Teste de Vídeo: TV TCL QLED MINI LED 65C845

Espaço Aberto: MÚSICA COM EMOÇÕES TERCEIRIZADAS
novembro 6, 2023
Teste 2: TOCA-DISCOS ROKSAN ATTESSA
novembro 6, 2023

Jean Rothman
revista@clubedoaudio.com.br

A TV TCL C845 é a evolução da C835 que testamos no ano passado. Ela está disponível nos tamanhos 75 e 65 polegadas, sendo a 65 polegadas o modelo testado. Ela utiliza painel LCD de pontos quânticos (Quantum Dot) e iluminação através de Mini Leds, oferecendo melhor qualidade de contraste e níveis de preto, quando comparada a TVs comuns de LCD/LED. Segundo a TCL, a C845 é capaz de atingir 2.000 nits de brilho, o que a coloca entre as TVs com maior luminosidade do mercado. A 65C845 possui tecnologia de imagem Dolby Vision HDR e o Dolby Vision IQ, que se ajusta dinamicamente às mudanças de luz da sala e aos tipos de conteúdo que estão sendo reproduzidos. Possuindo áudio e subwoofer integrados em parceria com a tradicional marca Onkyo, oferece áudio superior aos diminutos falantes das TVs convencionais.

DESIGN, CONEXÕES E CONTROLE

Fisicamente, a C845 não se distancia de outros modelos Mini LED presentes no mercado.

Seu gabinete dá destaque à tela e possui construção sólida, com a parte traseira em plástico e acabamento metálico em toda a minúscula borda. A parte traseira da TV permanece mais espessa na parte central, abrigando um woofer para reprodução dos graves. A base retangular central possui um recurso muito interessante, que possibilita montar a TV em duas alturas diferentes para acomodar uma soundbar sob a tela.

As conexões disponíveis em sua parte traseira são: 4 entradas HDMI 2.1, das quais duas suportando 4K/120Hz e duas 4K/60Hz, sendo uma com suporte a eARC (Audio Return Channel), 2 portas USB, porta Ethernet RJ45, 1 saída de áudio óptica digital, 1 entrada RF para antena, 1 entrada para áudio e vídeo composto e uma saída para fone de ouvido. A conexão com Internet pode ser feita por wi-fi 2.4 GHz, 5 GHz e suportando protocolo wi-fi 6. Também possui conexão Bluetooth para fones de ouvido, teclados etc…

O controle remoto é fino, comprido, bem leve e bastante funcional. Possui um cursor em forma de anel na parte superior. Acima do cursor estão as teclas de power, Google Assistente e configurações. Abaixo do cursor estão as teclas Home (menu inicial), volume, mute e seleção de entradas. E na parte inferior existem 6 teclas para acesso direto a Netflix, Prime Video, Globoplay, Disney+, Youtube e canais TCL.

RECURSOS

A TCL 65C845 possui um painel LCD com tecnologia de iluminação por Mini LEDs. O modelo deste ano apresenta 576 zonas de iluminação com local dimming, o dobro do modelo C835 do ano passado. Ainda conta com uma camada de Quantum Dot, ampliando o espectro de cores. Possui resolução 4k e suporta HDR10+ e Dolby Vision IQ. A tecnologia HDR10+ oferece um padrão superior de contraste e brilho, exibindo muito mais detalhes cena a cena, gerando cores mais vivas e criando uma aparência mais realista. O Dolby Vision IQ altera automaticamente as configurações de exibição em sua TV, com base no conteúdo e nas condições de iluminação da sala. A taxa de atualização é de 144Hz, garantindo maior suavidade nas imagens em movimento. Seu processador é o novo AIPQ 3.0 com inteligência artificial.
O sistema operacional continua sendo o Google TV que apresenta diversos recursos. A interface seleciona sugestões de filmes e programas de TV com base em seus hábitos de visualização. O foco do Google TV é garantir que os usuários possam acessar o conteúdo mais visto e recomendado diretamente da tela inicial. Como outras plataformas de dispositivos de streaming, o Google TV oferece Netflix, Apple TV, Prime Video, Disney+ e muito mais.

Você pode transmitir (espelhar) o conteúdo de notebooks e celulares diretamente à TV sem uso de cabos, além de contar com Airplay 2 para usuários de iPhone.

A 65C845 conta com Google Assistente integrado diretamente através de um microfone no controle remoto. Há uma opção nas configurações que permite acionar o assistente de voz sem apertar nenhum botão, apenas dizendo ‘Hey Google’.

Para os gamers, o Modo Jogo da C845 permite uma experiência de forma otimizada, com funcionalidades como 144Hz-VRR, HDMI 2.1, ALLM, FreeSync Premium Pro, eARC, WiFi6 e low-input lag.

ÁUDIO

O modelo também vem equipado com um sistema de som 2.1 Onkyo com 70W e suporte a Dolby Atmos, trazendo um sistema de áudio imersivo. Dolby Atmos transporta os usuários para as cenas com um som maior e mais abrangente, que enche a sala e flui ao redor dos espectadores, além de graves envolventes através de um subwoofer dedicado instalado na parte de trás da TV. A potência está dividida em 25 Watts para cada falante e 20W para o subwoofer traseiro.

Há suporte a eARC, permitindo que o som da TV seja transmitido através do cabo HDMI para um receiver ou uma soundbar externa – opções sempre recomendadas para uma melhor experiência sonora.

O nível de inteligibilidade foi muito bom em relação a outras TVs, realçando detalhes até mesmo nas mixagens mais complexas, e espalhando o palco sonoro pela tela e pela sala. O diálogo é claro e focado, enquanto o woofer traseiro oferece uma boa base de graves.

Há também um recurso de som inteligente, com opção de volume adaptável e um equalizador de sete bandas, caso você deseje ajustes manuais. No geral, é um desempenho sonoro elogiável para uma TV nesta faixa de preço.

QUALIDADE DE IMAGEM

A TCL 65C845 apresenta algumas inovações em relação ao modelo C835 anterior. A principal é a luminosidade de 2.000 nits, tornando-se uma excelente opção para ambientes muito iluminados. O brilho pode atingir até 2.600 nits com uma janela de 25%. O processador AiPQ 3.0, com Inteligência Artificial, auxilia a otimizar as configurações de conteúdo, preservando as cores e detalhamento das imagens.

O processamento em HDR apresenta boa faixa dinâmica e mapeamento dinâmico de tom, de modo que se o conteúdo HDR for definido até 4000 nits, os brancos mais brilhantes serão mapeados para os limites do painel. Essa configuração também ajusta significativamente os detalhes de sombra. Quando recebe um sinal Dolby Vision, a TV usa como padrão a opção Dolby IQ, que ajusta o mapeamento de tons com base nas medições da luz ambiente. É uma abordagem mais sofisticada em comparação com o controle de brilho adaptativo oferecido com conteúdo SDR, mas nós preferimos usar o modo de imagem Dolby Vision Dark, mantendo assim as intenções artísticas originais.

O tratamento antirreflexo é excelente, o que permite assistir a TV em ambientes bem iluminados sem grandes incômodos. Após ajustes e calibração, a 65C845 apresentou excelentes níveis de preto. A taxa de contraste é levemente inferior ao modelo C835, mas nada que comprometa a boa experiência e imersão ao assistir filmes. A tecnologia Mini LED continua a evoluir, com excelentes níveis de preto e baixo blooming, com suas 576 zonas de dimerização. A camada de Quantum Dots também ajuda a obter cores vibrantes e realistas.

A TV TCL 65C845 continua entre as melhores TVs LCD do mercado e apresenta ótimo custo-benefício.

MÍDIAS UTILIZADAS NO TESTE

  • Blu-Ray: Advanced Calibration Disc
  • HDR10 Test Pattern Suite
  • Dolby Vision Test Pattern Suite
  • Blu-Ray: Spears and Munsil – HD Benchmark 2nd Edition
  • Blu-Ray: O Quinto Elemento
  • Blu-Ray: Missão: Impossível – Protocolo Fantasma
  • Blu-Ray: DTS Demo Disc 2013
  • Blu-Ray: Tony Bennet – An American Classic
  • UHD Blu-Ray: Os Mercenários 3 – 4K HDR
  • Netflix, Amazon Prime, HBO e Disney+ 4K e HDR: diversos trechos de filmes e séries

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

  • UHD Blu-Ray Player Samsung
  • Blu-Ray Player Sony
  • Colorímetro X-Rite
  • Luxímetro Digital
Análise Geral: TV TCL QLED MINI LED 65C845
Design 10
Acabamento 10
Características de Instalação 10
Controle Remoto 09
Recursos 13
Automação e Conectividade 11
Qualidade de Imagem em SD 13
Qualidade de Imagem em HD e UHD 14
Qualidade de Áudio 08
Qualidade de Áudio 10
Total 108
ESTADO DA ARTE SUPERLATIVO



TCL
www.tcl.com/br/pt
Preço sugerido:
65C845 - R$ 6.988

 TESTE OBJETIVO DE CALIBRAÇÃO DE IMAGEM

Jean Rothman

A TV TCL 65C845 possui 6 padrões de imagem pré-definidos: Dinâmico, Baixo Consumo, Filme, Smart HDR, Esporte e Jogo.

Os modos ‘Dinâmico’ e ‘Baixo Consumo’ tem um brilho excessivo e tonalidade extremamente azulada. São padrões utilizados nas lojas para demonstração de TVs e não devem ser utilizados em ambiente doméstico, pois causam enorme fadiga visual e suprimem os detalhes das altas luzes. Tonalidade semelhante foi obtida nos modos ‘Esporte’ e ‘Jogo’.

O modo “Filme” esteve bem próximo de D65 (6.500 Kelvin), temperatura de cor adotada como padrão em reprodução de vídeo. Foi o modo adotado em nossas medições, fazendo a calibração para 6.500K.

O controle ‘backlight’ foi ajustado para uma luminosidade de 35fL (Foot Lambert, unidade de luminância) em ambiente escuro, e 50fL para ambientes claros, Durante o dia, o backlight pode ser aumentado conforme a luminosidade do ambiente.

Nas medições pré-calibração, o dE médio foi 27.4 e o maior dE individual de 32.3 (Delta E é uma expressão que indica quão próximo do branco ideal D65 o resultado se encontra, e baixo de 3 é considerado visualmente indistinguível do resultado ideal). Após a calibração, obtivemos um dE médio de 1.0, resultado muito bom demonstrando ótima linearidade na escala de tons de cinza.

Temperatura de Cor

Grayscale

As cores apresentaram extrema saturação de azul (B) e baixa saturação de vermelho (R) e verde (G). Essas diferenças foram corrigidas na calibração utilizando os controles avançados de cores da TV. O dE médio inicial foi de 10,8 e após a calibração obtivemos dE 1,1, ótimo resultado cromático.

RGB Chart

Equilíbrio RGB (antes)

Equilíbrio RGB (depois)

A curva de Gamma inicial estava muito alta e não linear, com valor médio de 2,38. Fizemos ajustes utilizando o menu com ajuste em 20 etapas buscando seguir o padrão BT1886. As medições pós-calibração apresentaram Gamma médio de 2,21 com ótimos valores em todos os níveis de estímulo (10% a 90%) e boa linearidade.

 Gamma (antes e depois)

A taxa de contraste medida foi de 5.292:1 com o Local dimming desligado durante a calibração. Posteriormente acionamos o local dimming, o que aumentou bastante a taxa de contraste.

O resultado cromático pós-calibração foi excelente, apresentando boa linearidade das cores primárias e secundárias. A TCL 65C845 apresenta imagens bonitas e imersivas que a colocam entre as melhores TVs LCD/LED atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *