Espaço aberto: A BUSCA INCESSANTE PELO EQUILÍBRIO
abril 15, 2021
Teste 5: CABOS LIGHTING I RCA & LIGHTING II XLR DA VIRTUAL REALITY
abril 15, 2021

Jean Rothman
revista@clubedoaudio.com.br

[layerslider id=”30″]

Sempre enfatizo, nos testes de TVs, a necessidade de um bom sistema de som ou uma soundbar. Os falantes das TVs modernas são diminutos e, geralmente, voltados para trás ou para baixo, o que torna o resultado bastante sofrível.

As soundbars vieram preencher esta lacuna e trazer uma melhor qualidade de áudio, aumentando a imersão dos usuários.

Elas não devem ser comparadas a sistemas compostos por receivers e caixas acústicas dedicadas, pois são categorias de produtos distintas tanto em valor como em performance. A comparação deve ser feita em relação aos falantes das TVs, pois neste caso o resultado é incrivelmente superior, na maioria dos casos.

A soundbar TS9030 da TCL é um produto com design diferenciado e diversos recursos que facilitam seu uso de modo integrado à maioria das TVs disponíveis atualmente.

DESIGN, CONEXÕES E CONTROLE

A TS9030 possui corpo em plástico e é bem fina, com apenas 58 mm de altura, o que permite sua instalação na frente das TVs sem obstruir parte da imagem, na maioria dos casos. Ela também pode ser fixada na parede através de dois suportes que acompanham o aparelho.

Seu áudio possui topologia 3.1, com 3 falantes frontais e um subwoofer sem fio, totalizando 540W de potência. Seu design é muito peculiar e interessante, contando com uma tecnologia de reflexão acústica chamada de Ray-Danz, possuindo duas cavidades curvas em suas extremidades que dispersam o som para as laterais da sala.

De acordo com o fabricante, esses refletores emitem o som em um ângulo preciso para criar reverberação natural e um palco sonoro percebido muito mais amplo. Este design foi premiado no iF Design Award 2020 por seu design exclusivo e tecnologia inovadora de refletor acústico.

O subwoofer sem fio tem seu corpo em mdf e plástico, e falante em sua parte inferior apontado para baixo. Suas dimensões são
(L x A x P) 24.1 x 41.4 x 24.1 cm.

A soundbar possui 2 entradas HDMI, sendo uma delas no padrão ARC (Audio Return Channel), que recebe o áudio da TV quando utilizamos aplicativos Smart, como Netflix, Amazon Prime etc… Também oferece uma conexão ótica de áudio e é compatível com formatos MP3 e Flac, além de conexões USB e P2 analógica para reprodução de música.

RECURSOS

A TS9030 possui compatibilidade com Chromecast, Apple Airplay através de conexão wi-fi e Google Home, permitindo utilizar comandos de voz. Também suporta Dolby Atmos, apesar de não possuir falantes em sua parte superior. Possui Bluetooth integrado, oferecendo diversas opções para ouvir música transmitida a partir de celulares e computadores.

Em sua parte superior existem teclas para ligar/desligar, selecionar entrada entre os modos HDMI 1 ou 2, selecionar entrada Bluetooth e aumentar/diminuir o volume. Possui um display de LED que mostra informações sobre volume, entrada selecionada e formatos de áudio.

Seu controle remoto possui teclas bem posicionadas para ajustes de volume, entradas, graves e agudos, iniciar, pausar e avançar faixas de músicas, escolher entre os modos de surround e AV Sync. Também possui uma tecla que aciona o surround vertical, aumentando a espacialidade.

O subwoofer deve ser posicionado com cuidado, de preferência próximo a um canto da sala, e o volume de graves deve ser ajustado pelo controle remoto para que as baixas frequências não fiquem exageradas durante a reprodução de filmes.

ÁUDIO

Em nosso teste conectamos a TS9030 em uma TV TCL 65C715, utilizando um cabo HDMI nas entradas HDMI ARC dos dois equipamentos. Esta conexão permite controlar o volume da soundbar utilizando o controle remoto da TV, além de ligar e desligar a soundbar junto com a TV.

Músicas reproduzidas na TS9030 apresentam equilíbrio tonal sem grandes exageros e bastante confortável para som ambiente. Nesta situação, utilizamos o modo Music e o Vertical surround desligado.

Os testes com filmes em Dolby Digital e Atmos apresentaram palco sonoro bem envolvente e com uma sensação de verticalidade, dentro dos limites de um sistema sem caixas acústicas traseiras. O canal central dedicado é o ponto forte de seu desempenho. Os diálogos são consistentes e com boa inteligibilidade, e a faixa média é robusta o suficiente para trazer peso às vozes, sem ser excessivamente dominante.

O subwoofer, com seu falante de 6,5 polegadas, oferece um bom reforço nos graves, sem ser estrondoso ou incomodar durante os filmes.

A Soundbar TS9030 oferece ótima relação custo/benefício, possui uma entrada HDMI adicional, suporta Chromecast e Airplay 2 e é compatível com Dolby Atmos. Seu áudio é envolvente e a forma inovadora com que usa estruturas reflexivas para refletir o som pela sala, justifica o upgrade em relação aos falantes das TVs.

É poderosa o suficiente para fazer justiça até mesmo aos filmes de aventura mais cheios de ação, mas tem clareza e precisão suficientes para lidar com diálogos com facilidade.

MÍDIAS UTILIZADAS NO TESTE
  • Blu-Ray: Advanced Calibration Disc
  • Blu-Ray: Spears and Munsil – HD Benchmark 2nd Edition
  • Blu-Ray: O Quinto Elemento
  • Blu-Ray: Missão: Impossível – Protocolo Fantasma
  • Blu-Ray: DTS Demo Disc 2013
  • Blu-Ray: Tony Bennet – An American Classic
  • UHD Blu-Ray: Os Mercenários 3 – 4k HDR
  • Netflix 4K e HDR: diversos trechos de filmes e séries
  • Amazon Prime 4K e HDR: diversos trechos de filmes e séries
  • Tidal: músicas diversas
EQUIPAMENTOS
  • TV TCL 65C715
  • UHD Blu-Ray player Samsung
  • Blu-Ray player Sony

METODOLOGIA PARA TESTES DE SOUNDBARS
Como as Soundbars possuem características distintas dos equipamentos de áudio tradicionais, criamos uma nova metodologia de avaliação destes equipamentos, e está baseada em 5 itens:
• Uso Misto: performance com novelas, esportes, noticiário etc.
• Diálogos: inteligibilidade, foco, equilíbrio tonal
• Música: avaliação com fontes estéreo – equilíbrio tonal, palco sonoro, textura e dinâmica
• Filmes: avalia desempenho dos modos surround, equilíbrio tonal, foco, inteligibilidade, sensação de imersão
Recursos: conectividade, usabilidade, integração
Selos de notas:
• 25 a 34 – Prata
• 35 a 40 – Ouro
• 41 a 50 – Diamante

Análise Geral: Soundbar TCL TS9030
Uso Misto 6,5
Diálogos 8,0
Música 6,0
Filmes 7,0
Recursos 8,0
Total 100
ouro



TCL
www.semptcl.com.br
Preço sugerido: R$ 3.299

1 Comment

  1. RICARDO ANTONIO PASSERI disse:

    Estava na dúvida, vocês me tiraram, com uma explicação curta, simples, prática e completa.
    Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *