Opinião: PAR OU ÍMPAR?
novembro 6, 2022
HI-END PELO MUNDO
novembro 6, 2022

Tarso Calixto
revista@clubedoaudio.com.br

Caras leitoras e leitores, com o retorno de shows de áudio presenciais, permitam-me compartilhar minha experiência quando visitando um dos eventos de áudio mais tradicionais da Holanda, existente há mais de uma década: o Dutch Audio Event. Utilizando as belíssimas instalações do NH Eindhoven Koningshof Conference Centre, em Veldhoven, Eindhoven, o evento contou com a participação de 66 expositores distribuídos em 62 espaços dedicados, e mais de 200 marcas de produtos apresentadas.

Ocorrido nos dias 8 e 9 de outubro, antes chamado de XFi Audio Show, o evento recentemente mudou de nome com o intuito de atrair uma audiência mais abrangente, agradando a todos os gostos e diversos interesses de entusiastas de música e equipamentos de reprodução hi-end. Esta foi a segunda edição com a nova designação.

Após adquirir o ingresso, os organizadores enviaram uma apostila impressa, a cores, em papel de alta gramatura, contendo informações sobre o local – e como chegar lá – os expositores e as marcas de produtos. Sem o uso desta, seria difícil se situar no local e encontrar as salas desejadas. O mapa com a lista de expositores nas páginas 4 e 5 foram de grande serventia.

Ao chegar no evento, o primeiro impacto foi a dimensão: antigamente usado como um monastério, o centro de convenções e o hotel ofereceram amplas instalações para visitantes e expositores. Durante a entrada, o público foi recebido por uma equipe de monitores, auxiliando com conselhos e orientações. A imensa quantidade de salas era incrível, foi difícil decidir por onde começar e escolher quais visitar.

É importante ressaltar, que o único critério ao visitar o show foi para vivenciar novas experiências – não haviam expectativas ou tampouco opiniões pré concebidas, estava lá de mente aberta para aprender.

EXPOSITORES

Com a tremenda quantidade e variedade de opções, e quantidade limitada de tempo, escolhi de antemão os expositores prioritários, que eu realmente queria visitar, e se houvesse tempo, visitar os outros. A lista a seguir descreve as salas que mais chamaram a atenção.

Sala 50: Daluso

Sem sombra de dúvida, essa foi a maior surpresa do show. Com uma decoração despojada e uma atmosfera de loja de discos e acessórios, o sistema era composto de um par de caixas da JERN Speakers, cujos os gabinetes são de ferro forjado de origem Dinamarquesa, conectadas a um equipamento super integrado da Aura Note, com o amplificador e o CD player contidos num só dispositivo.

Cheguei até a perguntar se havia um subwoofer conectado ao sistema. Rindo, o expositor respondeu que não: Eram só as caixas acústicas e o aparelho. Fiquei tão estarrecido, e incrédulo, que não consigo recordar qual música estava tocando. A única impressão que ficou foi o quanto esse sistema encheu a sala, com tamanha simplicidade. Definitivamente uma excelente combinação.

Sala 64: HNNY BENELUX

Essa sala chamou à atenção devido as caixas acústicas Vintage 12 da Fyne Audio, conectadas aos aparelhos da Silvan Audio e o toca-discos New Horizon, posicionados na diagonal da sala. Havia uma grande ênfase nos produtos de controle de vibração da empresa inglesa Townshend Audio. A reprodução musical era agradável, com extensão dinâmica e tonalmente correta.

Sala 24: Goldmund BENELUX

Seguramente um dos menores espaços do show, a sala acomodava cerca de nove pessoas. Usando cortinas pretas cobrindo todas as paredes, e somente alguns spots de luz direcionais, a impressão era de estar num pequeno teatro onde o foco era no sistema da Goldmund. A fonte analógica era o extraordinário toca-discos Galder da Bergmann. As caixas acústicas eram as Clarisys Minuet, construídas no Vietnam, sendo que a empresa é suíça. A reprodução era balanceada e sem excessos, sem dúvida um sistema acertado.

Sala 52: Highend Music

Essa sala foi mais uma surpresa agradável, a reprodução estava fácil de escutar, sem fadiga. Estava claro que essa sala era popular, havia tanta gente assistindo e examinando os produtos, que foi difícil de locomover. O sistema era composto por produtos da T+A. Separadamente, ao fundo, haviam os toca-discos da Pro-Ject, inclusive a versão mass-loaded, o modelo X8.

Sala 25: Voxative

Essa sala foi um exemplo de engenharia alemã: um sistema correto e incrivelmente dinâmico consistindo das caixas acústicas 9.88, acopladas a unidades de mid e subwoofers. A sessão passiva era alimentada pelo amplificador valvulado.

Sala 21: Joenit

Minha impressão com essa sala é de estar visitando um amigo que fazia tempo que não via. A Rega Research é um fabricante que sempre será parte da minha jornada nesse hobby. O sistema apresentado não desapontou: com amplificação e fonte analógica da Rega, e caixas acústicas da canadense Totem Acoustic. Esse sistema era tão prazeroso, que não dava vontade de sair da cadeira.

Sala 11: 432 EVO / Ilumnia

O sistema da 432 Evo com caixas acústicas da Ilumnia me remeteram aos filmes de ficção científica, utilizando tecnologias avançadas tanto na fabricação dos servidores e processadores de fonte digital, quanto no design de cones flutuantes dos alto-falantes. A reprodução continha um corpo harmônico extenso e tonalmente correto.

Sala 14: Modus Audio

Os produtos apresentados, o pré-amplificador SPR01 e o power SPA01, demonstram uma nova proposta em design e construção de aparelhos hi-end. As unidades na lateral da sala demonstravam as diversas, e exóticas, opções de acabamento. O que mais chamou atenção foram os toca-discos da Wilking – o aparelho é uma obra de arte de usinagem e fabricação. O sistema apresentou uma reprodução atribuída de transparência e riqueza de detalhes.

Sala 19: IAD GMBH/QUAD RAAD

Minha exposição aos produtos da Soulnote é limitada. Qual não foi minha felicidade ao visitar esta sala: o sistema consistia de eletrônicos da marca com fontes digitais e analógicas. A reprodução era sublime e correta, e a música fluía com naturalidade e sem excessos.

Sala 3: A Tube Hifi Import

Visitei essa sala porque que era um comércio de discos. Qual não foi minha surpresa quando me deparei com um enorme par de caixas acústicas da Klipsch, com os históricos corner-horns, alimentadas por um amplificador valvulado da Western Electric, modelo 91E, com fonte digital da Grimm Audio. A reprodução musical era balanceada dinamicamente, com uma agradável impressão auditiva.

Sala 1: Hifi Corner Trading

Não poderia haver melhor desfecho do show do que com a visita da sala com produtos da Steinway – Lyngdorf. Foi como assistir a uma queima de fogos de artifício durante o final do ano. O sistema era imponente, contendo as caixas acústicas LS-1000, compostas de 40 tweeters e 20 médios por canal – e os subwoofers BW20, dois por canal, associados aos aparelhos TDAI-3400, pré-amplificador, e o power DAS-2400. A reprodução musical continha um corpo harmônico robusto e tonalmente correto.

Utrecht Foyer: CD Vinyl 4U

Conheci essa loja uns anos atrás, no show da iEar, edição 271. O dono da loja chama-se Garrett, um Holandês muito gentil e atencioso. Naturalmente fiz questão de visitá-lo. A CD Vinyl 4U é uma loja online que regularmente está presente durante shows de áudio hi-end, com o acervo de discos disponível, incluindo títulos da Stockfisch Records, Reference Recordings, Inakustik Musik, Mobile Fidelity Sound Lab, e Speakers Corner Records.

Essa é uma parada obrigatória para hobistas interessados em discos de vinil. Aproveitei para dar uma ‘olhadinha’ na interessante coleção. Definitivamente um dos momentos mais agradáveis durante a visita ao show.

Holland Foyer: TRPTK

Foneticamente lido como \’trip-tik\, a empresa é uma gravadora holandesa representando uma nova geração artistas, com a proposta de realizar gravações superlativas utilizando técnicas sofisticadas para proporcionar a maior imersão possível durante as audições.
A equipe foi muito atenciosa e paciente durante a nossa interação, explicaram sobre a origem da empresa, o papel dos integrantes da equipe e teve, até mesmo, a presença de um dos músicos. Conversei primariamente com o Brendon Heinst, um dos principais engenheiros de som e fundador da TRPTK. Adquiri os títulos Dark Fire, do Joachim Eijlander, e o Reid, da Maya Friedman, que também é membro da equipe na empresa.

MÚSICA AO VIVO

O show proporcionou também dois eventos de música ao vivo: a banda Cousin Hatfield de estilo bluegrass e country, e o quarteto de violoncelo Ensemble Ferme Celli 4 Cello’s, apresentando uma variedade de estilos musicais.

Posicionado na primeira fileira de assentos, tive o prazer de assistir ao quarteto de violoncelo composto pelos excelentes Sanne de Graaf, Marjan van Randeraat, Frank Wakelkamp, e Rosalie Ivanov-Seinstra. Os músicos, com vasta experiência, eram de altíssima competência ao apresentar belíssimas interpretações de várias obras musicais. Apesar de cada segmento ser de apenas vinte minutos, durante a apresentação minha impressão foi que estava na música por um tempo indeterminado. O evento musical foi realmente envolvente.

A oportunidade de escutar instrumentos musicais num auditório sem microfones e sem amplificação foi preciosa. Não só proporciona a chance de afinarmos os ouvidos referente ao evento musical em tempo real, mas também desfrutar das interações dos músicos com os instrumentos. A apresentação do quarteto foi o ápice da porção da manhã durante o evento.

CONCLUSÃO

Atender a esse evento me lembrou o quão importante é poder interagir presencialmente com outras pessoas. O ato de poder falar com os participantes, trocar informações e simplesmente conduzir uma conversa, proveu um sentimento de plenitude, satisfação, e a tão almejada recarga mental e emocional. A visita ao evento realmente valeu a pena, e certamente estarei esperando com entusiasmo a vinda da próxima edição em 2023.

Quando viável, e o mais frequente possível, permitam-se caras leitoras e leitores a visitar eventos de áudio e de apresentações de música ao vivo – tenho certeza que a experiência será uma recarga terapêutica da sua energia mental e emocional.

Agradeço a sua atenção e termino aqui o relato do show, desejando a todos ótimas audições repletas de diversão e prazer.

REFERÊNCIAS:

NH Eindhoven Conference Centre Koningshof
https://www.nh-hotels.com/hotel/nh-eindhoven-conference-centre-koningshof
Dutch Audio Event
https://dutchaudioevent.nl/informatie/
https://www.ignitemusic.agency/entertainment/?profile=cousin-hatfield-2
https://dutchaudioevent.nl/ensemble-ferme-celli-4-cellos/
JERN Speakers
https://jernspeakers.com/speakers/
Townshend Audio
http://www.townshendaudio.com/hi-fi-home-cinema-equipment-vibration-isolation/hi-fi-home-cinema-equipment-vibration-isolation-platform/
Goldmund
https://goldmund.com/
Bergmann Audio
https://bergmannaudio.com/galder-turntable-bergmann-audio/
Clarisys Audio
https://clarisysaudio.ch/Minuet/
Pro-Ject Audio
https://www.project-audio.com/en/product/x8/
Voxative
https://voxativ.berlin/988
https://voxativ.berlin/805integrated
Rega Research
https://www.rega.co.uk/
Totem Acoustic
https://totemacoustic.com/product/sky/
432 Evo Reference Music Server
https://432evo.be/
Ilumnia Speakers
https://www.ilumnia.be/
Modus Audio
http://modusaudio.com/
Wilking Turntables
https://www.wilkingturntables.nl
Soulnote
https://www.soulnote.audio/soulnote-en
Klipsch
https://www.klipsch.com/products/klipschorn-floorstanding-speaker
Western Electric
https://www.westernelectric.com/91e
Grimm Audio
https://www.grimmaudio.com/hifi-products/music-players/mu1/
Steinway-Lyngdorf
https://lyngdorf.steinwaylyngdorf.com/
CD Vinyl 4U
https://cdvinyl4u.nl/
iEar
https://iear.nl/
Audio Video Magazine – edição 271
https://clubedoaudio.com.br/edicao-271/internacional-lojas-de-equipamentos-hi-end-na-holanda/
TRPTK B.V.
https://trptk.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *