Espaço Aberto: EXERCITANDO A PERCEPÇÃO AUDITIVA

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Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

Muitos leitores desta nova fase da revista online nos pedem dicas, literatura e discos que possam ajudar no desenvolvimento da percepção auditiva. É muito gratificante ter esse feedback dos leitores, principalmente dos mais jovens, que querem aprender a andar com as próprias pernas. Então resolvi abordar esta questão por etapas, para que todos os interessados possam buscar as gravações indicadas e fazer os exercícios ao seu tempo e ritmo.

Li certa vez, do escritor Ernest Becker (ganhador do prêmio Pulitzer de 1994 com seu livro A Negação da Morte), que o nosso cérebro é bastante preguiçoso e se contenta em aprender o mínimo necessário. Não só concordo com sua afirmação, como podemos ver como o conhecimento se tornou raso nos dias de hoje. As pessoas se contentam com respostas superficiais (quando não são muitas vezes fruto de ‘fake news’) e saem defendendo estes pseudoconhecimentos como realidades absolutas!

A única forma de sabermos se sabemos é conhecendo a fundo e realizando consigo mesmo todas as experimentações possíveis acerca do que queremos aprender. Ou seja: trabalhando arduamente, até conseguirmos tirar nosso cérebro do “lugar comum”. Todos nós já tivemos percepções diferentes de um mesmo acontecimento, e à medida que percebemos e criamos um grau de maior atenção, sentimos o quanto nossos cinco sentidos realmente trabalham no ‘automático’ na lei do mínimo esforço.

Quem não se lembra de ter observado algo na superficialidade e depois se abismar com a quantidade de detalhes existentes naquela observação, ao ampliar seu grau de atenção? Percepção auditiva é a capacidade de nos fazer aumentar gradativamente nosso grau de atenção até que possamos ouvir o todo sem se perder nas partes. E o quanto isso é importante para a audiófilia? Já ouvi esta pergunta uma centena de vezes nos nossos cursos.

E minha resposta é sempre com uma outra pergunta: o que você quer com a audiófilia? Se a resposta for: apenas status quo, o céu será sua conta bancária. Agora, se o que lhe fez desembocar na audiófilia foi sua paixão pela música, desenvolver sua percepção auditiva irá ajudá-lo significativamente a ouvir sua música com o maior prazer auditivo possível, e gastando o mínimo possível!

Deixo claro no Curso Básico que existe o audiófilo apaixonado por equipamentos e o melômano que descobriu a audiófilia e deseja um sistema hi-end para extrair de suas obras preferidas o máximo de inteligibilidade e de conforto auditivo. E sem uma ampliação da percepção auditiva, para a montagem do sistema que cabe no seu bolso e no seu gosto, os riscos serão muito constantes.

Voltando ao tema da ampliação da percepção auditiva, a primeira lição prática é aprender a escutar o todo sem se perder nas partes, com um único instrumento. E nada melhor que o piano para iniciarmos essa longa jornada de tirar nosso cérebro que se contenta em ouvir apenas a melodia, sem se preocupar com o resto. E, dos pianistas dispostos a nos ajudar neste ‘pontapé inicial’, ninguém melhor que o compositor francês Erik Satie (1866-1925). Sua obra para piano Gymnopedie (em suas três versões, da mais longa com 4 minutos à mais curta de 2:58 minutos), pode nos ajudar e incentivar à medida que vamos vendo os resultados na nossa ampliação da percepção auditiva.

É uma obra em que a mão direita apresenta o tema, com notas curtas, quase sem intervalos (silêncio entre as notas), e a mão esquerda dita tempo e variação dinâmica, e os acordes possuem decaimento mais suave que as notas executadas pela mão direita. O objetivo é conseguir que o cérebro ouça integralmente a execução da mão esquerda e direita sem lapso de perda de nenhuma passagem.

Como nosso cérebro é muito astuto em querer se desviar de aprender coisas novas, na segunda vez que você repetir a música ele já irá começar a se queixar. Não desista, meu amigo, pois quando ele entender o que está ocorrendo, acredite, ele não só vai apreciar como irá desejar ‘mostrar serviço’ para poder avançar nos exercícios. Pois que cérebro não adora desafios?

Para quem não está familiarizado com o tema, uma dica: memorize primeiramente a melodia, sem pressa, então as primeiras audições serão todas dedicadas a ouvir a mão direita. Quando finalmente você conseguir antecipar a nota que virá na mão direita, sem errar mais nenhuma, você estará pronto para ouvir todos os acordes feitos com a mão esquerda. Perceba o grau de sustentação de cada acorde, como eles decaem, e o seguinte se sobrepõe ao que ainda está soando. Concentre-se integralmente só na mão esquerda. No começo será mais difícil acompanhar e memorizar a mão esquerda, pois como nosso cérebro quer sempre usar a lei do mínimo esforço, ele irá querer voltar para a melodia, que ele já decorou.

Concentre-se e force seu cérebro a aprender tudo que a mão esquerda está executando.

Se você fizer este exercício até conseguir escutar finalmente o todo, sem se perder nas partes, você irá se surpreender como terá ampliado sua percepção auditiva.

E o fenômeno mais interessante da amplitude da percepção auditiva, é que seu cérebro irá fazer menos esforço para se concentrar a cada novo exercício proposto. E você perceberá que seu foco na atenção ao que está ouvindo não precisa mais ficar sendo redirecionado cada vez que algo o distrai. Ao contrário, será muito mais difícil se distrair com o que ocorre a sua volta.

Um aluno do nosso curso, ao iniciar esses exercícios e começar a sentir o resultado e os benefícios, relatou que ao ligar seu sistema, era como se na verdade ele estivesse utilizando um grande fone de ouvido e seu contato com o mundo externo tivesse sido desligado. Outros relataram que o grau de imersão se tornou tão mais fácil e prazeroso, que um deles deu o nome de ‘cérebro domesticado”. E o mais importante: todos descrevem que seu senso de concentração para outras atividades também melhorou significativamente.

Eu utilizo o CD do Michel Legrand tocando Erik Satie, que saiu pelo selo Erato, mas vocês podem buscar qualquer gravação com esta obra (ideal apenas que seja uma captação decente do piano e uma interpretação artística também de bom nível).

Mês que vem darei a dica de como subir mais um degrau com dois instrumentos. Espero que apreciem e façam os exercícios em casa e nos passem seus avanços, e dúvidas que porventura ocorram.
Até lá!

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