Eventos: COBERTURA WORKSHOP HI-END SHOW 2024

Vinil do Mês: MICHAEL HEDGES – BREAKFAST IN THE FIELD (WINDHAM HILL, 1981)
maio 9, 2024
Playlists: PLAYLIST DO PÚBLICO DO WORKSHOP HI-END SHOW 2024
maio 9, 2024

Christian Pruks
christian@clubedoaudio.com.br

Dia 25 de abril último, entramos no setor de eventos e congressos do Hotel Holiday Inn Anhembi, em São Paulo, para montar as salas, setups, acústica, elétrica, acessórios, móveis – com mais caixas de papelão e rolos de fita adesiva que uma transportadora!

E da sexta dia 26, até o domingo 28, tivemos um excelente Workshop Hi-End Show!

Muitos velhos amigos, vários novos amigos – e o tempo não passou: os velhos amigos pareciam ‘novos’, e novos amigos pareciam estar conosco de longa data! Uma grande família em uma pequena aldeia.

Camaradagem, cooperação mútua nos ajustes e parcerias, tudo para tirar o máximo que o ambiente e a situação nos permitiam, e assim fazer um dos melhores Hi-End Shows que já fizemos.

Salas boas, sistemas bons, público de excelente qualidade. Foram três excepcionais dias dedicados à melhor reprodução musical!

Com público qualificado fazendo fila na porta das salas, começamos a cobertura por cima – no andar Mezanino – continuando para o Térreo Inferior, e finalizando na Área de Fones & Acessórios, seguindo o mapa.

SUNRISE LAB
www.sunriselab.com.br

Como um estabelecido fabricante nacional – de nível internacional – o Ulisses da Sunrise demonstrou o atual amplificador integrado V8 20th Anniversary, acompanhado das caixas Estelon modelo Aura, toca-discos Origin Live com cápsula Hana e pré Phono Beat 20th Anniversary, tudo com os cabos da linha Stravaganza – estes dois últimos produtos também da Sunrise Lab. Expostos estavam vários cabos e acessórios da empresa, assim como mídias magnéticas de vários tipos.

As apresentações alternavam-se entre o streamer Innuos ZENith com DAC Nagra Classic, o vinil, e um gravador de rolo Studer tocando algumas preciosidades – em parceria com uma empresa especializada em gravadores de rolo e mídias magnéticas, a Star Audio, do Guilherme Mesquita.

Destaque da Sunrise – O amplificador V8 é certamente o produto mais famoso do Ulisses – equilibrado, refinado e transparente no ponto certo – mas o sistema inteiro estava de alto nível, e com fila na porta para ser ouvido e apreciado. O palco, com as Estelon Aura, não era só 3D: cada elemento do palco, cada músico, tinha suas próprias manifestações quase corpóreas com as três dimensões muito bem definidas.

KW HI-FI
www.kwhifi.com.br

O importador e distribuidor Fernando Kawabe demonstrou, alternadamente, o amplificador integrado valvulado japonês Leben CS-300F com as pequeninas caixas Harbeth P3ESR-XD, com um CD-Player Luxman – e também o conjunto do integrado italiano Norma Revo IPA-140 com as novas Wharfedale Aura 2. Expostos estavam vários toca-discos da Thorens e da Rega, distribuídos pela KW.

A fonte analógica era um toca-discos Origin Live com cápsula ZYX de ‘entrada’, com pré de phono da alemã Lehmann Audio.

Destaque da KW – Certamente o integrado da Norma é de uma musicalidade inacreditável – vai conquistar corações no mercado! Já a diminuta caixa da Harbeth merece uma menção honrosa, pois é uma teteia com um timbre incrível. Dois produtos para ficar de olho, e que brevemente serão testados aqui na revista.

MEDIAGEAR
www.mediagear.com.br

IMPEL
www.impel.com.br

As distribuidoras Mediagear e Impel, apresentaram sistemas com eletrônica completa da Mark Levinson com caixas Revel PerformaBe, também uma eletrônica Arcam com caixas Revel, e um par de JBL L100 Classic tocando com o integrado também JBL. Além disso, havia um sistema que alternava amplificadores integrados e um DAC da Accuphase, mais o streamer da Cambridge Audio, hora tocando um par de caixas torre Elipson Legacy 3230, hora um par de Monitor Audio Platinum 300 3G.

Estavam expostos, também, produtos das várias marcas do extenso portfólio, tanto da Mediagear quanto da Impel, como Arcam, Roksan e Pro-ject.

Destaque da Mediagear Impel – Certamente vai para as caixas Monitor Audio Platinum 300 3G, com seus médios-agudos e agudos super limpos e descongestionados, fazendo uma apresentação com grandes dimensões, e tudo sem esforço.

BLUEKEY ACOUSTICS
www.bluekeyacoustics.com

O amigo Francisco Araújo, um audiófilo de carteirinha que fez o desenvolvimento de seus produtos no Canadá, chega ao mercado nacional com sua caixa acústica Model 1, apresentada com um Berkeley Alpha DAC, power estéreo Mark Levinson e streamer Bluesound.

Destaque da Bluekey – As caixas Model 1 são enormes ‘bookshelf’, praticamente caixas torre que precisam de um pequeno pedestal para estarem na altura correta. Possuem um woofer de 15 polegadas de cone de papel (com uma bobina de 4 polegadas) e uma corneta driver de compressão com diafragma de titânio. Seu timbre é excelente, e são muito equilibradas, com som limpo e recortado, que vale a pena ser ouvido. E são uma raridade: caixas corneta onde os agudos não são ‘coloridos’! E com um woofer grande que consegue trazer recorte e detalhamento nos graves. Sua alta sensibilidade, e curva de impedância alta e bem plana, fazem ela ser muito ‘fácil’ para vários amplificadores, além de poderem tocar bem alto e em salas bem grandes – e serem fáceis aos ouvidos.

DIASOUND
www.diasound.com.br

Uma empresa que trouxe dois pares de caixas acústicas, ambas com excelente acabamento em laca branca ou preta (‘preto piano’). A torre Summa estava sendo tocada com o power DSA 4250, com quatro canais de 250W em classe AB, com o Music Server e DAC Anna Digital Masterpiece. O mesmo servidor e DAC tocavam, via saída de áudio analógica da placa-mãe, uma solução propositalmente mais simples: um integrado vintage alemão Braun Atelier A2 ligado ao par de books Diasound DS 100 Simoneta. Nos bastidores, o protótipo de um sistema condicionador de energia, também de fabricação da Diasound.

Destaque da Diasound – As books DS 100 tocaram surpreendentemente bonitas e equilibradas, e com graves bastante fortes e que descem bem para uma caixa deste tamanho – mostrando o potencial da empresa, ainda que um setup propositalmente simples.

UPSAI
www.upsai.com.br

A Upsai expôs vários produtos de sua extensa linha de condicionadores de energia elétrica, isoladores e transformadores para instalações de áudio & vídeo, e vários acessórios interessantes, sendo sua linha ACR dedicada ao mercado de alta qualidade, como o audiófilo – com dois principais produtos: ACR 3200d e ACR 4000ds.

Destaque da Upsai – Vai para o condicionador ACR 4000ds com suas oito tomadas de energia tipo hospital-grade, multiprocessado, com fiação interna toda de cobre OFC, e sem barreiras ou fusíveis, com capacidade para 3.100VA. Outro produto que me chamou bastante a atenção, e que seria interessante conhecer mais e fazer alguns testes, seria um filtro de ruídos de rede elétrica, simples e sem complicações, mas que reduz em até 95% o ruído da rede – como eu pude ver com meus próprios olhos, na sala da empresa. Resta saber como ele influiria no som de equipamentos hi-end que fossem ligados à ele.

WORKSHOP HI-END AVMAG
www.clubedoaudio.com.br

A sala da revista era onde estava acontecendo o Workshop que dá nome ao evento. Foram seis sistemas diferentes, que trocavam de hora em hora, sempre com o mesmo repertório para comparação – todos apresentados pelo próprio Fernando Andrette, baseando-se sempre nos quesitos da nossa Metodologia. Os sistemas, que estão todos descritos detalhadamente na seção de eventos da Edição de Março, incluem os amplificadores Sunrise Lab V8 20th Anniversary, Arcam SA30, Primare I35 e Atoll IN400se. Os DACs foram da Merason DAC1 MkII, Nagra TUBE DAC e o conversor interno dos integrados da Arcam e da Primare. Os transportes CD foram o Nagra e o da Primare, e o CD-Player CDS50 da Arcam.

Cabos eram todos Dynamique Audio, Transparent Audio, Sunrise Lab, Supra e Virtual Reality. As caixas foram Wharfedale Linton, MoFi SourcePoint 10, Dynaudio Contour i30, Harbeth HL5 XD, e Audiovector QR 7.

Nessa sala também tivemos a parceria com a Hi-Fi Experience nos dispositivos acústicos, e com a AAM – André Maltese Consultoria, no ajuste do toca-discos de vinil.

Destaques do Workshop – Aqui eu só posso mesmo destacar o que é de meu gosto pessoal. O amplificador Arcam com a caixa Wharfedale ficou musical e cativante, e um dos melhores sistemas de entrada que eu já ouvi na vida. A caixa MoFi SourcePoint 10 tem corpo e textura para dar e vender – e energia! E o amplificador Sunrise Lab V8 20th Anniversary traz correção e musicalidade, com algumas das melhores texturas que eu já ouvi.

CHIAVE
www.chiave.com.br

Especializada em áudio estéreo e home-theater, a distribuidora Chiave, de Santa Catarina, trouxe amplificadores da marca sueca Primare, como o SPA25, além da caixas Evoke 50 da dinamarquesa Dynaudio e, tremenda novidade: as caixas acústicas Yamaha NS-5000. Ligando tudo, estavam os cabos da, também sueca, Supra Cables.

Destaque da Chiave – As caixas da Yamaha, NS-5000, foram o destaque, com uma baita energia, velocidade e tamanho na apresentação, um palco fenomenal, e um agudo super limpo. Merece ser testada, e ouvida!

FERRARI TECHNOLOGIES
www.ferraritechnologies.com.br

A Ferrari estava apresentando com uma sala no Térreo Inferior, e também com uma mesa na Área de Fones & Acessórios (leia mais abaixo). A sala principal tinha o amplificador integrado Boulder 866, fonte digital dCS Rossini Apex com Master Clock, e as caixas torres Audiovector QR 5. Expostos estavam, também, amplificadores da Audio Research e toca-discos da inglesa SME.

Destaque da Ferrari – As caixas Audiovector QR 5 para mim foram o ponto alto – com sua musicalidade, equilíbrio e um baita refinamento. Essa linha QR toda merece nossa atenção, e já estão entre as favoritas do Fernando Andrette.

AUDIOPAX
www.audiopax.com

O Silvio estava demonstrando todos os mais recentes equipamentos desenvolvidos pela Audiopax – acertados pelo próprio Silvio, de acordo com as diretrizes do saudoso Eduardo de Lima. O sistema era composto do pré de linha Reference com sua fonte separada, powers monobloco valvulados Reference Amplifier, o servidor de mídia e streamer Reference Server, caixas acústicas Mandolin Ceramik II, cabos todos da marca, e o DAC 200 da marca alemã T+A, que eles representam no Brasil. Som com ataque e velocidade, bastante energia e, ainda assim, muito musical.

Destaque da Audiopax – A mais recente versão das caixas acústicas Mandolin, a Ceramik II, foi o destaque para mim. Com todo o sistema de alto nível e muito sinérgico, fica difícil especificar uma coisa só, mas o resultado obtido nessa última versão das caixas – com seu divisor superlativo com componentes custom-made – realmente é a melhor caixa que eu ouvi da marca até hoje, e seus médios são belíssimos.

GERMAN AUDIO
www.germanaudio.com.br

O amigo Fábio Storelli trouxe um sistema de altíssimo nível para demonstrar – e não deixar ficar pedra sobre pedra (quase literalmente). Tendo como linha de frente a fenomenal (e monumental) caixa Forza da empresa estoniana Estelon, o sistema trazia o pré de linha HD e powers monoblocos HD da Nagra. A fonte analógica foi o toca-discos tangencial Bergmann Modi com cápsula Hana Blue, ligado a um pré de phono Classic da Nagra, com a PSU Classic também. O setup digital era o streamer Innuos Statement com fonte separada, ligado ao DAC MSB Select com suas duas fontes externas dedicadas e o novo módulo Digital Director, que gerencia todas as conexões do DAC e ao mesmo tempo é desacoplado eletricamente dele via cabo de fibra óptica. Todo o cabeamento do sistema era Kubala-Sosna linha Realization, e por trás havia um condicionador e energia Gigawatt PC4.

A acústica da sala da German Audio foi feita pela NEMESIS Acústica, do Tom Andugar, e o ajuste do toca-discos pela AAM – André Maltese Consultoria.

Destaque da German – O destaque vai para as gigantes caixas acústicas Estelon Forza – gigante no tamanho e no som! Sua capacidade de lidar com passagens mais altas e complexas, assim como altos volumes de som e alta macro-dinâmica, é realmente incrível. E tudo isso com o refinamento e correção pelos quais a marca já é famosa.

VIRTUAL REALITY
www.vrcables.com.br

Ebert Goulart, desenvolvedor e fabricante nacional de cabos, apresentou sua linha completa de produtos, que inclui cabos de caixa, interconexão RCA e XLR, cabos digitais S/PDIF e AES/EBU, e o mais recente lançamento: o cabo USB. Seus modelos são feitos de cobre puro (Linha Storm), e de cobre com banho de prata (Linha Argentum).

Destaque da VR Cables – Toda sua extensa linha de cabos, de excelente custo benefício. E, inclusive, seu cabo de caixa modelo Trançado, de cobre, é a minha referência. São produtos de fenomenal custo/benefício, e com uma construção caprichada pelo amigo Ebert!

AUDIO TECHNICA
www.audio-technica.com/pt-br

A Audio Technica estava expondo produtos, e esclarecendo todas e quaisquer dúvidas sobre suas linhas – sejam os fones de ouvido, sejam as cápsulas magnéticas já bastante conhecidas no mercado, com as excelentes séries VM e AT-VM95, ambas Moving Magnet. Os fones presentes, demonstrados com o iPad e música em alta definição, eram o ATH-M70x e o ATH-M50x, que é uma de minhas referências. Além da exposição de fones e cápsulas, havia também um toca-discos AT-LP7.

Destaque da Audio Technica – O toca-discos LP7 me surpreendeu pela sua construção e solidez, com uma base bem pesada, um prato bem sólido acionado por correia, e um braço com regulagem de VTA. Um produto para ficar de olho!

EDIFIER
www.edifier.com.br

A Edifier estava mostrando três amplificadores de fones eletrostáticos da Stax: o SRM-D50 (o primeiro feito na China), o SRM-353X, e o topo de linha SRM-700T. Com qualquer um dos três, o visitante podia ouvir cada um dos três principais headsets eletrostáticos: o 009S, o lançamento topo de linha X9000, e o tradicional L700MKII. Além disso, havia exposição de dois modelos das belíssimas caixas bookshelf ativas Air Pulse.

Destaque da Edifier – Claro que o Stax! Impressionou tanto o novo headset topo de linha, o X9000, com um detalhamento e uma transparência incríveis, como também o conjunto feito com o headset L700MKII com o novo amplificador chinês, o D50 – uma combinação equilibrada e musical.

SENNHEISER
br.sennheiser-hearing.com

A empresa demonstrou vários fones de sua extensa linha over-ear, além de apresentar seus modelos de fones in-ear – todos com o amplificador de fones HDV 820 EU. Além de proporcionar ao público do evento o deleite de ouvir o HE 1, uma solução ultra-hi-end que compõe um amplificador de fones de ouvido valvulado, com DAC (com entrada USB compatível com ASIO) em um gabinete em mármore de Carrara, que também funciona como pré de linha, acompanhado de um headset over-ear eletrostático! O HE 1 carrega uma etiqueta de preço de 70 mil dólares.

Destaque da Sennheiser – Eu poderia – e deveria – dizer que o HE 1 foi o grande destaque – e foi mesmo! Mas eu considero que o novo fone da linha, o HD 490 PRO, um fone de uso profissional, de entrada, para mim roubou um bocado da cena. Por quê? É um fone aberto e leve, que tem uma clareza, correção e refinamento de altíssima qualidade, e com graves fortes e bem recortados e presentes. Custo/benefício invejável!

FERRARI TECHNOLOGIES
www.ferraritechnologies.com.br

Aqui, na Área de Fones & Acessórios, a Ferrari demonstrou o trio dCS LINA: amplificador de fones de ouvido classe AB de alta potência, um DAC com streamer, e um módulo de clock. Acompanhava a demonstração um fone de ouvido Grado topo de linha. Além disso, como alternativa de audição, a saída analógica do dCS LINA estava ligada a um amplificador de fones eletrostáticos da Stax, tocando o tradicional headset SR-L700MKII.

Destaque da Ferrari – O trio dCS LINA é composto de um excelente Clock, um DAC com um dos melhores streamers que já testamos aqui na revista, e o melhor amplificador de fones de ouvido que já ouvimos – é um produto superlativo em tudo o que faz.

MELHORES DO SHOW

Em vez de dizer que gostei mais de uma sala o de outra, vou dizer os meus equipamentos preferidos que ouvi – sendo bem democrático: uma caixa acessível e uma caixa top, um amplificador acessível e um de altíssima qualidade:

Caixas Acústicas Wharfedale Linton – com musicalidade doce e um corpo harmônico gordinho, com excelente preço, altamente acessível. Daquelas caixas de sentar e ficar ouvindo, esquecendo do relógio.

Caixas Acústicas Estelon Forza – com um som grandioso e com a energia, deslocamento de ar, dinâmica e velocidade mais próximos da música real que eu já ouvi em uma caixa acústica hi-end. E tudo isso ainda com o DNA da qualidade, refinamento e transparência da Estelon, que está conquistando o mundo audiófilo afora.

Amplificador Integrado Arcam SA30 – amplificador integrado inglês transistorizado classe G, de uma marca tradicional, que é o par perfeito para as caixas Wharfedale Linton acima. Já vem com uma DAC de boa qualidade com streamer interno, e um pré de phono MM/MC bom. Solução completa, musical e equilibrada. Surpreendente em sua faixa de preço.

Amplificador Integrado Norma Revo IPA-140 – amplificador integrado transistorizado italiano, MOSFET, da Norma Audio. Um produto refinado com uma boa potência de 140W por canal em 8 ohms, e que tem a possibilidade de vir com um DAC e um pré de phono internos, como opcionais.

Um abraço a todos os amigos do peito, e aos colegas de profissão que fizeram esse Workshop Hi-End Show ser o que foi – e vocês sabem quem vocês são!

Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *