Christian Pruks
christian@clubedoaudio.com.br
Depois de 10 anos sem um Hi-End Show no Brasil, ainda que com um formato mais enxuto e com um foco e ideia diferente de apresentação, no final de abril de 2024 voltamos ao mercado com o bem sucedido Workshop, no Hotel Holiday Inn em São Paulo.
Os dias 25, 26 e 27 de abril de 2025, trouxeram-nos o Segundo Workshop, desta vez mais bem instalado no Bristol Airport Hotel, em Guarulhos, na Grande São Paulo, perto do Aeroporto Internacional de São Paulo.
Novamente um sucesso que se espelha em praticamente o dobro de expositores e um público quase 20% maior – e, principalmente, salas e sistemas com melhor performance de qualidade sonora!
A sensação é não só de dever cumprido – mas de muito bem cumprido! E tanto devido à equipe da Revista – à qual tenho o prazer de fazer parte – como também à todos expositores e ao excelente setor de eventos do Bristol Hotel.
Montamos salas, setups, acústica, elétrica, acessórios, móveis. Entramos e saímos com mais caixas de papelão e rolos de fita adesiva que uma papelaria!
Risadas, contentamento, bela música e a satisfação de uma convivência de seis dias, da montagem à desmontagem, com colegas de trabalho, colegas de profissão, e amigos de décadas.
Novamente tivemos público qualificado lotando cadeiras e até fazendo fila na porta das salas. E, assim, começamos a cobertura, de baixo para cima – do andar Mezanino, continuando para o Primeiro Andar, e finalizando na Cobertura do 15o. Andar, seguindo o mapa.
UPSAI
www.upsai.com.br
No Mezanino, a primeira sala à esquerda era a UPSAI Sistemas de Energia, que trouxe sua tradicional linha de condicionadores de energia e filtros, como o módulo isolador ACI 3200 e os condicionadores e estabilizadores de energia ACR 4000 e ACR 3200-D, entre vários outros, inclusive para uso profissional e em home-theater.
Como lançamento, apresentaram o novo condicionador de energia Hi-End ACF 3500, e o condicionador com autotransformador ACF 1500-T.
Destaque da Upsai – o pequeno condicionador Power Pocket Audio & Video possui uma filtragem de ruído de rede de primeira qualidade, com proteção contra sobretensão, sobrecarga e surtos de energia, além de uma saída USB para carregamento. É uma opção muito interessante para sistemas de entrada e desktop, pois seu custo é extremamente acessível.
FERRARI TECHNOLOGIES
www.ferraritechnologies.com.br
A tradicional importadora e distribuidora Ferrari Technologies apresentou um excelente sistema fazendo streaming a partir do digital dCS Vivaldi APEX, mandando para o amplificador integrado Pass Labs INT-250 transistorizado classe AB com 250W em 8 ohms, e chegando na ‘cerejinha do bolo’: as belíssimas caixas acústicas dinamarquesas Audiovector R 6 versão Arretè.
Complementa o setup o uso dos condicionadores de energia PowerIsolator 8 e OPUS PowerIsolator, ambos da Transparent Audio – além de equipamentos Audio Research e Dan D’Agostino em exposição.
Destaque da Ferrari – As caixas R 6 Arretè, seus tweeters AMT, e sua transparência musical e correta, são certamente o ponto alto – não que os outros componentes do sistema sejam qualquer tipo de ponto baixo, muito pelo contrário!
KW HIFI
www.kwhifi.com.br
A importadora do Fernando Kawabe apresentou as bem acabadas caixas Oscar Trio (já testadas aqui na revista) da sueca Marten, acompanhadas do amplificador integrado estado sólido Revo IPA-140 da italiana Norma Audio, também acompanhado do CD-Player Revo DS-2, da mesma marca, e do toca-discos Origin Live Aurora com cápsula Dynavector Te Kaitora Rua.
Em exposição várias marcas do portfólio da KW, como Leak, Thorens e Harbeth, e com a recente adição das linhas completas de cápsulas MM para toca-discos da Nagaoka, e cápsulas MC da Dynavector – ambas japonesas.
Destaque da KW HiFi – as belas caixas Estado da Arte da Marten, assim como o excelente integrado Norma IPA-140, um dos melhores já testados pela revista.
NEURAL ACOUSTICS
www.neuralacoustics.com.br
A importadora Neural Acoustics do Márcio Mafra, demonstrou um setup digital de primeira categoria: iNeural StudioMaster rodando Roon Core só com conteúdo Qobuz e Tidal, o music library N1 e switch de rede S1, ambos da Melco – alimentado o DAC Helios da Weiss, e reclock feito pelo REF-10-SE120 da Mutec, com cabo de clock Prime Select da Mutec.
Os cabos Ethernet eram os Melco C1 e C100, e o filtro de DC Vibex Granada SE com cabo de força SE-HC, também Granada. Os cabos de interconexão XLR e de caixa foram os Purist Audio 35th Anniversary Diamond, e cabos de força Dominus Diamond e 35th Anniversary Diamond, também da Purist. Completando o sistema, integrado e caixas da Verity Audio, e a plataforma Seismion Reactio-2 com controle ativo de vibrações.
Destaque da Neural Acoustics – Meu lado cheio de ideias com certeza gostaria de experimentar a plataforma Seismion ativa embaixo de uma série de equipamentos!
SUNRISE LAB
www.sunriselab.com.br
STAR AUDIO
www.staraudio.com.br
O Ulisses da Sunrise Lab trouxe uma nova adição à sua linha de amplificação, lançando o power transistor modelo Dumont, que além do design e acabamento de nível internacional, provê 450W em 4 ohms, em estéreo – mas pode operar também em mono paralelo, mono bridge e em mono bi-wire, tudo operado e selecionado através do menu e do botão no painel frontal.
O sistema estava bem acompanhado de todos os cabos da Sunrise Lab, mais o pré e o DAC Classic, e também o Streamer, esses três da suíça Nagra – sendo que o digital utilizava o novo switch de rede Sunrise Lab.
Além disso, a empresa parceira Star Audio, do Guilherme Mesquita, trouxe gravadores de rolo em exposição (e em demonstração!), além das fitas magnéticas virgens da RTM, que ele representa no Brasil.
Destaque da parceria da Sunrise com a Star Audio – Os novos powers multimodo Dumont da Sunrise, com certeza. Mas a experiência de se ouvir o gravador de rolo Studer A810 tocando fitas master, é um privilégio!
FEEL DIFFERENT
www.feeldifferent.com.br
A empresa de áudio & vídeo Feel Different, do Rio de Janeiro, demonstrou sua extensa linha de cabos para áudio hi-end – com os modelos FD-I, FD-II e FD-III, tanto de interconexão quanto força e digital, cada linha com sua mistura diferente de metais, que vão do cobre à prata, do ródio ao grafeno.
As demonstrações e comparativos foram com um bom sistema usando as caixas bookshelf Harbeth P3ESR-XD, um amplificador integrado Cambridge EXA100, e um DAC501 da Weiss alimentado por um streamer Aurender.
Destaque da Feel Different – É uma empresa que projeta e fabrica seus próprios cabos, totalmente brasileira!
CHIAVE
www.chiave.com.br
A Chiave Distribuidora trouxe sua eletrônica sueca Primare, com o amplificador integrado classe D modelo I35, sendo alimentado pelo CD-Player CD35 Prisma, e o Pre35 Prisma e power A35.2. Todos os cabos eram da Supra Cables, desenvolvidos e fabricados na Suécia – uma marca também representada pela distribuidora.
Alternavam-se um modelo de caixa torre da linha Contour i, e um modelo de bookshelf da linha Evoke, ambos da dinamarquesa Dynaudio. O sistema estava sendo alimentado por um condicionador de energia da brasileira Upsai – também presente no evento.
Destaque da Chiave – Para mim, as caixas Dynaudio sempre são sinônimo de correção, limpeza e alta qualidade sonora, dentro de suas categorias.
EDIFIER (FONES DE OUVIDO)
www.edifier.com.br
A mesa da Edifier no mezanino estava expondo vários modelos de fones da marca. Mas, a ênfase da demonstração era nos fones de ouvido da marca Stax, que hoje é de propriedade da Edifier.
Os fones Stax são velhos conhecidos dos audiófilos, sendo os primeiros fones eletrostáticos do mundo – e portanto necessitando de seus amplificadores com fonte de energia dedicados. Todos os headsets da Stax funcionam com todos os amplificadores dedicados disponíveis, permitindo várias combinações e upgrades.
Em demonstração estavam os headsets SR-L700 Mk2 – um dos mais tradicionais – além dos topos de linha SR-009S e SR-X9000, com vários amplificadores, de várias faixas de preços. A Edifier também tem fones tipo magnetoplanares, com a marca Stax Spirit.
Destaque da Edifier – Todos os fones Stax são sempre um destaque para um aficionado de fones de ouvido.
KW HIFI (FONES DE OUVIDO)
www.kwhifi.com.br
A mesa da distribuidora KH HiFi mostrou a volta do fabricante romeno de fones de ouvido Meze Audio ao mercado brasileiro, com modelos conhecidos como o 99 Classics, e modelos mais altos com o Poet e o Elite – e também os tradicionais americanos da Grado, linha que a empresa traz há muito tempo, que inclui o Reference RS2x.
Os fones estavam sendo demonstrados com o amplificador de fones de ouvido, DAC e master clock LINA, da dCS.
Destaque da KW Hi-Fi – A volta da Meze é muito interessante, pois estão entre os fones mais equilibrados e musicais do mercado.
SENNHEISER (FONES DE OUVIDO)
www.sennheiser.com.br
A marca estava expondo e demonstrando vários fones de sua linha de produtos, como os Neumann NDH para estúdio, e os tradicionais e consagrados HD 490 Pro, HD 800, e HD 650, entre outros.
Para as demonstrações, foram utilizados o DAC com amplificador de fone de ouvido HDVD 800, da própria marca, com um streamer da Aurender como fonte digital.
Destaque da Sennheiser – O fone profissional Neumann NDH 30.
HARMAN (FONES DE OUVIDO)
www.harmanaudio.com.br
A mesa da Harman expôs vários fones de ouvido de sua marca JBL, incluindo fones in-ear com os carregadores com tela sensível ao toque, como o Live Buds 3, o Tour Pro 3, e o Live Beam 3, além de fones over-ear da marca o mercado gamer, com microfone.
Abrindo o 1o. andar, a importadora Aura trouxe um sistema de alto nível, com as caixas lituanas Audio Solutions modelo Virtuoso S, sendo alimentadas pelo amplificador integrado Ianus Protos da empresa Aries Cerat, do Chipre.
O digital ficou por conta do music server Wavelight da empresa romena Rockna, ligado ao DAC Kassandra II, também da Aries Cerat. Todos os cabos eram Esprit, franceses, e o condicionamento de energia ficou por conta de um Plixir. Vários produtos, como outros modelos de caixas da Audio Solutions, estavam em exposição.
Destaque da Aura – As excelentes caixas da Audio Solutions já tiveram um modelo testado aqui na revista, então o que atiçou a curiosidade para ouvir em nosso Sistema de Referência da Revista, foram o DAC Kassandra II e o integrado Protos.
BLUEKEY ACOUSTICS
www.bluekeyacoustics.com.br
O Francisco da Bluekey – o ‘bom filho que à casa torna’ – trouxe há poucos anos toda sua pesquisa e desenvolvimento pessoal de anos no Canadá, de volta ao Brasil, e lançou sua primeira caixa acústica, a Model 1, que entre a edição passada do Workshop e essa atual, trocou o ímã do tweeter corneta por um de neodímio – o que demandou o desenho de um novo crossover para o falante. O resultado? Uma distorção muito menor, maior limpeza e naturalidade nos agudos.
As caixas estavam sendo tocadas por um amplificador Atoll, francês, modelo SDA300, sendo alimentado por um Alpha DAC da Berkeley Audio Designs, com um streamer Bluesound Node.
Destaque da Bluekey – A Model 1 com novo tweeter é uma caixa que, agora, toca ainda menos ‘como uma corneta’, com excelentes agudos, e com energia e peso que só uma caixa de falante grande provê.
