se o cliente desejar um pouco mais de graves, basta ele diminuir a distância das caixas em relação a parede às costas delas. Mas cuidado pois o duto da caixa fica exatamente nas costas, então se aproximar demais, se perderá muito da inteligibilidade nos graves.
Na sala, as Kyte ficaram – para seu melhor equilíbrio tonal – a 80 cm da parede às costas e 2m de distância entre elas (com um respiro de 50 cm das paredes laterais). E voltadas apenas 15 graus para o ponto ideal de audição.

O cuidado a se tomar será quanto à altura das caixas em relação ao ouvinte. O ideal é que o tweeter não esteja na mesma altura do ouvido e sim alguns centímetros acima. Se o pedestal for muito baixo, sugiro a colocação de uma base para tirar o tweeter da orelha – esse detalhe também fará muito bem ao equilíbrio tonal do setup. Claro que os graves serão limitados pelo tamanho da caixa, mas não pensem que irá faltar grave a partir de 60Hz, pois essas Kyte são bastante ousadas para o seu tamanho e preço.

E ajustando a distância entre as caixas e as paredes, é possível arrancar um sumo a mais nas baixas frequências.

Faltava ouvirmos o pré de phono MM ligado ao Rega Planar 1. Aqui não houve surpresas, já que tanto os toca-discos desse fabricante, quanto seus prés de phono tem uma longa carreira de serviços prestados ao mercado. Claro que o ideal seria, assim que o consumidor tiver fôlego, fazer um upgrade na cápsula, pois ela é muito ‘de entrada’. Mas enquanto não for possível, dá perfeitamente para ouvir seus discos sem o risco de danificá-los. Falta as pontas? Sim, ambas são bem limitadas, mas são um pouco compensadas por uma região média detalhada, graças a um bom silêncio de fundo.

O que é bastante positivo é que o Planar 1 tem muito a crescer, colocando uma cápsula como a Ortofon 2M Red ou um modelo intermediário da própria Rega.

O pré de phono é o ponto forte do integrado IO, e fica claro que os engenheiros quiseram mostrar aos futuros compradores que ele poderá investir no analógico, e se dar por satisfeito por muitos e muitos anos.

O que mais me agradou nesse pacote, é o fato que nenhum dos produtos é superior, tornando-os melhores quando trabalhando em conjunto, do que em separado.

Claro que se o usuário investir em uma cápsula MM que custe quase 50% do pacote Rega, essa escolha irá desequilibrar o sistema. Mas ficando em uma 2M Red, por exemplo, ele irá ganhar muito e ainda assim poderá manter o sistema por muitos anos.

CONCLUSÃO

Ousada a proposta da Rega, tanto em desafiar o mercado com um pacote tão competitivo, como ainda por cima deixar claro que não abre mão de continuar apostando que o analógico não é uma questão de modismo.

Dando a chance à nova geração de clientes de entender o encanto do vinil sem cair na armadilha dessas vitrolas vendidas na Amazon que destruirão seus discos com agulhas de cerâmica de 10 dólares.

Que a estratégia da Rega dê excelentes resultados, e inspire outros fabricantes a fazerem o mesmo!


PONTOS POSITIVOS

Um sistema de entrada moderno e versátil.

PONTOS NEGATIVOS

Limitação de espaço por causa da potência e do tamanho das caixas.


ESPECIFICAÇÕES – IO

Saída30 W por canal em 8Ω
Consumo135 W
Entradas1x Phono, 2x Linha
Dimensões (L x A x P)180 x 68 x 290 mm
Peso2.9 kg

ESPECIFICAÇÕES – PLANAR 1

BraçoRB110
CápsulaRega Carbon moving magnet já instalada
Motor24 V de baixo ruído
PratoResina fenólica
Dimensões (com tampa fechada) (L x A x P)447 x 117 x 360 mm
Peso4.2 kg

ESPECIFICAÇÕES – CAIXAS ACÚSTICAS KYTE

Sistema2 vias
Tipo de gabineteBass reflex com duto traseiro
Material do gabineteResina fenólica
Potência admissível80 W por canal
Driver de médios/gravesRega MX-125
ImpedânciaNominal de 6 Ω
Sensibilidade89 dB
Driver de agudosRega ZRR
Dimensões (L x A x P)188 x 325 x 232 mm
Peso (cada)3.73 kg
SISTEMA REGA: INTEGRADO IO, TOCA-DISCOS PLANAR 1 & CAIXAS KYTE
Equilíbrio Tonal 9,0
Soundstage 9,0
Textura 9,0
Transientes 9,0
Dinâmica 8,0
Corpo Harmônico 8,0
Organicidade 9,0
Musicalidade 9,0
Total 70,0
VOCAL
ROCK, POP
JAZZ, BLUES
MÚSICA DE CÂMARA
SINFÔNICA
OUROREFERENCIA



Alpha Audio e Video
bianca@alphaav.com.br
11 3255.2849
Toca disco REGA Planar 1 Black Matt 115V
R$ 3.690
Amplificador Integrado REGA IO BLACK 115V
R$ 5.500
Par de caixa REGA KYTE
R$ 4.990

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