MUSICIAN – Discografia II – EGBERTO GISMONTI – PIANO SOLO – VOL. 1

outubro 16, 2019
MUSICIAN – Discografia – A OBRA DE EGBERTO GISMONTI
outubro 16, 2019

Com a palavra, Egberto Gismonti!

Iniciando em grande estilo a série Música Instrumental Brasileira com o CD Egberto Gismonti Piano Solo, não poderiam faltar comentários gentilmente cedidos pelo próprio compositor e intérprete sobre cada uma das faixas:

FAIXA 1 – Ruth (Antonio Gismonti)

‘Composição de meu avô, Antonio Gismonti, dedicada à minha mãe: uma das nove filhas dos 11 filhos que ele teve. Compôs valsas para todos os filhos, repetidas vezes. Ele era músico, sonhador e alfaiate. Certamente foi nele que a música nasceu em nossa família.’

FAIXA 2 – 7 Anéis (Egberto Gismonti)

‘Música composta para a escultura Os Sete Anéis, de Antônio Peticov, exposta na Galeria do Centro Empresarial, no Rio de Janeiro, em 1986. Em seguida à exposição dediquei-a a minha tia Amélia, pianista que tinha um programa na televisão na década de 1970 e que muito me ajudou na compreensão do choro.’

FAIXA 3 – Sanfona (Egberto Gismonti)

“Composta em homenagem ao instrumento ‘órgão indiano’, que conheci na minha primeira viagem à Índia, na década de 1970. Este órgão é tocado com a mão esquerda movendo o fole traseiro e a mão direita tocando nas teclas. Desde o início me pareceu um belo instrumento para fazer música nordestina… uma ‘sanfona’.”

FAIXA 4 – A Fala da Paixão (Egberto Gismonti)

‘Música que funcionou bem na reconciliação com uma pessoa amada.’

FAIXA 5 – Forró (Egberto Gismonti)

‘Composição da série em que busco a compreensão de ritmos brasileiros. Esse forró tem várias partes seguindo a tradição das valsas do meu avô. Se por um lado forrós não precisam de três partes, a influência do meu avô foi definitiva.’

FAIXA 6 – Karatê (Egberto Gismonti)

‘Música veloz que deve durar o tempo de um golpe de karatê, quanto mais rápida melhor. Também com as três partes…’

FAIXA 7 – Infância (Egberto Gismonti)

“Feita em homenagem ao nascimento dos filhos Alexandre e Bianca. Seguindo a tradição do avô, tem várias partes que revelam várias influências da minha vida musical. A curiosidade dessa versão é que foi gravada na inauguração do teatro da cidade de Tórshavn, que é a capital das Ilhas Faroe. O nome ‘Tórshavn’ significa ‘Porto de Thor’.”

PROMOÇÃO CD história da música instrumental brasileira – EGBERTO GISMONTI – PIANO SOLO – vol. 1

A Editora AVMAG disponibilizará também para você esse mês, que não adquiriu na época de lançamento, este CD para quem enviar um e-mail para:
revista@clubedoaudio.com.br

O leitor apenas terá de pagar o frete + embalagem de Sedex.
NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE!! – promoção válida até o término do estoque.

Ouça um minuto de cada faixa do CD história da música instrumental brasileira – EGBERTO GISMONTI – PIANO SOLO – vol. 1:

Faixa 01
Faixa 02
Faixa 03
Faixa 04
Faixa 05
Faixa 06
Faixa 07

Em comemoração aos 23 anos da revista, selecionamos essa matéria da edição 202.