CINELAR
www.cinelar.com.br
A empresa de automação e projetos de Indaiatuba, no interior de São Paulo, trouxe como lançamento as novas caixas acústicas de fabricação própria, marca Magna, que inclui a Bookshelf 5 de duas vias feita de madeira com acabamento em couro – que pode ser encomendado dentre vários tipos e cores – e a caixa torre Rock F66 de 2 vias feita de pedra natural, como ônix ou o mármore, com dois falantes de 6 e quatro falantes de 3 polegadas, todos full-range, e que tem como opcional um sub de pedra ônix translúcido, alimentado por um amplificador externo dedicado. E, em terceiro lugar, uma caixa em formato de um ‘apito gigante’, de design premiado.
Apresentando as caixas estava um amplificador Sunrise Lab V8 20th Anniversary.
Destaque da Cinelar – As caixas são bem acabadas, e a caixa torre é feita para áreas externas, para intempéries – tanto que tinha uma delas tocando ‘dentro’ da fonte do saguão do hotel, escorrendo água por cima.
ALSTECH
alstechvalvulados.blogspot.com
IS AUDIO
www.isaudio.com.br
MF AUDIO
rgcmonteiro@gmail.com
A Alstech Audio Labs, do André Luiz de Lima, é especializada em amplificadores de potência valvulados, e apresentou seu mais recente modelo de monoblocos AL-300Bx2SE, Signature Series.
Acompanhando estavam os novos pré de linha Model 23 valvulado da MF Audio, do Ricardo Monteiro com o Luiz Falcão, e pré de phono SSPH03 – este último alimentado por um toca-discos Origin Live com cápsula Dynavector.
Várias caixas foram usadas na demonstração, incluindo as da IS Audio, parceira na sala, e as da Muzikäu Audio Lab, entre outras.
Destaque da parceria Alstech, IS Audio, MF Audio – o pré de phono e o pré de linha da MF Audio parecem interessantes.
NEUMANN
www.neumann.com
A célebre marca Neumann, presente em muitos estúdios, apresentou seu par de caixas monitores ativas topo de linha, com processamento e correção de sala por DSP, as KH 420 – e com o módulo de subwoofer embaixo, servindo também de pedestal para as enormes bookshelfs.
As caixas estavam sendo controladas pela interface digital de estúdio MT-48 da Neumann, recebendo música de um streamer HiFi Rose.
Destaque da Neumann – A gigante caixa ativa monitora bookshelf de estúdio KH 420, que tem médios muito interessantes, e seria interessante – para os audiófilos – conhecê-la em sua forma pura, sem nenhum processamento DSP ligado.
HARMAN DO BRASIL
www.harmanaudio.com.br
A sala da Harman que apresentou equipamentos, estava tocando um sistema com amplificador integrado inglês Arcam Radia SA25, o streamer ST25 da mesma linha, alimentando torres JBL Stage 260F. Como alternativa de fonte ao streamer, havia o toca-discos de vinil JBL linha Classic, modelo TT350.
Em exposição, outros produtos da linha da Harman, como caixas JBL sem-fio, e de home-theater.
Destaque da Harman – Essa nova linha de amplificadores integrados é interessante, e faz justiça ao som que a Arcam conseguiu com o predecessor SA30 (testado pela revista). E não só o novo SA25, mas também o streamer ST25, merecem a nossa atenção.
HIFICLUB
www.hificlub.com.br
A loja de equipamentos áudio hi-end HIFICLUB, de Belo Horizonte, estava presente com um sistema composto de caixas torres YG Sonja 1.2, com a eletrônica Accuphase com CD-Player DP-570, Pré C-2900 e powers monoblocos A-300.
Como fontes digitais estão um toca-discos de vinil Pro-ject Signature e um streamer Eversolo.
Destaque da HIFICLUB – São as imponentes caixas acústicas YG Sonja 1.2, com gabinetes feitos em alumínio de aviação.
AF AUDIO
www.afaudio.com.br
A AFAUDIO – André & Felipe Áudio – usa somente transistores tipo MOSFET em seus amplificadores, os quais estavam sendo lançados oficialmente no evento. São projetados e construídos 100% no Brasil, no estado do Espírito Santo.
O pré e o power estavam sendo demonstrados com um par de caixas Estelon Aura e um streamer Eversolo, e o amplificador integrado da marca estava somente em exibição. O sistema estava todo acondicionado em um rack bem acabado, também de fabricação própria.
Destaque da AF Audio – A amplificação pré e power MOSFET em um som bastante limpo e detalhado, e são produtos que valem a pena ser conhecidos.
AF AUDIO
www.afaudio.com.br
ZANETTE HIFI
www.zanettesom.com
O fabricante nacional Cristiano Zanette, de Cerquilho, no interior de São Paulo, apresentou alguns pares de bem acabadas caixas acústicas projetadas por ele, como a pequena e esguia torre Signature com tweeter corneta e a bookshelf azul Fidelity com sua pintura diferenciada – que ficou muito bonita. E, especialmente, o belo design das books monitoras verdes SM-1 – uma caixa feita sob encomenda – com seus dois woofers e uma finalização muito especial na grande corneta do tweeter.
Por sua parceria, Zanette estava apresentando com pré e powers MOSFET da AFAUDIO, do Espírito Santo, usando um streamer Eversolo como fonte digital.
Destaque da AF Audio & Zanette HiFi – A book verde SM-1, bonita e diferenciada, e bem equilibrada sonoramente.
EDIFIER
www.edifier.com.br
No sala, no primeiro andar, a Edifier estava demonstrando a linha de monitores profissionais ativas da marca: S1000W (120W RMS), S2000 MkIII (130W RMS), e S3000 MkII (256W RMS), todas com controle remoto.
Além dessa linha, a empresa trouxe a marca de distribuição exclusiva Airpulse, com os monitores ativos modelos A80, A100 e A200, também com controle remoto, desenvolvidas pelo músico e engenheiro de gravação Phil Jones.
Destaque da Edifier – Os monitores ativos S3000 MkII me encantaram, com seu som cheio e de grandes dimensões.
GERMAN AUDIO
www.germanaudio.com.br
Chegando ao 15o. andar, a importadora e distribuidora do Fábio Storelli nos brindou com um dos melhores sistemas da feira – um retorno à amplificação valvulada, graças aos 94dB e perfeita amabilidade das caixas torres suíças Stenheim Alumine Five SX.
O lado valvulado, fechando a equação, foi dos powers monoblocos single-ended ATM-2211 da japonesa Air Tight, que retorna ao mercado brasileiro – construídos como tanques de guerra, com uma única válvula de saída 211 por canal, tocaram com autoridade do alto de seus 32W de potência. Completaram o sistema o pré e o DAC da linha HD da Nagra, mais o Streamer Nagra, e o streamer Innuos Statement rodando o Roon Core, além do condicionador de energia Gigawatt e todos cabos Kubala-Sosna linha Realization.
Destaque da German Audio – As Stenheim Alumine Five SX e sua alta musicalidade com plena energia e folga dinâmica. O som dos powers Air Tight é o que eu chamo há anos de “Valvulado do Século XXI”, mas as Five SX são a concretização.
AUDIOPAX
www.audiopax.com.br
O Sílvio da Audiopax apresentou novamente suas recentes caixas Mandolin Ceramik II, porém trouxe como destaque seu novo pré de phono Reference Phono, acompanhado de seu pré de linha e streamer, também linha Reference, e os powers monoblocos de 50W Maggiore M50, com todo cabeamento Zavfino. Um belo setup!
Além do DAC T+A alemão, a Audiopax está com duas novas marcas que representa no Brasil, assim apresentando o belíssimo toca-discos canadense Zavfino Copperhead-X, com a cápsula Moving Coil Malachite Silver da lituana AIDAS.
Destaque da Audiopax – As caixas Mandolin Ceramik II conquistaram meus ouvidos no Workshop Hi-End do ano passado, mas este ano a excelência vai para o novo pré de phono da marca – literalmente uma Referência.
VR CABLES
www.vrcables.com.br
O Ebert Goulart da Virtual Reality Cables – hoje abreviada para VR Cables – um fabricante de cabos 100% brasileiro, do interior de São Paulo, expôs seu novo cabo de força linha Storm, com plugue tipo ABNT banhado à ouro: o tal plugue triplo padrão das tomadas brasileiras. O plugue foi desenvolvido e é fabricado pela VR – e é o primeiro no mercado de áudio hi-end, uma exclusividade!
A VR também expôs toda sua linha de cabos Storm de cobre com condutores melhorados, e sua linha Argentum, de cobre com banho de prata, agora passa a ter banho triplo de cobre, prata e ródio – e a vir equipada com conectores Viborg de ródio.
Destaque da VR Cables – Cabo de força Storm com plugue padrão ABNT, desenvolvido pela própria empresa. E seus cabos estavam sendo usados em quatro outras salas do evento!
TIMELESS AUDIO
www.timeless-audio.com.br
A grande cabeça do Giovanni Palomba, da Timeless Audio, trouxe vários racks, pedestais e prateleiras, emprestados para uso em várias salas do evento – além de expor seu toca-discos Ceres, com sua complexa base e prato feitos de um material especial misturado com resina fenólica.
A exposição também trouxe o sistema all-in-one LyraCelestia, que inclui falantes e amplificação hi-end, um DAC com streamer, wi-fi e Bluetooth, um app para controle, e um subwoofer separado.
Destaque da Timeless – O destaque vai para os pedestais Unlimited para caixas acústicas, e seu sistema especial de dissipação controlada de vibrações.
CORROSIONX
www.corrosionx.com.br
A CorrosionX é um micro-óleo não condutivo, que é bastante conhecido do mercado audiófilo brasileiro, há mais de 20 anos – que estava sendo exposto e apresentado em uma mesa no 15o. andar.
Tem sido, há anos, muito usado para limpeza e proteção de contatos – sendo que em um dos nossos Hi-End Shows, anos atrás, para demonstrar que não danificava circuitos eletrônicos, a empresa passou o evento com uma TV portátil de tubo de raios catódicos mergulhada (e funcionando!) dentro de um aquário cheio do micro-óleo.
Destaque da CorrosionX – O uso indicado do CorrosionX para limpeza de contatos, e proteção contra umidade e corrosão, como em casas de praia.
CD SERGIO REZE – UM OLHAR INTERIOR
www.sergioreze.com.br
Conheço o trabalho do baterista Sergio Reze há muitos anos, por ele ser integrante do trio do André Mehmari – cujos discos com esse tipo de formação estão entre os meus preferidos dele, como o conhecido Lachrimae (CAVI Records, 2004) que foi gravado pelo Fernando Andrette e foi o segundo SACD brasileiro.
Este Workshop coincidiu com o lançamento oficial do primeiro CD do Sergio com seu Falando Música Quarteto – e tivemos o prazer de receber o amigo no Bristol Hotel, não só com venda de seu CD (autografado!) na porta da Sala da Revista, no 15o. andar, como também nas sessões que ocorreram na sexta e no sábado, às 20hs, onde o próprio Sergio falou ao público sobre a obra, e o disco depois foi tocado na íntegra em um sistema de referência.
E com ainda mais autógrafos!
Destaque do Lançamento – Bom disco, com boa música, com excelentes músicos, e um ser humano talentoso e gente boa.
WORKSHOP HI-END / SALA DA AUDIO & VIDEO MAGAZINE
www.clubedoaudio.com.br
Começou com um trabalho extenso e considerável do nosso audaz e incontível editor Fernando Andrette na seleção e casamento entre os amplificadores e as caixas – tudo com o intuito de mostrar quatro sistemas sinérgicos com mais de 100 pontos na Metodologia, portanto: Estado da Arte Superlativo.
Na sequência, a inestimável ajuda do Guilherme da Hi-Fi Experience na acústica, com medições e dispositivos – sem os quais seria impossível fazer o Workshop.
E, depois, eu – Christian Pruks – com meu talento que o Andrette chama de “Encantador de Caixas” para seu melhor posicionamento e setup dentro da enorme sala que ocupamos.
O resultado de tudo ficou excepcional, e o Fernando pôde fazer quatro excelentes apresentações diárias fazendo comparações entre os quatro sistemas – sempre ouvindo as mesmas faixas – para trazer diferentes propostas e assinaturas sônicas, todas com um nível de qualidade sonora semelhante, dentro de nossa Metodologia.
Os 4 sistemas compostos de um amplificador integrado diferente e um par diferente de caixas, cada um ficou tocando por aproximadamente 1 hora, com intervalos de 20 minutos para a troca.
Apoiando as duplas de equipamentos, ficaram a fonte digital com CD Transport, TUBE DAC e fonte de alimentação da Nagra (German Audio). Todos os cabos de interconexão e digitais foram da Dynamique Audio linha Apex (German Audio), e todos os cabos de força Transparent Audio Reference G6 (Ferrari Technologies).
As Duplas, na ordem de apresentação, das 14 às 20hs, foram:
1) Amplificador Alluxity Int One MkII (German Audio) com caixas Harbeth 40.3 XD (KW HiFi);
2) Amplificador Arcam Radia SA45 (Harman do Brasil) com caixas Audiovector Trapeze Reimagined (Ferrari Technologies);
3) Amplificador Sunrise Lab V8 Special Edition (Sunrise Lab) com caixas Audiopax Mandolin Ceramik II (Audiopax);
4) Amplificador Soulnote A-3 (Ferrari Technologies) com caixas Perlisten S7t SE (Ferrari Technologies).
Depois, após as 20hs, na sexta e no sábado, houveram as apresentações do CD Um Olhar Interior, do baterista Sergio Reze.
Destaque da Sala da Revista – Ah, aqui todos os equipamentos foram selecionados para apresentar opções superlativas. Para não deixar de dar um destaque, diria que as caixas Perlisten S7t SE me encantaram, me chamaram muita atenção, pessoalmente. Mas cada um dos sistemas era de alto nível e tinha seus vários
predicados.
EQUIPAMENTOS PARA FICAR DE OLHO, OUVIR E SONHAR.
Em vez de dizer que gostei mais de uma sala ou de outra, falo quais foram os equipamentos mais interessantes e dignos de nota, que vi e ouvi no evento, e que habitam meus sonhos como audiófilo e melômano. São eles: (sem nenhuma ordem específica).
Caixas Acústicas Stenheim Alumine Five SX (Sala da German Audio), de alta performance com alta sensibilidade, facilmente ‘empurrada’ por um bom amplificador valvulado.
Amplificador Integrado Soulnote A-3 (Sala da AVMAG), um equipamento importado pela Ferrari Technologies, de musicalidade e refinamento inacreditáveis.
Toca-discos Zavfino Copperhead-X e pré de phono Audiopax Reference Phono (Sala Audiopax): um toca-discos à altura desse belíssimo pré de phono novo da Audiopax.
Gravador de rolo Studer A810 (Sala Sunrise & Star Audio), tocando fitas master, foi um dos mais falados da feira, impressionando todo mundo e fazendo a gente ‘ter ideias’ sobre essa super mídia.
Conversor digital Weiss Helios (Sala Neural Acoustics), correto e bem equilibrado.
CD-Player Norma REVO CDP-2 (Sala KW HiFi), que segue a linha do excelente amplificador integrado e de seu DAC interno.
Amplificador integrado Arcam Radia SA45 (Sala da AVMAG), importado pela Harman do Brasil, que foi usado em uma das apresentações do Workshop, e é um dos grandes integrados disponíveis hoje no Brasil, como foi seu antecessor SA30.
Caixas acústicas Bluekey Model 1 versão atualizada (Sala da Bluekey Acoustics), que agora tem ainda mais refinamento nos agudos e continua trazendo a dimensão de graves esperada de um woofer de 15 polegadas.
Nagra Streamer (Sala German Audio), que é um dos melhores streamers de música disponíveis no mercado hoje.
Condicionador de Energia & Filtro Upsai Power Pocket (Sala Upsai), uma oportunidade de audiófilos com sistemas mais simples e de entrada, experimentarem um condicionador / filtro de boa qualidade com um preço muito acessível.
Fone de ouvido Neumann NDH 30 (Mesa da Sennheiser / Neumann), uma referência em neutralidade.
Pedestais Timeless Audio Unlimited para caixas acústicas (Sala da Feel Different), cuja dissipação de vibrações resulta em excelente qualidade sonora, especialmente nos graves.
Saudações a todos os amigos do peito, aos colegas de profissão que sempre estiveram perto, e aos que chegaram agora ao nosso querido evento – espero logo encontrar todos de novo, e que continuem no batente e presentes na Edição 2026 do Workshop Hi-End Audio Show!
O nosso mais completo obrigado!