AUDIOFONE – Teste 1: FONE DE OUVIDO JBL LIVE FREE NC+ TWS

outubro 15, 2021

Juan Lourenço
revista@clubedoaudio.com.br

Em 2021, a JBL completa 75 anos de muito sucesso e estilo, e para comemorar a empresa realizou um evento online para seus revendedores e para a imprensa especializada, detalhando seus próximos passos para continuar líder no mercado de fones de ouvido TWS. Além de detalhar toda a parte de marketing e vendas, o evento contou com o pessoal técnico que deu ótimas explicações sobre as linhas de fone, explicando o funcionamento de muitas das tecnologias embarcadas, o lado humano dos colaboradores – alguns deles músicos – que contribuíram para o acerto na sonoridade JBL e, o foco na experiência do usuário.

Uma das estrelas dessa live pela Internet foi o JBL Live Free NC+,um fone de ouvido true wireless com cancelamento de ruído ativo, ele possui 21 horas de bateria (7 horas do fone e mais 14 horas do case) com indicativo de carga da bateria e carregamento por USB-C, carregamento sem fio no padrão Qi, as tecnologia SmartAmbient, Ambient Aware e TalkThru (para permitir a passagem de sons externos durante conversas e em ambientes abertos), certificação IPX7 que garante ser resistente a chuva fraca e suor, e é compatível com Alexa e Google Assistente.

O Live Free NC+ foi lançado o ano passado, sendo um dos primeiros modelos da nova geração de fones TWS (True Wireless Stereo) da JBL, continuando em linha logo abaixo do Club PRO TWS. As cores disponíveis são: preta, azul, branca e rosé – cores vibrantes, mas sem aquele exagero dando um toque de sofisticação ao produto.

COMO TOCA

Utilizamos o Astell & Kern modelo KANN, e os celulares Samsung S10+ e iPhone 8 Plus.

O fone Live Free NC+ se encaixa muito bem no ouvido, e para o meu caso preferi utilizar o abafador de silicone pequeno, mantendo o fone firme sem escorregar. A conectividade com os celulares mantém o padrão ótimo da marca, o pareamento é super fácil – bastando abrir a tampa do case para iniciar. Após o período de acomodação, quem assumiu o comando foi o DAP Astell & Kern KANN, começamos as audições com Norah Jones passamos por Dominique Fils-Aimè, e seguimos por Eagles até chegar no hip-hop –
percebe-se que o fone tem bom desempenho, seus graves não soam exagerados como em muitos casos em que tentam dar ao fone um grave de concha, nada disto: os graves possuem peso, mas não ficam te lembrando que estão ali como um luz vermelha piscando. Nestes fones, a região média é sempre a protagonista e aqui não é diferente, e as vozes ficam levemente destacadas. A JBL tomou cuidado em não ressaltar demais os médios e agudos. Há um bom equilíbrio entre os dois, o que resulta em uma boa abertura sem fatigar. O Live Free não soa exagerado em nenhum estilo musical selecionado, não tem excessos – talvez quem procure algo turbinado não se encante pelo fone, mas nada que uma passada no App JBL Headphone, na sessão de equalização, não resolva. Outra característica interessante: sua vivacidade, as músicas soam pulsantes rápidas e com bastante entusiasmo, e o cancelamento de ruído funciona com excelência ajudando a se concentrar apenas na música.

CONCLUSÃO

O Live Free NC+ vai na mesma direção do Club PRO + TWS, um pouco menos revelador, mas com a mesma essência. Sua ergonomia e clareza equilibrada, aliada ao cancelamento de ruído ativo, ajudam muito na inteligibilidade da música, e as 14 horas de bateria do case dão conta da diversão o dia inteiro.

PONTOS POSITIVOS

Sonoridade pulsante e descontraída. Boa autonomia da bateria com 21 horas no total. Carregamento sem fio padrão Qi.

PONTOS NEGATIVOS

Não há.

ESPECIFICAÇÕES
Versão do Bluetooth5.1