Teste 4: CABO DIGITAL COAXIAL FEEL DIFFERENT FDIII

Espaço Aberto: OU APRENDEMOS A ABSTRAIR DETERMINADAS LIMITAÇÕES OU JAMAIS ESTAREMOS SATISFEITOS COM O NOSSO SISTEMA
novembro 13, 2020
Teste 3: CÁPSULA HANA ML
novembro 14, 2020

[layerslider id=”14″]

Antes de fazer minhas observações a respeito do cabo digital coaxial FDIII da Feel Different, queria agradecer publicamente o Junior Mesquita pela paciência em nos fornecer um set completo por mais de seis meses.

Foi fundamental este tempo de empréstimo para podermos conhecer em detalhes cada modelo, poder ouvir um set completo em nosso Sistema de Referência, assim como ouvir seu grau de compatibilidade com os inúmeros produtos testados neste mesmo período.

Sabemos que muitos fabricantes e importadores de cabos estranham essa nossa exigência de permanecermos com os produtos em teste por pelo menos 90 dias e cabos por pelo menos 120 dias, mas é essencial para que passemos aos nossos leitores uma ideia segura do que observamos.

Ainda que muitos “desdenhem” de diferenças entre cabos, poder usar os cabos em sistemas com assinaturas tão distintas nos dá muito maior consistência para fechar a questão de compatibilidade deles. Pois muitas vezes este grau de compatibilidade não é tão alto e isso certamente pode ser um problema para aqueles leitores que precisam comprar no escuro.

Neste aspecto, a linha FDIII tem um dos maiores índices de compatibilidade de cabos testados por nós nos últimos cinco anos! O que significa que muitos de vocês que puderem ouvir em seus sistemas estes cabos, irão ter uma ideia consistente de suas qualidades sonoras.

Em todos os testes anteriores (cabo de interconexão, força e caixa), enfatizei a qualidade de acabamento dos Feel Different e o esmero em todos os detalhes do Junior em oferecer ao cliente um produto que, neste quesito, concorre de igual para igual com os melhores importados!

Isso é um mérito que precisa ser destacado e mostra o avanço dos fabricantes nacionais em busca de um nicho deste mercado tão competitivo.

O digital coaxial FDIII utiliza condutores de cobre OFC 99%, cobre OFC 89%, prata 98% e banho de ródio e grafeno. Os terminais podem ser WBT ou Supra.

Ele foi utilizado em todos os dois Streamers da Cambridge Audio testados por nós, e no transporte dCS Scarlatti. Ligados no DAC Scarlatti, e nos Nagra HD DAC X e TUBE DAC.

Uma coisa bastante comum nos cabos nacionais que eram enviados para nós, na virada do século, era que o fabricante tinha muita dificuldade de “replicar” a mesma performance em toda uma série de cabos de interconexão, digital, força e caixa. Tanto que fiquei cada vez mais atento a este problema e passei a solicitar o envio do set completo para realizarmos os testes e constatarmos se isso ainda ocorria ou havia sido solucionado.

A série FDIII, em termos de assinatura sônica, me pareceu muito coerente. O cabo de força, um pouco menos, mas segundo o Junior essa questão já foi corrigida e em breve ele estará nos enviando a versão MkII.

E o grau de compatibilidade de todos foi muito alto. Como o de interconexão e caixa, o digital possui excelente equilíbrio tonal, com agudos muito limpos, extensos e naturais.

O decaimento é bastante suave, possibilitando ouvir com precisão as ambiências e os rebatimentos das salas, em gravações feitas em salas de concertos.

A região média possui aquele equilíbrio essencial em termos de transparência e calor, fazendo com que gravações com erro de equalização ou compressão se tornem menos agressivas.

E os graves, possuem corpo, peso, velocidade e energia.

O soundstage é, como em todo FDIII, um prazer! Excelente silêncio entre os instrumentos, possibilitando um foco e recorte perfeito, planos com enorme profundidade e largura, importantíssimos para apreciação de música clássica ou big bands!

As texturas, graças ao alto nível do equilíbrio tonal, são excelentes, tanto em termos de paleta de cores como de intencionalidade.

Os transientes, como escrevi no teste do cabo de caixa, têm aquela precisão do “para e arranca”, tão fundamental para o correto andamento e marcação rítmica.

A dinâmica, tanto a micro como a macro, são corretas e possuem a sensação de escala entre o piano e o fortíssimo com autoridade e folga.

O corpo harmônico, sempre uma pedra no sapato do digital, no FDIII encontrará uma “ajudinha” que pode, nas captações de distância correta entre o microfone e o instrumento, perfeitamente enganar nosso cérebro.

A materialização física do acontecimento musical é bastante verossímil nas excelentes gravações e, nas medianas, conseguimos nos concentrar sem esforço no acontecimento musical.

A musicalidade é sempre quente, convidativa e relaxante!

CONCLUSÃO

Um cabo digital voltou a ser um cabo de suma importância para quem optou por uso apenas de streamer. Pois, como sempre escrevo aqui, ele ainda sofre de duas limitações audíveis: pouco 3D, sendo um som sempre mais frontalizado, e um equilíbrio tonal que ainda não permite uma apreciação de texturas mais realistas e envolventes.

Então, a escolha de um bom DAC e um cabo digital para contornar estas limitações, no meu modo de entender é vital! Pois, do contrário, longas audições se tornam cansativas e distantes.

O FD III coaxial pode perfeitamente ser a solução deste cabo digital, para sistemas Estado da Arte.

Como escrevi acima, sua construção, acabamento e performance atenderá 99% dos consumidores que desejam um cabo digital Estado da Arte final.

Se este é seu caso, peça uma audição e tire suas conclusões.

PONTOS POSITIVOS

Uma relação custo/performance difícil de bater.

PONTOS NEGATIVOS

Nenhum.

ESPECIFICAÇÕES
CondutoresCobre 99% OFC, cobre 89% OFC, prata 98%, ródio (banho), grafeno (americano)