Este mês é um Playlist diferente – e muito interessante.
Normalmente seria algo totalmente não relacionado ao evento que fizemos no último fim de semana do mês de abril. Seria música ‘nova’, não abordada aqui ainda.
E, normalmente, selecionamos e explicamos faixa por faixa, dentro da Metodologia. Não, não é o caso de novo, já que aqui não estão as faixas selecionadas pelo Fernando para os Workshops – essas já foram abordadas nas últimas edições, nesta mesma seção.
Mas, desta vez, surgiu algo mais interessante, que vai além do meu gosto musical pessoal, além do gosto pessoal do Fernando Andrette: a lista das faixas preferidas – e principalmente as que proveram maior impacto em suas demonstrações – opinadas por várias pessoas que fizeram parte de salas que estavam demonstrando e, principalmente, visitantes que não conheciam a música e se encantaram, ou que já trouxeram os nomes que queriam procurar no streaming e ouvir – o que eu acho ótimo! Tem até contribuição minha! rs…
O streaming permitiu que cada um, em segundos, procurasse uma faixa que lhe interessasse, e ouvisse na hora a música que curtiam, que lhes impressionou. E o alto nível dos sistemas permitiu que quase tudo que foi selecionado e tocado no evento, o foi com um nível honesto de qualidade sonora.
E garanto que todos saíram de lá com novos nomes anotados, de música que não conheciam, para ouvirem em seus sistemas depois – para adicionarem às suas próprias Playlists.
Tem um pouco de tudo aqui, de pop-rock até clássico, passando por trilha sonora e jazz.
Seguem os links para as Playlists com os destaques musicais utilizados no evento, pelos expositores, demonstradores e clientes:
Agradeço o amigo Leandro Ronkoski pela organização dessas Playlists, tanto no Qobuz quanto no Tidal – e assim vocês podem todos curtir essas seleções musicais. A lista ainda não é totalmente abrangente e está, segundo o Leandro, crescendo à medida que ele vai coletando as informações.
Achei, inclusive, que este ano a seleção musical geral estava mais variada, não seguindo tanto o bê-a-bá audiófilo como sempre acabou sendo. Muitos preferiram música mais comercial, mesmo que procurando, em geral, manter uma qualidade de gravação decente ou mesmo boa de verdade. Considerando que muitos, de um lado, não procuram mais as usuais faixas audiófilas, e outros passaram a ouvir, em feiras no exterior principalmente, faixas que eu considero que nada dizem sobre os sistemas, eu acho que estamos em um bom meio termo aqui! Aliás, prefiro nosso ‘meio termo’ do que o que ouvi em muitos vídeos de feiras no YouTube.
As capas dos discos a seguir foram organizadas seguindo a ordem da playlist do Qobuz. Sintam-se livres para darem seu feedback em: christian@clubedoaudio.com.br, inclusive para sugerirem adições às Playlists do Workshop Hi-End Show 2024.